Benefícios da Vitamina K – Tabela Nutricional e Riscos de deficiência

Você sabe quais os benefícios do consumo de vitamina K para o organismo? Confira, aqui no Quero Viver Bem, todas as informações completas!

A vitamina K é lipossolúvel essencial, com um grande papel para manter a saúde dos ossos e do coração, sendo uma das vitaminas mais importantes que auxiliam na coagulação do sangue, ajudando na prevenção do câncer e na manutenção da saúde do cérebro.

Se não há vitamina K no organismo é impossível haver coagulação do sangue. As pessoas que acrescentam maior quantidade de vitamina K na alimentação apresentam risco bem menor de mortalidade cardiovascular, isso faz com que a vitamina se torne tão importante para a saúde.

Saiba mais a respeito dos benefícios da vitamina K, bem como a sua tabela nutricional, só aqui no Quero Viver Bem!

Vitamina K

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Benefícios da vitamina K

A vitamina K é lipossolúvel e se divide em K1, K2 e K3. A vitamina K1 está presente em alimentos de origem vegetal; a vitamina K2 é desenvolvida pela flora intestinal; e a vitamina K3 é feita em laboratório, sendo que é muito usada em suplementos.

Veja os principais benefícios, abaixo:

Auxilia na coagulação do sangue

Ela auxilia as proteínas a se transformarem em substâncias responsáveis por fazer a coagulação do sangue de forma correta. Ela também é importante na cicatrização.

Contribui com a saúde dos ossos

Auxilia na fixação de cálcio nos ossos, substância muito importante para a construção e manutenção da estrutura óssea.

Quando a mulher entra na menopausa pode desenvolver osteoporose, nesse caso, a manutenção pode ser feita com a vitamina, desde que prescrita por um médico.

Ajuda no crescimento dos prematuros

Quando um bebê nasce prematuro, os riscos de ter hemorragia são maiores e a vitamina K auxilia na coagulação, evitando que haja hemorragia.

Potencializa a saúde dos vasos sanguíneos

A vitamina ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue. Também, auxilia a prevenir a aterosclerose e a doença cardíaca coronária.

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 Tabela nutricional da vitamina K

Vitamina K

Confira os principais alimentos que são fontes de vitamina K e a tabela nutricional deles com o peso e a quantidade de microgramas da vitamina:

  • Couve-de-bruxelas cozida peso 78 vitamina K 460
  • Brócolis cozido peso 85 vitamina K 248
  • Couve-flor crua peso 50 vitamina K 150
  • Acelga cozida peso 88 vitamina K 123
  • Espinafre cru peso 30 vitamina K 120
  • Alface peso 56 vitamina K 118
  • Cenoura peso crua 72 vitamina K 104
  • Aspargos peso 60 vitamina K 34
  • Ovo cozido peso 48-50 vitamina K 24
  • Morango fresco peso 152 vitamina K 23
  • Abacate peso 100 vitamina K 20
  • Vagem peso 80 vitamina K 20
  • Alcachofra (inteira) cozida peso 120 vitamina K 17
  • Alcachofra (coração) cozida peso 84 vitamina K 12
  • Leite integral peso 24 vitamina K 9,8
  • Leite desnatado 245 vitamina K 8,6
  • Molho de tomate enlatado peso 123 vitamina K 8,6
  • Maçã com casca peso 128 vitamina K 6,9
  • Óleo de girassol peso 13,6 vitamina K 9,6
  • Pimentão vermelho ou verde crus peso 37 vitamina K 6
  • Suco de laranja peso 249 vitamina K 5,5
  • Suco de maçã peso 24 vitamina K 5,4
  • Tomate fresco picado peso 90 vitamina K 5,4
  • Óleo de semente de algodão peso 13,6 vitamina K 5,2
  • Pêssego peso 98 vitamina K 4,9
  • Batata assada com pele peso 122 vitamina K 4,9
  • Pêssego enlatado peso 98 vitamina K 3,3
  • Óleo de palma peso 13,6 vitamina K 3
  • Farelo de trigo peso 3,6 vitamina K 2,9
  • Gérmen de trigo 14 vitamina K 2,6
  • Óleo de amendoim peso 13,6 vitamina K 1,7
  • Óleo de soja peso 13,6 vitamina K 2,5
  • Maionese (óleo de soja) peso 13,8 vitamina K 1,6
  • Banana peso 118 vitamina K 1,2
  • Frango (carne branca) peso 100 vitamina K 1,2

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Riscos em casos de deficiência da vitamina K

A deficiência de vitamina K no organismo é muito difícil de acontecer, pois ela está presente em inúmeros vegetais e ainda é produzida pelo próprio organismo. Mas, quando o corpo está deficiente dela, por meio de um exame de sangue é possível detectar a sua ausência.

Os problemas mais preocupantes na deficiência de vitamina K no organismo são: perda da qualidade óssea e problemas na coagulação do sangue. As pessoas que fazem cirurgia bariátrica são as mais propensas a terem deficiência de vitamina K no organismo, uma vez que fazem uso de medicamentos que dificultam a absorção de gorduras.

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Forma de tratamento

A forma de tratamento pode ser feita com a suplementação enriquecida com vitamina K, consumindo alimentos que são ricos nela, como os citados. Mas, só quem pode determinar o tratamento é um médico. Portanto, não se automedique, já que poderá ser prejudicial à sua saúde.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://abran.org.br/tabelas/


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