Início / Guia COMPLETO Sobre Alimentação / Pimentão verde, vermelho ou amarelo? Qual é o melhor para incluir na dieta?

Pimentão verde, vermelho ou amarelo? Qual é o melhor para incluir na dieta?

Os pimentões são ingredientes muito utilizados na culinária brasileira, adicionando sabor e nutrientes a muitos pratos. Mas você já se perguntou se há uma diferença a entre os pimentões verde, amarelo e vermelho?

Além da diferença de sabores, também há diferença na disponibilidade de nutrientes em cada cor. A escolha de pimentão pode depender do seu paladar e do sabor que você procura.

Diferença entre as cores dos pimentões
Pimentão verde, vermelho ou amarelo? Qual é o melhor para incluir na dieta?

Diferença entre as cores dos pimentões

Pimentão Verde

O pimentão verde é colhido antes de atingir a maturidade completa, resultando em um sabor mais amargo. Apesar de sua tonalidade menos vibrante, o pimentão verde ainda é uma fonte valiosa de nutrientes.

Ele é rico em vitamina C, um antioxidante que ajuda na saúde do sistema imunológico e na absorção de ferro. Além disso ele é rico em fibras, que contribui para a saúde digestiva e dá mais saciedade.

Você pode utilizar os pimentões verdes em saladas para um toque crocante e refrescante, ou incorporar em refogados e guisados para intensifica o sabor.

Pimentão Amarelo

O pimentão amarelo é a fase intermediária de maturação, apresentando uma leve doçura natural, o que o torna uma adição popular a muitos pratos.

Assim como o pimentão verde, o amarelo é uma boa fonte de vitamina C, além de vitaminas do complexo B, que contribui para o aumento da energia e a saúde do sistema nervoso. Ele também possui vitamina A, que é essencial para a saúde dos olhos e do sistema imunológico.

Você pode adicionar os pimentões amarelos a pratos coloridos, como kebabs, para dar um toque visual e de sabor, ou em molhos e sopas, complementando outros ingredientes.

Veja também: Feijão: Vilão ou Aliado na Perda de Peso?

Pimentão Vermelho

O pimentão vermelho atinge sua maturidade completa e exibe uma doçura mais acentuada em comparação com as outras cores. Sua cor vibrante é um indicativo de um conteúdo nutricional forte.

Mesmo com a maturidade, continua sendo uma excelente fonte de vitamina C. No entanto, ele contém níveis mais elevados de betacaroteno do que as variedades menos maduras. Ele também é rico em licopeno, um antioxidante importante para a saúde cardiovascular e à prevenção de certos tipos de câncer.

O pimentão vermelho é perfeito para saladas e antepastos, além de poder ser preparado na grelha, para intensificar seu sabor e suavidade.

Qual o melhor pimentão para incluir na dieta?

Todos as cores são ótimas para se ter na dieta, e a combinação destes pimentões oferece uma gama mais ampla de nutrientes. Experimente adicionar todos os tipos a uma refeição para uma explosão de sabor, cor e nutrientes. Crie pratos equilibrados adicionando pimentões a receitas que também contenham proteínas magras, grãos integrais e vegetais variados, para potencializar seus benefícios.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário