Elíptico – Para que serve o aparelho? Benefícios e Como usar

Está estampado em todos os lugares que a atividade física é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. Ela queima o excesso de calorias, constrói músculos, aumenta a resistência física, melhora a coordenação motora, afasta doenças e deixa-nos muito felizes, pois ela libera endorfina em todo corpo, inclusive no cérebro – o hormônio da felicidade.

A importância da atividade física é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que aponta a necessidade da inclusão de exercícios na rotina da população de todas as faixas etárias e em diferentes setores da sociedade, incluindo as escolas, comunidades e instituições.

Elíptico - Para que serve o aparelho? Benefícios e Como usar

O elíptico é um dos aparelhos mais usados por quem quer emagrecer porém possui problemas nos joelhos ou outras partes do corpo, isso porque ele não leva a um esforço muito bruto como uma corrida na esteira. Se você está na dúvida, é super atestado que ele realmente funciona e é bom para o seu corpo.

É importante saber que assim como qualquer exercício físico, nada vai vir de forma milagrosa ou sem nenhum esforço. É preciso muita dedicação, trabalho árduo e assim os resultados vão começar a finalmente aparecer. Entre eles o emagrecimento é apenas uma consequência, sua saúde vai estar muito melhor, além de todo o seu sistema cardiovascular.

O elíptico é encontrado facilmente em várias academias ou pode ser comprado para ficar na sua casa, as vantagens não param por aí: ao praticar o seu elíptico, independente do lugar, você pode se distrair lendo um livro, vendo TV, ouvindo música ou qualquer outra atividade, você vai ver que o seu corpo vai estar muito mais forte e estará perdendo peso e eliminando toxinas sem nem perceber que efetivamente está fazendo um exercício físico de alta intensidade.

Elíptico – Para que serve?

O elíptico é um equipamento que simula movimentos de uma caminhada ou corrida sem nenhum impacto. É uma das alternativas utilizadas por pessoas que possuem problemas nas articulações, como artrite ou artrose, ou que estão muito acima do peso e não podem correr o risco de se machucar com o impacto vindo do solo de uma caminhada ou corrida normal.

Este é um aparelho completo, pois trabalha tanto os membros inferiores como os superiores, conferindo um grande gasto calórico, que pode chegar a 500 kcal por hora. Por isso a sua prática é tão feita, principalmente para pessoas que tem mais idade e não querem machucar as articulações.

O equipamento também pode ser alterado para outros tipos de movimentos – como de bicicleta -, ou seja, pessoas que não possuem nenhum tipo de limitação articular podem ampliar ainda mais o número de atividades com esse aparelho, que ajuda muito no emagrecimento.

Ele é muito encontrado nas academias, isso porque os seus movimentos são iguais ao de uma caminhada, sendo nivelado de acordo com a disposição do praticante. Pelo seu design, você vai ver que o seu corpo vai trabalhar tanto os músculos inferiores como os superiores, dessa maneira, a queima de gordura não é de um local específico, mas sim de todo o corpo no geral.

Ao fazer o seu treino com o elíptico, você vai ver que o aparelho é adaptável de acordo com quais são os seus objetivos, ele perde muitas calorias esteira igual, muito mais ainda quando há a inclusão de uma dieta, como por exemplo a low carb da qual é muito emagrecedora, os exercícios ajudam muito na perda de pesa. Além disso, vale lembrar que o elíptico tem muito mais benefícios que esteira, no caso.

E emagrece mesmo?

Ele emagrece sim, porém é necessário ter muita dedicação e esforço, geralmente em uma hora de exercício no elíptico, você tem a perda de até 500 calorias, isso se feito de uma forma potente e dando o seu máximo. Caso faça ele 5 vezes por semana, vai perder 500 gramas por semana.

Para emagrecer mais ainda, é indicado que você tenha o consumo menor de gordura, é nesse momento que a reeducação alimentar entra, dessa maneira você perder muito mais peso do que está ganhando.

É importante que você alterne o peso e como a intensidade se dá. O indicado é de 20 segundos de forma mais elevada, e os outros 40 segundos mais leves. Dessa maneira, você vai aumentar a sua capacidade aeróbica, vai conseguir ficar mais tempo em cima do aparelho e ainda assim emagrecer de uma maneira mais efetiva.

O uso do elíptico diariamente vai te ajudar a ter um bem estar, perder barriga, ajuda emagrecer, ganhar massa muscular, deixa deu treino mais fácil, faz com que emagrecer rápido seja possíveis, você vai fazer os melhores exercícios para seus joelhos e tornozelos sem correr o risco de machucar, tudo por meio desse simulador de caminhada.

Elíptico - Para que serve o aparelho? Benefícios e Como usar

Benefícios do aparelho elíptico

Apesar do elíptico apresentar características que beneficiem pessoas com problemas articulares e que estão muito acima do peso, o aparelho traz inúmeros pontos positivos para todos os praticantes de atividade física, inclusive para atletas saudáveis e acostumados com caminhadas e corridas em solo. Com ele você vai aumentar muito mais o seu condicionamento físico, vai variando de acordo de como vai dependendo a intensidade do corpo, pode fortalecer os quadris sem menor pressão e tudo sem ter aquela horrível sensação de esforço ao fazer exercícios.

É importante saber que não apenas quando falamos do elíptico e de qualquer outro aparelho, assim como exercícios físicos, é sempre muito indicado que quem quer emagrecer e ter uma saúde mais forte, que uma reeducação alimentar seja incluída diariamente, cortando alimentos ruins e que fazem mal para o corpo. Esse tipo de caminhada ajuda na hora de fazer exercícios físicos, diminuindo os efeitos colaterais no seu corpo e na academia.

Você também pode incluir os chás emagrecedores e os melhores suplementos, quando em conjunto com exercícios aeróbicos, o que é praticamente todos, você vai ver quantas calorias o elíptico queima mesmo na academia, o que é muito importante para quem está querendo emagrecer e chegar ao seu peso ideal, tudo isso sem deixar nenhuma gordura visceral.

Confira as vantagens e desvantagens do elíptico:

Vantagens

  • Treinos de baixo impacto nas articulações;
  • Segmentação de músculos – é possível potencializar uma região do corpo em específico;
  • Aumento da resistência e da capacidade aeróbica;
  • Melhora do tônus muscular;
  • Queima muitas calorias e emagrece (cerca de 500 por hora);
  • Boa alternativa para a falta de tempo, pois pode ser praticada em casa, lendo um livro ou vendo TV;
  • Não depende do tempo para caminhar e correr;
  • Fortalece o quadríceps;
  • Faz uma correta segmentação dos músculos;
  • Ajuda a potencializar os efeitos dos outros treinamentos;
  • Aumenta muito mais a sua capacidade aeróbica;
  • Ocupa pouco espaço;
  • Gera mais equilíbrio pelo praticante;
  • Emagrece em pouco tempo e sem esforço e riscos de lesões;
  • Execução facilitada, sendo é ideal para todas as faixas etárias.

Desvantagens

  • É preciso cuidar com a carga excessiva nos quadris – em alguns casos é ideal o acompanhamento de um profissional;
  • O aumento da intensidade no exercício é mais dificultoso quando comparado com uma bicicleta ou uma esteira, por exemplo;
  • Os aparelhos mais completos são maiores. Para ter em casa, é preciso de bastante espaço.

Elíptico - Para que serve o aparelho? Benefícios e Como usar

Principais exercícios

O elíptico permite fazer caminhada, corrida e bicicleta. O tipo de treino vai depender de dois fatores: da sua condição física e do seu objetivo.

Se você é uma pessoa que está iniciando agora as atividades físicas e possui algum tipo de problema articular, é claro que não pode exagerar. É importante começar de leve com a caminhada e depois ir aumentando a intensidade aos poucos.

O elíptico também é muito usado em treinos regenerativos, nos quais atletas se recuperam de alguma lesão articular.

Com esse equipamento, é possível fazer diversos tipos de treinos, desde iniciantes, regenerativos e intensos – tudo vai depender da fase que cada pessoa está na atividade física.

Como usar o elíptico corretamente?

Toda e qualquer atividade física deve ser feita com responsabilidade e cuidado para não se lesionar. O acompanhamento de um profissional habilitado é importante.

Apesar de simples, o elíptico exige alguns cuidados na sua forma de uso, confira:

Elíptico - Para que serve o aparelho? Benefícios e Como usar

1º Passo –  Ao subir no aparelho, certifique-se de que seu corpo está bem alinhado, fique ereto e estável;

2º Passo – Os pés devem ficar firmes e apoiados nos encaixes, totalmente apoiados durante a execução do movimento. Eles não podem sair da superfície do aparelho, para não sobrecarregar os joelhos e os tornozelos;

3º Passo – Enquanto estiver fazendo o exercício no elíptico, mantenha o corpo firme e com a postura estável. A carga muscular deve ficar para os membros inferiores e superiores. O tronco não deve absorver sobrecarga, ele precisa estar parado e estável.

O elíptico é um excelente equipamento para queimar calorias, emagrecer e conseguir todos os benefícios da atividade física, desde que seja utilizado de forma correta. Se você tem dúvidas na hora de tentar fazer ou executar o seu elíptico, a melhor dica é de que procure um profissional ou personal trainer, é de suma importância que você execute os exercícios da maneira mais correta, dessa que não traga mais malefícios para o seu corpo, mas sim só o emagrecimento e o ganho de massa muscular o máximo possível.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Um Comentário

  1. Rogério Flores

Deixe um Comentário