Caminhada para Emagrecer – Como Ela Pode Ser Fundamental no Seu Processo de Emagrecimento

Considerada como a atividade aeróbica mais segura existente, a caminhada é uma modalidade que abraça muitos adeptos e praticantes que visam o emagrecimento.

Mas como a caminhada pode ser fundamental para a perda de peso se existem diversas outras práticas físicas que prometem uma queima igual ou superior de calorias? Pois independentemente de seu condicionamento físico e idade, caminhar praticamente não tem contraindicações.

Hoje, conheça sobre:

  • Como perder peso fazendo caminhada,
  • Outros benefícios do caminhar,
  • Como potencializar a caminhada.

Caminhar é uma atividade perfeita – leve, fácil e de graça!

Como Emagrecer Fazendo Caminhada

Um exercício aeróbico é aquele que trabalha no aperfeiçoamento do condicionamento físico, o que contribui para o emagrecimento. Também chamadas de atividades sustentadas ou rítmicas, os exercícios aeróbicos envolvem os movimentos dos maiores grupos musculares do corpo humano.

Isso faz com que os pulmões e o coração trabalhem juntos para que o oxigênio seja inalado e distribuído aos músculos que estão sendo trabalhados.

A caminhada se torna um desses exercícios poderosos, promovendo a grande queima de calorias e, como consequência, o emagrecimento, trabalhando com vários grupos musculares. Aqui estão dicas fundamentais para iniciar a prática de caminhada para emagrecer:

  • Antes de tudo, procure um médico e faça uma avaliação sobre sua saúde.

É importante que se garanta que esteja apto e com nenhum problema de saúde para dar o primeiro passo em uma atividade física.

  • Providencie roupas e calçados adequados – lembre-se que você irá caminhar visando a perda de peso e não somente como um passeio. Use tênis confortável.

E você vai suar. Use roupas leves.

  • Inicie devagar.

O corpo precisa de adaptação. Recomenda-se que se caminhe por pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana – você sentirá a diferença no corpo e como ele se acostumará com o exercício, criando a chamada resistência.

Posteriormente, já será possível aumentar o tempo e a frequência. Para emagrecer, opte em caminhar por 1 ou 2 horas, todos os dias.

Somente a prática regular da caminhada para emagrecer trará resultados. Não há qualquer benefício quando o exercício é feito somente por um tempo, por isso você precisa ser persistente.

Médicos cardiologistas acreditam que quando uma pessoa já fica sem caminhar por 3 dias, ela já perdeu seu condicionamento físico. Desse modo, procure se exercitar sempre!

  • Lembre-se da água.

Se possível, carregue consigo uma garrafa d’água. A hidratação é necessária durante o exercício para mantê-lo em bom funcionamento e para lhe fornecer energia.

Embora não pareça ser difícil incluir um exercício físico em sua vida, a caminhada para perder peso também não é milagrosa, especialmente se você não se cuida na alimentação ou no próprio estilo de vida que leva.

Nesse caso, fique com estas outras orientações rápidas:

Evite o stress.
Evite cigarro e Bebidas Alcoólicas.
Alimente-se de Maneira Saudável.
Cuide de sua Postura

Qualquer dúvida antes de iniciar a caminhada, é só procurar um profissional da área. Nunca esqueça de não procurar exceder os limites – faça tudo a seu tempo.

Benefícios da Caminhada Além da Perda de Peso

Há inúmeros benefícios que a caminhada pode oferecer ao corpo e à mente e que já foram comprovados pela ciência. Para praticantes e interessados em iniciar este exercício, vale a pena conhece-los:

  1. Combate a osteoporose,
  2. Melhora a circulação sanguínea,
  3. Reduz o inchaço de pernas e tornozelos,
  4. Previne a obesidade,
  5. Fortalece os músculos,
  6. Melhora a postura corporal,
  7. Proporciona relaxamento dos músculos dos ombros e da nuca,
  8. Diminui e combate a ansiedade, a depressão e o estresse,
  9. Proporciona sensação de bem-estar,
  10. Previne doenças cardiovasculares,
  11. Reduz os níveis de colesterol,
  12. Combate o diabetes,
  13. Fortalece o sistema imunológico.

Gestantes e pessoas idosas também ganham vantagens ao adotar a caminhada diária.

Movimente-se.

Como Potencializar a Caminhada

A caminhada emagrece, isso é possível. Mas pode-se realizar algumas ações que melhoram os resultados e transformam – ainda mais notavelmente – seu corpo.

Veja aquelas que você pode apostar:

Antes de caminhar, faça um aquecimento. Alongue-se para evitar quaisquer lesões e deixar o corpo mais flexível.
Procure manter um horário fixo para as caminhadas – o organismo pode se acostumar melhor.
Lembre-se: sol forte e frio intenso não são recomendados.
Priorize horários antes das 10 horas da manhã e após às 17 horas da tarde.
Tenha uma alimentação leve nos horários próximos da caminhada.
Contraia os músculos da barriga, pois isso ajuda a manter uma postura correta.
Balance os braços de maneira vigorosa, pois ajuda a melhorar a circulação do sangue.
Dê preferência por locais planos no início da prática de caminhada. Quando obtiver experiência, opte por caminhos mais difíceis para fortalecer mais o corpo.
Após a caminhada, realize exercícios de alongamento.

A caminhada para emagrecer é realmente importante para eliminar os quilos indesejados e ser mais feliz.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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