Fibromialgia tem cura? Quais são os tratamentos?

Veja aqui se fibromialgia realmente tem cura, quais são os tratamentos mais indicados para essa doença, cuidados necessários e muito mais.

Não, a fibromialgia é uma doença crônica que não possui cura, porém é possível buscar tratamentos para diminuir os sintomas dela no corpo. É importante saber que, ao contrário de outras doenças crônicas, como a artrite, ela não é progressiva e não deixa o paciente incapacitado, com o passar do tempo.

Há muitos pacientes que alegam uma melhora no quadro de fibromialgia, que também não está relacionado com danos nas articulações, nos músculos ou em outros órgãos internos.

Os tratamentos para a fibromialgia

Fibromialgia tem cura? Quais são os tratamentos?

Existem vários tratamentos disponíveis para a fibromialgia, que podem ser aplicados diariamente, entre eles:

  • Prática de atividades físicas;
  • Medicamentos para o controle da dor;
  • Terapias.

Os medicamentos mais utilizados são analgésicos (como o Ibuprofeno), antidepressivos (como a Fluoxetina) e relaxantes musculares (como a Pregabalina). Os exercícios aeróbicos são os que mais podem oferecer alívio às dores corporais, além de uma qualidade de vida para o corpo no geral. Atividades como tai chi chuan, yoga, alongamento, pilates e medicação são os mais indicados, isso porque também acalmam a mente.

A psicoterapia também é indicada, isso porque ajuda o paciente a entender melhor os seus pensamentos e tudo aquilo que está relacionado à dor. Fisioterapia pode ajudar o seu corpo a ter mais elasticidade, menores dores e fortalecimento dos músculos do corpo, além de ser uma atividade que ensina a pessoa que sofre com a doença a desvendar quais são os movimentos que podem desencadear dores e desconfortos.

A introdução de uma alimentação adequada, a diminuição do consumo da cafeína e o sono correto podem diminuir os sintomas nocivos causados pela fibromialgia. Por isso, a adoção de uma vida mais saudável é super indicada.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário