Chá de Hibisco é o aliado que você precisava para o emagrecimento
O chá de hibisco conta com diversos benefícios para a saúde, inclusive para o emagrecimento. Veja como aproveitar os benefícios.
- Publicado: 21/02/2024
- Atualizado: 21/02/2024: 17 57
- Por: Vitória Martinez
O chá de hibisco é muito apreciado por seu sabor forte e por suas propriedades benéficas, e tem conquistado um grande espaço como aliado no processo de emagrecimento. Seu potencial para impulsionar a perda de peso está associado a uma combinação de fatores, que se tornam seus principais benefícios.
Vamos te contar sobre esses benefícios, para que você use da melhor forma no seu processo de emagrecimento. Mas também vamos apresentar os possíveis riscos associados ao uso do chá de hibisco.
Rico em antioxidantes
O chá de hibisco é uma fonte rica de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres no corpo. No emagrecimento, os antioxidantes desempenham um papel importante, protegendo as células e promovendo um ambiente saudável para o metabolismo.
Além disso, a presença de antioxidantes pode melhorar a função celular, potencializando a eficiência do corpo no processo de queima de gordura.
Tem efeito diurético
O chá de hibisco é conhecido por seu efeito diurético, o que significa que pode aumentar a produção de urina e promover a eliminação de excesso de líquidos do corpo. Embora isso não represente uma perda real de gordura, a redução temporária do inchaço e retenção de água pode levar a uma sensação de leveza.
O efeito diurético também pode auxiliar na eliminação de toxinas, contribuindo para um ambiente interno mais saudável.
Tem ação positiva sobre a síndrome metabólica
A síndrome metabólica é um conjunto de condições, como resistência à insulina, obesidade e níveis elevados de colesterol, que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
O chá de hibisco tem mostrado ter uma ação positiva sobre alguns desses fatores. Estudos indicam que o consumo regular pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e influenciar positivamente a resistência à insulina. Esses benefícios podem contribuir para um perfil metabólico mais saudável, favorecendo a perda de peso a longo prazo.
Veja também: Dieta nórdica: 5 dicas para começar esta dieta saudável e tradicional em 2024
Riscos associados ao uso do chá de hibisco
Embora o chá de hibisco ofereça diversos benefícios, é importante falar sobre os possíveis riscos associados ao seu uso, especialmente quando consumido em excesso.
O chá de hibisco pode interagir com alguns medicamentos, como anti-hipertensivos e medicamentos para diabetes. Pessoas que tomam esses medicamentos devem consultar um profissional de saúde antes de incorporar o chá de hibisco em sua rotina.
Além disso, o chá contém compostos que têm efeito estrogênico no corpo. Embora em quantidades normais não seja um problema, o consumo em excesso pode ser preocupante para certas pessoas, como aquelas com histórico de condições relacionadas ao estrogênio.
E devido ao efeito diurético, pessoas com pressão arterial baixa devem consumi-lo com cuidado, já que o chá pode reduzir ainda mais a pressão arterial, levando a tonturas ou desmaios.