Cardápio para a dieta dukan – Quais os principais alimentos?

A dieta dukan é uma das mais conhecidas por aqueles que querem perder peso em pouco tempo, pois ela é eficaz e fácil de ser seguida.

A principal característica dessa dieta é que ela é dividida em 4 fases: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. Para cada uma dessas fases, são indicados alguns tipos de alimentos e combinações, que resultam no preparo de alguns pratos. Veja quais são eles e como funciona esse cardápio:

cardápio dukan

Fase Ataque

Essa fase é intensa e mais curta, podendo durar de 2 a 7 dias. Nela, só é permitida a ingestão de proteína magra, trazendo sensação de saciedade, como carnes, aves, peito de peru light, peixes, ovos, presunto magro e sem gordura, laticínios desnatados. Confira um cardápio para os primeiros 7 dias:

Primeiro Dia

Café da Manhã: chá ou café, queijo cottage, 2 fatias de peito de frango grelhado;

Lanche da Manhã: 2 fatias de queijo branco;

Almoço: 1 pedaço médico de bife e 1 iogurte de baixo teor de gordura;

Lanche da Tarde: panqueca de canela com farelo de aveia;

Jantar: fatias de frango.

Segundo Dia

Café da Manhã: bebida quente e omelete com fatias de presunto;

Lanche da Manhã: 3 fatias de peito de peru;

Almoço: carne cozida com ervas verdes;

Lanche da Tarde: chá ou café sem açúcar e mingau de farelo de aveia;

Jantar: ovos cozidos.

Terceiro Dia

Café da Manhã: bebida quente, fatias de queijo e presunto light;

Lanche da Manhã: 2 fatias de queijo branco;

Almoço: peito de frango grelhado e 1 omelete;

Lanche da Tarde: 1 iogurte com farelo de aveia;

Jantar: nuggets de frango e 2 fatias de queijo branco.

Quarto Dia

Café da Manhã: bebida quente, ovos mexidos com queijo minas;

Lanche da Manhã: 3 fatias de peito de peru;

Almoço: 1 filé (150 g) de carne (picanha sem gordura ou contrafilé) grelhado (tempere com salsinha e pouco sal) e 1 omelete (1 gema e 2 claras);

Lanche da Tarde: chá ou café;

Jantar: peixe ensopado.

Quinto Dia

Café da Manhã: bebida quente e iogurte de baixo teor de gordura com farelo de aveia;

Lanche da Manhã: 2 fatias de queijo minas;

Almoço: peixe cozido no vapor com ervas e queijo cottage;

Lanche da Tarde:  2 colheres (sopa) de pasta de queijo cottage, 0% gordura, e 2 fatias de peito de peru light;

Jantar: carne de bife.

Sexto Dia

Café da Manhã: bebida quente, ovos cozidos moles;

Lanche da Manhã: 3 fatias de peito de peru;

Almoço: bifes grelhados de peito de peru e fatias de presunto;

Lanche da Tarde: biscoitos de farelo de aveia e 1 refrigerante diet;

Jantar: almôndegas assadas e 2 fatias de queijo minas.

Sétimo Dia

Café da Manhã: bebida quente e ovos cozidos moles;

Lanche da Manhã: 2 fatias de queijo minas;

Almoço: panqueca de farelo de aveia, recheada com peito de frango desfiado;

Lanche da Tarde: chá ou café sem açúcar;

Jantar: frango assado (sem pele).,

Fase Cruzeiro

Nessa fase, você pode adicionar mais alguns alimentos, mas é preciso ter paciência e ainda não ingerir carboidratos e amido, como batata, arroz, milho, feijão, etc.

Alguns alimentos liberados

  • Iogurte com fruta 0% (1 unidade);
  • Polenguinho Light (1 unidade);
  • Queijo com pouca gordura;
  • Leite de soja (1 Copo – 150 ml);
  • Salsicha de frango ou peru com pouca gordura (100 g);
  • Creme de leite light – 1 colher de sopa;
  • Leite condensado diet (3% de gordura) – 1 colher de sopa;
  • Cacau em pó sem açúcar (1 colher de sopa);
  • Óleo (3 gotas).

Fase Consolidação

Já nessa fase, você vai consolidar tudo o que conseguiu perder até aqui e não voltar mais. Para cada quilo perdido, você deverá manter a fase da consolidação por 10 dias – é uma etapa mais demorada, porém é nela que o seu organismo vai se acostumar com os novos hábitos alimentares.

Na consolidação, é permitido comer todos os alimentos das fases anteriores, além de 1 fruta por dia, 2 fatias de pão integral, 40g de queijo com gordura, 2 porções de massa/amido por semana, 1 porção de carne de porco por semana, 2 refeições completas por semana.

Fase Estabilização

Nessa fase está tudo liberado! Você poderá voltar a comer todos os alimentos que comia antes, mas deverá reservar sempre um dia da semana (recomenda-se as quintas-feiras) para se alimentar como na fase ataque.

Mas, lembre-se, também, de ingerir muita água durante o dia e de praticar exercícios físicos com frequência, a fim de potencializar os resultados!

cardápio dukan 2


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