Açafrão – Benefícios, Tabela nutricional, Propriedades e Como consumir

Açafrão é um excelente alimento para a saúde, pois ajusta o sistema digestivo, dá ânimo, previne o envelhecimento precoce além de ser um anti-inflamatório.

O açafrão (Crocus sativus), também conhecido como cúrcuma, é uma raiz nativa da Europa que serve como tempero e é conhecida por ter uma série de benefícios como a propriedade antioxidante natural,  possibilidade de reduzir a inflamação e combate à doenças cardiovasculares.

Desde a antiguidade o açafrão compõe a culinária da região. O fato de alguns países asiáticos fazerem uso constante desse alimento, é confundido e apontado como o local de sua origem. Na verdade, o que acontece é que a Ásia difundiu a forma de trabalhar o açafrão, que ficaram bem conhecidas por todo o mundo.

açafrão

O formato mais conhecido do açafrão é o pó. De cor amarelada, é presente em muitas receitas como colorante. Já a medicina aproveita as suas características estimulantes e antiespasmódicas em medicamentos.

Hoje, o açafrão faz parte de muitas dietas de diferentes pessoas que almejam resultados para melhorar a saúde. O que coloca-o na lista dos alimentos mágicos. Vamos nos aprofundar mais sobre esse incrível vegetal?!

Propriedades do açafrão

O açafrão possui um poderoso composto ativo chamado de curcumina, que possui ações digestivas, imunizantes, antialérgicas, estimulantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, antioxidantes, atua em doenças respiratórias como asma, bronquite e alergias, além de doenças hepáticas, sinusite e Alzheimer.

Numa porção de 100 gramas de açafrão cru estão presentes os seguintes nutrientes (considerando uma dieta de até 2000 calorias diárias):

  • Valor calórico – 310 kcal;
  • Proteína – 11,43 g;
  • Lipídeos totais – 5,85 g;
  • Carboidrato – 63,57 g;
  • Fibra total – 3,90 g;açafrão2
  • Cálcio – 111 mg;
  • Magnésio – 264 mg;
  • Manganês – 28,41 mg;
  • Fósforo – 252 mg;
  • Ferro – 11,10 mg;
  • Sódio – 148 mg;
  • Potássio – 1724 mg;
  • Cobre – 0,33 mg;
  • Zinco – 1,09 mg;
  • Selênio – 5,60 mg;
  • Vitamina A – 26,5 mcg;
  • Tiamina – 0,12 mg;
  • Riboflavina – 0,27 mg;
  • Niacina – 1,46 mg;
  • Equivalente Niacina – 1,46 mg;
  • Piridoxina – 1,01 mg;
  • Folato – 93 mcg;
  • Vitamina E – 169 mg;
  • Vitamina C – 80,80 mg;
  • Gordura saturada – 1,59 g;
  • Gordura monoinsaturada – 0,43 g.

Benefícios do açafrão

Sua composição nutricional é responsável por empregar muitas qualidades. Ingerido de forma assertiva, esse vegetal oferecerá ao indivíduo muitas propriedades. Vejamos as principais:

Ajuste do sistema digestivo

Pessoas que sofrem de problemas de indigestão, principalmente oriundos da vesícula biliar e fígado, encontrarão no açafrão um importante aliado. Ele ajuda a diminuir o colesterol e estimula a produção de bile, o que reduz as incomodas sensações de inchaço abdominal e previne doenças hepáticas.

Previne o câncer

Além da sua forte atividade antioxidante, o açafrão tem sido intensivamente estudado como agente anticancerígeno. Recentemente, foi verificado o seu papel na indução da  apoptose (quando a célula cancerígena ”se mata”) e como quimioprotetor na inibição da formação de metástase em câncer de mama.

Poderoso anti-inflamatório

Em muitas pesquisas, as substâncias presentes no vegetal apontam retardos na produção das enzimas que causam inflamação ao corpo. Esse benefício ajuda, também na rápida cicatrização e eliminação de riscos de infecções.

Mais ânimo

O açafrão estimula a produção de serotonina, substância que tem função fisiológica neurotransmissora e vasoconstritora, que, entre outras coisas, é responsável por promover o humor e reduzir a ansiedade.

Prevenção de problemas cardíacos

Aprimora a função das paredes dos vasos sanguíneos, promovendo maior circulação. Previne possíveis infartos e, até mesmo, derrames cerebrais.

Alivio de lesões

Alguns tratamentos fitoterápicos, como uma pasta feita com açafrão, são utilizados para minimizar as dores e ajudar na desinflamação.

Limpa o couro cabeludo

Outra forma tópica de utilizar o açafrão é no combate às caspas. O vegetal, combinado com óleos naturais, ajuda a livrar o couro cabeludo desse problema tão comum.

Melhora a memória

O composto é capaz de estimular um hormônio o qual aumenta o crescimento de novos neurônios e combate processos degenerativos no cérebro, sendo interessante o seu uso em casos de doença de Alzheimer e depressão, além de melhorar a memória.

Emagrecimento

A cúrcuma consegue equilibrar o nível de açúcar no sangue. Isso pode auxiliar no emagrecimento e é uma opção de remédio natural para os diabéticos. Esta função do açafrão permite agir no sistema nervoso na sensação de satisfação, diminuindo a sensação de fome e facilitando a manutenção de regimes alimentares.

Esfoliante natural

Para quem tem problemas de acne ou manchas na pele, o uso do açafrão pode ser uma boa maneira de fazer máscaras naturais anti-manchas e utilizando-o como esfoliante natural.

Basta lavar o rosto e depois passar uma colher de sopa junto com mel ou um pouco de creme próprio para o corpo. Sua ação anti-inflamatória ajudará a secar as espinhas e garantirá um aspecto mais liso e macio para a pele.

Como consumir?

A maneira mais usual de utilizar o açafrão é como tempero, para dar cor e sabor às carnes, aos molhos, ao cozimento de arroz e de legumes. Recomenda-se incluir uma colher de chá do pó em sopas, arroz, feijão, lentilha e outros alimentos que fazem parte do cardápio diário.

O pó também pode ser misturado a sucos, sopas e até ao leite e chá – melhor forma para absorver suas características anti-inflamatórias e antioxidantes.

Para potencializar ainda mais seus efeitos, consuma junto com pimenta preta, pois esta possui um composto chamado piperina que ajuda na absorção da curcumina.

Para uso tópico, no tratamento de queimaduras ou lesões na pele, criam-se pastas para aplicar na área afetada.

Existe, também, cápsulas de açafrão. Uma forma potencializada para consumir as substâncias desse vegetal. É recomendável para pessoas que sofrem de problemas estomacais. É importante, antes de usar esse tipo de complemento, conversar com uma gastroenterologista.

Como fazer chá de açafrão

O chá de açafrão consiste na fervura de uma colher de sopa de açafrão. Para melhorar o gosto pode-se incluir um pedaço de gengibre, o qual também tem funções antioxidantes e o potencial de reduzir inflamações (já falamos aqui sobre os benefícios do gengibre). Para adoçar, use uma colher de chá a uma colher de sopa de mel de abelha.

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Os benefícios do açafrão devem ser aproveitados sem excessos! Capriche na criatividade dos pratos e usufrua desse incrível elemento da natureza.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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