Tae Bo – Benefícios, Quando fazer e Contraindicações

Está procurando dicas de exercícios físicos para incluir na sua rotina? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o Tae Bo e dicas!

O Tae Bo é uma espécie de ginástica que mescla movimentos de artes marciais e dança, como muay thai, taekwondo e caratê. Nessa atividade, os praticantes se exercitam ao mesmo tempo em que se divertem, pois as músicas são muito animadas.

Todos os movimentos são coreografados. Primeiramente, o corpo é alongado, depois são inseridos movimentos de artes marciais juntamente com a dança. A origem dessa mistura é norte americana, todavia, devido aos seus grandes resultados na perda de peso, a moda pegou em todos os cantos do mundo.

Confira mais a respeito da prática e de seus benefícios, a seguir no Quero Viver Bem!

Benefícios do Tae Bo

Tae Bo

Um dos grandes motivos que fazem as pessoas desistirem da atividade física é a falta de entusiasmo das aulas. Algumas modalidades são repetitivas, cansativas e monótonas.

Entretanto, isso não ocorre com o Tae Bo, uma vez que se difere bastante das séries convencionais de exercícios. A dinâmica da aula é mais animada, interativa e desafiadora, conferindo inúmeras vantagens para a saúde.

Seus principais benéficos são:

  • Melhora da capacidade cardiovascular;
  • Aumento do condicionamento físico;
  • Agilidade nos movimentos, sendo positivo para melhoria da coordenação motora;
  • Elevação do nível de flexibilidade;
  • Eliminação do estresse no organismo;
  • Aumento da autoestima;
  • Promoção de uma sensação de bem-estar, portanto, ajuda pessoas que têm ansiedade e depressão;
  • Trabalho da resistência muscular;
  • Emagrecimento, pois queima cerca de 500 calorias por aula;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • UP grade na motivação diária;
  • Redução do colesterol e da pressão alta;
  • Melhora da circulação do sangue;
  • Promoção de uma boa noite de sono;
  • Melhora do humor.

Além dos benefícios físicos, o Tae Bo promove um sentimento de felicidade, já que as aulas são muito alegres. Os praticantes se esforçam ao máximo para fazer os movimentos da forma correta. Com isso, ganham mais força, disposição e um corpo mais magro, especialmente quando a prática é aliada à alimentação saudável.

Quem deve fazer o Tae Bo?

Tae Bo

A aula fitness que misturam luta e dança já caiu no gosto das pessoas, sobretudo das mulheres que apostam suas fichas nessa atividade para se livrar das gorduras tão indesejadas.

Contudo, não pense que as aulas servem somente para emagrecer! Elas também ajudam a desenvolver a coordenação motora e a eliminar todo o estresse acumulado durante um dia cheio de atividades.

Fica mais fácil se exercitar quando a atividade é alegre. Pode-se dizer que, com essa aula, é possível dar um pontapé nos problemas.

Porém, como em qualquer atividade física, o Tae Bo só pode ser praticado por pessoas que têm a liberação médica.

 

Não existe nenhuma particularidade nessa atividade que já não seja conhecida em outras cardiovasculares, pois dificilmente ocorrem lesões nos praticantes, ou seja, não há contato físico.

Cada praticante pode equilibrar a velocidade e a intensidade dos movimentos conforme o seu preparo físico. É importante que cada pessoa entenda suas limitações, por isso, um médico deve ser consultado para realizar o teste cardíaco e ortopédico.

Seja para se livrar do estresse, emagrecer ou cuidar da saúde, todas as pessoas são bem-vindas nessa modalidade de atividade física.

Tae Bo

Contraindicações do Tae Bo

Por se trata de uma aula de alto gasto calórico, essa atividade deve ser feita de forma gradual, pelo menos nas primeiras aulas. Para aqueles praticantes que não estão acostumados, é importante ter cautela.

Depois de um período treinando, os movimentos podem ser feitos com mais intensidade. É essencial se hidratar durante a aula e usar um calçado que absorva bem o impacto no solo, dessa forma, evita-se lesões nas articulações.

O Tae Bo é contraindicado nos seguintes casos:

  • Problemas articulares (joelhos, cotovelos, pés, quadris);
  • Dores e lesões na coluna;
  • Problemas cardíacos;
  • Gestantes;
  • Pessoas que não podem se submeter a alto impacto.

É indicado realizar alongamento antes da aula, para evitar dores musculares e até mesmo lesões.

As aulas de Tae Bo são oferecidas em academias convencionais e também de danças. Todavia, está virando tendência se exercitar ao ar livre, sendo que muitos profissionais têm incentivado a prática dessa modalidade em parques.

O que você achou de emagrecer rapidamente, se divertir, aliviar o estresse e ganhar qualidade de vida em uma só atividade? Escreva nos comentários!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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