Panela de pressão vazando água quando ferve – é perigoso?

Saiba aqui se é perigoso a sua panela de pressão estar vazando água ou vapor e saiba o que fazer para evitar problemas sérios, como uma explosão.

Se a sua panela de pressão está vazando água é sinal de que alguma peça dela está com defeito. Nesses casos é recomendado desligar o fogo e retirar a pressão de dentro da panela, deixando para usá-la somente quando o problema já tiver sido resolvido.

Lembrando que quando o líquido dentro da panela começa a ferver é normal que saia um pouco de vapor pelo pino giratório (a válvula de escape) e é normal que isso aconteça, pois significa que o excesso de vapor está sendo liberado para controlar a pressão interna da panela.

Panela de Pressão prestes a Explodir

Quando se preocupar

Essas situações são as quais você deve se preocupar em caso de vazamento de pressão da sua panela:

Se o vapor está saindo pelo pino avermelhado

A válvula de segurança (geralmente um pino vermelho) serve para liberar a pressão quando a válvula de escape está entupida ou deixou de funcionar. Ou seja, se notar que está saindo vapor desse buraquinho são grandes as chances de que sua válvula esteja estragada ou entupida.

O mal funcionamento dessas duas válvulas, segundo estudo realizado de Utensílios Domésticos Metálicos realizado pelo Sindicato da Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP) é o principal motivo das explosões de panelas de pressão – por isso, fique de olho!

>> TEM MEDO DE USAR A PANELA DE PRESSÃO? <<
Clique aqui e entenda porque ela é mais segura do que você imagina 

Se  o vapor estiver saindo pela lateral da tampa

Se o vapor está saindo pela lateral da tampa é sinal de que a borracha de vedação não foi colocada corretamente ou está frouxa. Em alguns casos basta ajustá-la corretamente para realizar a vedação, em outros, é necessário substituí-la por outra de mesmo tamanho.

Casos como esse não são perigosos de causar uma explosão, entretanto, a liberação de vapor pelas laterais pode resultar em queimaduras e alterar a pressão interna da panela, dificultando o correto cozimento dos alimentos. Neste caso deixe de usar a panela até que o problema seja solucionado.

VEJA TAMBÉM: Como saber se a minha panela de pressão não vai explodir 

Se o vapor estiver saindo como um jato e em muita quantidade pela válvula de escape 

Se o vapor estiver saindo constantemente como se estivesse sendo retirado é sinal de que a sua panela não está pegando pressão e estará funcionando praticamente como uma panela convencional. Nesse caso é possível que a válvula esteja entupida com resquícios de alimentos o

Se a panela para de chiar do nada 

Aquele chiadinho da panela de pressão é normal e sinal de que a válvula de escape de pressão está funcionando corretamente. Caso a sua panela deixe de fazer esse barulho após a fervura é sinal de que a peça pode estar entupida. Em casos como esse é recomendado que retire a pressão da panela com a ajuda de um garfo e só volte a usá-la depois de concertar o problema.

VEJA TAMBÉM: a panela de pressão é a panela mais saudável para cozinhar! 


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário