Jump- Conheça os benefícios e as melhores formas de realizar o exercício

O jump é um exercício no qual o praticante utiliza uma pequena cama elástica para realizar as suas séries. Essa atividade aeróbica é uma das mais requisitas nas academias de ginástica, em todo Brasil. Nesse texto, vamos entender um pouco mais sobre esse eficiente exercício, e quais os muitos benefícios que trazem ao corpo.

Em cima desse mini trampolim, o aluno acompanha diversos movimentos indicados pelo professor ou instrutor físico. Esses profissionais montam séries intensas, que são eficazes para quem busca condicionamento e perda de peso.

jump

O jump, também, serve como treinamento para atletas profissionais de outras áreas. É um exercício que exige muito equilíbrio do praticante, qualidade que muitos atletas precisam para melhorar seus desempenhos na prática de suas modalidades.

Apesar de sua popularidade no país ser, de certa forma, recente, o jump tem origem nos Estado Unidos, no final da década de 30. Porém, só se consolidou nas academias norte-americanas em meados dos anos 70.

Jump e seus incríveis benefícios

Essa dinâmica atividade física é recheada de pontos positivos. As pessoas que buscam o jump para melhorar fisicamente, atingem resultados satisfatórios em curto prazo. Listamos aqui as principais vantagens adquiridas nas aulas de jump, vejamos:

  1. Sistema cardiovascular em dia – trabalhando o condicionamento físico, a oxigenação para as correntes sanguíneas melhora, e, por sua vez, ajuda no bombeamento sanguíneo para o bom funcionamento do coração;
  2. Emagrecer – as aulas de jump são baseadas num forte ritmo, isto culmina na aceleração do metabolismo; em séries de até 1 hora será possível queimar até 900 calorias. Para quem busca emagrecer, é perfeito!benefícios do jump
  3. Desenvolve coordenação motora – como já mencionado, o jump trabalha equilíbrio. Isso acontece porque é necessário manter-se firme no centro do mini trampolim, em algumas séries. Aos poucos o aluno vai aprendendo a realizar os exercícios sem precisar olhar para baixo, por exemplo;
  4. Fortalecer pernas e glúteos – a pratica do jump favorece a musculatura dos membros inferiores. Prepare-se para tornear coxas, panturrilha e, de quebra, os glúteos. Além de fortificar uma área sensível: as terríveis dores na coluna, na região lombar. O exercício no jump fortalece a musculatura dessa parte das costas, prevenindo lesões;
  5. Sistema respiratório – as séries de jump ajudarão a controlar e trabalhar a respiração. Trata-se de um exercício aeróbico que, à medida que você vai evoluindo na prática do jump, melhorará o potencial respiratório;
  6. Elimina toxinas – um exercício de tanto trabalho metabólico, ajudará a livrar-se de substâncias ruins ao corpo. Suar bastante é o foco nos saltos em cima do mini trampolim;
  7. Adeus stress – a dinâmica do salto na pequena cama elástica auxilia em mudar um pouco o foco dos seus problemas em casa e no trabalho. Durante o exercício, o aluno precisará concentrar-se no desafio de acertar todos os movimentos mostrados pelo instrutor;
  8. Fortalecimento da estrutura óssea;
  9. Ótimo para pessoas que desejam abandonar o sedentarismo, pois o baixo impacto no movimento não causará lesões;
  10. Elimina o ácido láctico, principal substância que origina as dores nos músculos

Como encontrar um bom profissional de jump?

O primeiro ponto é encontrar a academia certa para desenvolver essa atividade. É importante buscar um estabelecimento devidamente autorizado pelos órgãos fiscalizadores e que seja próximo do seu trabalho ou de sua casa.

A academia deve ser ampla, ter boa estrutura de aparelhos e que preze por segurança e conforto. Inclusive, é legal optar por um estabelecimento que tenha saunas, por exemplo, estas são ótimas para recompor os músculos, depois de longas séries.

Em relação ao profissional, as boas academias trabalharão com profissionais formados em educação física. É o perfil indicado. Muitas disponibilizam os currículos e certificações dos professores que compõem o seu quadro de funcionários. É legal que eles tenham comprovadas aulas ou especializações nesse aparelho, pois isso dará a certeza de que é acompanhado por um instrutor preparado para jump.

Como funciona a aula de jump?

As aulas de jump duram em torno de 40 a 50 minutos. Mas, isso dependerá das diferentes necessidades e níveis da turma. O recomendado para iniciantes é ir devagar, seguir o plano traçado pelo profissional da academia. Aos poucos, você estará realizando movimentos complexos no jump. Veja no vídeo a seguir como funcionam as aulas:

Preço

Os valores das aulas de jump mudam de acordo com as regiões, mas, em média, há pacotes de exercícios por R$120,00. O jeito é buscar a melhor opção ou casar o exercício com outras práticas que tragam benefícios ao seu corpo. Então, é só escolher e aproveitar os benefícios do jump!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário