Início / Exercícios / Agachamento Smith: o exercício perfeito para trabalhar as pernas e os glúteos

Agachamento Smith: o exercício perfeito para trabalhar as pernas e os glúteos

O agachamento Smith é uma variação do agachamento tradicional, só que utiliza uma máquina específica chamada Smith Machine. Essa máquina consiste em uma barra vertical guiada por trilhos, permitindo que o movimento do agachamento seja realizado de maneira mais controlada.

Este exercício é bastante praticado em academias e tem como objetivo principal fortalecer os músculos das pernas, glúteos e região lombar. Viemos te contar para que ele serve, como fazê-lo e qual a diferença em relação ao agachamento com barra livre.

Agachamento Smith
Agachamento Smith: o exercício perfeito para trabalhar as pernas e os glúteos

Para que serve o agachamento Smith?

O agachamento Smith é um exercício que utiliza diversos grupos musculares ao mesmo tempo, sendo eficaz para o desenvolvimento da musculatura das pernas, quadríceps, glúteos e região lombar. Além do fortalecimento muscular, o agachamento Smith também contribui para o aumento da estabilidade e equilíbrio corporal, aumentando a força.

O exercício também pode ser utilizado como parte de um programa de treinamento para ganho de massa muscular, resistência e até mesmo para melhorar a performance atlética.

A máquina também proporciona uma guia vertical que pode ajudar os iniciantes a se acostumarem com o movimento do agachamento de maneira mais segura, uma vez que a barra é fixa nos trilhos.

Veja também: De whey a creatina: melhores suplementos para aumentar seus músculos

Como fazer o agachamento Smith?

A posição inicial consiste em ajustar a barra na altura adequada, geralmente alinhada com a parte inferior dos ombros. Depois, posicione-se sob a barra, mantendo os pés afastados na largura dos ombros e os dedos dos pés levemente virados para fora.

Após colocar a barra nos ombros, comece a descer lentamente, dobrando os joelhos e quadris simultaneamente, mantendo as costas retas e o abdômen contraído.

Os joelhos devem formar um ângulo de aproximadamente 90 graus, e só então de-se voltar à posição inicial, estendendo os joelhos e quadris.

Dicas Importantes:

  • Mantenha os joelhos alinhados com os pés durante o movimento.
  • Evite inclinar excessivamente o tronco para frente.
  • Mantenha a coluna neutra e os músculos abdominais contraídos.
  • Utilize uma carga de acordo com seu condicionamento.

Diferenças entre o agachamento Smith e o agachamento com barra livre

A principal diferença entre o agachamento Smith e o agachamento com barra livre é o movimento guiado da barra na Smith Machine. Enquanto no agachamento com barra livre o praticante tem total liberdade de movimento, no Smith, a barra segue uma trajetória fixa nos trilhos da máquina.

Outra diferença é que no agachamento com barra livre exige uma maior ativação dos músculos estabilizadores, uma vez que o praticante é responsável por controlar todo o movimento, desde a descida até a subida.

O agachamento Smith também pode resultar em uma menor ativação dos músculos estabilizadores, já que a barra segue uma trajetória fixa. O agachamento com barra livre, por outro lado, tem uma ativação muscular maior.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário