Início / Guia COMPLETO Sobre Alimentação / Vazamentos na Panela de Pressão: Soluções de Especialistas para uma Cozinha Segura e Eficiente

Vazamentos na Panela de Pressão: Soluções de Especialistas para uma Cozinha Segura e Eficiente

A panela de pressão é uma grande aliada na hora do preparo das refeições e, por isso, é muito utilizada nas casas brasileiras. Há quem tenha medo de manuseá-las, afinal, se utilizadas de forma errada, podem gerar acidentes. Mas seguindo as recomendações de uso e garantindo a manutenção da panela, dificilmente ela irá apresentar esse tipo de problema.

No entanto, algo comum que costuma acontecer com esse tipo de utensílio é o vazamento de água. A cena pode aterrorizar a maioria das pessoas, mas é importante agir rápido, pois a situação precisa de uma atenção especial. Neste texto, aqui no Quero Viver Bem, vamos explicar os detalhes.

Panela de Pressão fervendo
Vazamentos na Panela de Pressão: Soluções de Especialistas para uma Cozinha Segura e Eficiente

Causas comuns de vazamento

Sua panela pode estar vazando por diversos motivos, sendo o mais comum a falha na vedação da tampa. A borracha que fica em volta da tampa precisa estar muito bem colocada e em bom estado, pois é ela que permite que a pressão se mantenha dentro da panela.

Quando isso não acontece, a água pode acabar saindo pelas laterais, e algumas vezes nem mesmo construindo a pressão. Por isso, fique sempre atento ao estado da tampa e troque sempre que for necessário.

Outro motivo para sua panela estar vazando é o excesso de líquido que você coloca em seu interior. Há um limite de água que você pode colocar em uma panela, e geralmente vem sinalizado em seu interior a quantidade máxima. Quando isso acontece, a pressão pode ficar muito alta, e a água acabar vazando.

Leia Também: Quais os Benefícios do Bolo de Fubá?

Identificando a fonte do vazamento

Você deve ficar atento a qualquer estranheza que sua panela apresentar, pois ela costuma dar sinais de que algo está errado. Um dos sinais de que sua panela está vazando água é a demora do cozimento dos alimentos. Se estiver demorando demais, você pode procurar pelo vazamento da panela.

Mas o sinal mais claro de que a panela está vazando é ver a água saindo por meio da válvula ou pelas laterais da tampa. Nesse caso, você deve verificar se o problema é na borracha ou no conteúdo da panela.

Quando substituir sua panela de pressão?

É comum manter a mesma panela de pressão por anos e anos, já que é possível fazer manutenção. No entanto, quando seu estado não permitir mais os reparos, é hora de trocar, principalmente no que diz respeito à borracha de vedação.

Panelas de pressão amassadas, rachadas ou com qualquer outra alteração estrutural também devem ser trocadas, afinal, esse tipo de problema afeta diretamente a segurança do utensílio. Além disso, o Inmetro recomenda que panelas de pressão sejam trocadas após cinco anos de uso. Então, atente-se à data que você começou a utilizar a panela, para não ultrapassar sua validade.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário