Repolho – Benefícios, Informações Nutricionais e Como consumir

O repolho é um alimento extremamente nutritivo e pertence a família das brassicas, assim como brócolis e couve. Embora muitas pessoas ignorem essa planta na hora de fazer suas compras, é imprescindível aproveitar os benefícios do repolho para a saúde, especialmente por ele custar pouco e durar bastante.

repolho beneficios

A presença do repolho na cozinha brasileira tem origem na culinária europeia, sendo que suas várias formas de preparo – como em conserva, em salada, em sopas, em sucos e outras – são bem vindas.

Quer conhecer mais sobre o repolho e tudo que ele pode oferecer ao seu organismo? Então, confira!

Tabela nutricional do repolho

Pelo alto teor de nutrientes e por seu baixo poder calórico, o repolho possui uma tabela nutricional muito interessante. Tomando-se como exemplo 100 gramas, você estará consumindo:

  1. Calorias: 24 kcal;
  2. Carboidratos: 5,6 gramas;
  3. Proteínas: 1,45 gramas;
  4. Gorduras: 0,12 gramas:
    • Gordura saturada: 0,016 gramas;
    • Gordura monoinsaturada: 0,009 gramas;
    • Gordura poli-insaturada: 0,06 gramas;
  5. Fibras: 2,3 gramas;
  6. Sódio: 18 mg;
  7. Potássio: 246 mg.

Não somente isso, contém, também:

  1. Vitamina K;
  2. Vitamina C;
  3. Vitamina E;
  4. Folato;beneficios do repolho
  5. Manganês;
  6. Vitamina B6;
  7. Cálcio;
  8. Magnésio;
  9. Vitamina A;
  10. Iodo;
  11. Enxofre;
  12. Selênio;
  13. Ácido fólico;
  14. Ferro;
  15. Riboflavina.

Como é possível visualizar, o repolho é um alimento com riqueza em minerais, vitaminas e antioxidantes, promovendo melhorias na saúde e combatendo várias doenças.

Versátil, o repolho pode ser incluído na dieta da forma que mais convier ao seu paladar. A seguir, veja como consumir o repolho!

Como consumir corretamente o repolho?

O repolho pode ser utilizado como um complemento saboroso para muitas receitas, porém, ele é mais popularmente adotado como salada – ele, estando cru e cortado em fatias finas, pode ser temperado com azeite e sal (também pode-se acrescentar outros ingredientes, tais como orégano, salsinha, cebolinha, cenoura ou tomate).

É fácil afirmar que o repolho é um alimento que promove saciedade, além de ser um alimento refrescante.

repolho

Veja outras dicas de como consumir o repolho de maneira adequada:

  1. Suco: os benefícios desse alimento podem ser alcançados por meio da preparação de uma bebida, bastando bater no liquidificador certa quantidade de folhas de repolho, maçã, limão, cenoura, linhaça e o que mais agradar seu paladar;
  2. Cozido: as folhas do repolho podem ser cortadas (ou não) tanto grossas ou finas, colocando-as para cozinhar na água com um pouco de sal e azeite;
  3. Refogado: doure alho e cebola em uma panela com um pouco de azeite, refogue o repolho cortado até murchar, salgue a gosto e está pronto um delicioso acompanhamento;
  4. Probiótico: existe o famoso chucrute, que se caracteriza por ser uma conserva de repolho fermentado;
  5. Sopas: o repolho é muito utilizado em dietas de emagrecimento por possuir pouquíssimas calorias;
  6. Recheios: o repolho aparece nos rolinhos-primavera, conhecido prato da culinária chinesa, que é cozido com cenoura.
  7. Charuto: outro prato típico feito com repolho é o charuto, que é um enrolado de folhas de repolho recheado com carne moída e arroz.

Você decide qual é a forma de sua preferência para adicionar o repolho na alimentação. Vale frisar que o excesso desse alimento pode provocar um inconveniente bastante peculiar: a flatulência, isto é, o aumento de gases, decorrência do enxofre. Para resolver tal problema, basta diminuir a quantidade de repolho ingerida.

Diferença entre o roxo e o branco

Basicamente, existem dois tipos de repolho: o roxo e o branco – além da diferenciação pela cor, o repolho roxo tem em sua composição antocianina, o antioxidante que fornece a cor arroxeada (o mesmo que dá cor à uva). O repolho roxo tem uma quantidade praticamente em dobro de fósforo, também mais selênio e vitamina C.

repolhos

Por outro lado, o repolho branco apresenta mais vitamina A e ácido fólico que o repolho roxo.

Independentemente de seus nutrientes, sugere-se alternar os dois tipos de repolho na dieta para alcançar o máximo de seus benefícios!

Benefícios

O vegetal é rico em sais minerais – como comentado anteriormente – o que já favorece a boa formação dos dentes, ossos em geral e para a própria pele.

Mas não é somente isso, este alimento é considerado anti-inflamatório e antioxidante, o que afirma a sua capacidade de combater os radicais livres e reduzir os riscos de desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Quer saber mais benefícios? Então, observe-os na lista abaixo:

  • É cicatrizante, graças à presença de vitamina C;
  • Previne o câncer de cólon e tumores malignos ocasionados pelo estrogênio;
  • Garante menor probabilidade de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário;
  • É um alimento incrível para úlceras, nevralgias, náuseas, gota, reumatismo, rouquidão e erisipela;
  • Faz bem para o sistema digestivo e para o fígado;
  • Reduz efeitos da febre, alergias e certos distúrbios da pele;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Mantém o cérebro saudável, garantindo bons níveis de concentração e no funcionamento mental em si;
  • É regulador da pressão sanguínea;
  • Melhora a saúde dos olhos, retardando a formação da catarata, bem como prevenindo a degeneração macular;
  • Reduz a chance de desenvolvimento do câncer de próstata;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Desintoxica;
  • Alivia dores musculares.

O repolho, com todos esses benefícios para a saúde, merece um espaço no seu prato e na sua dieta, não é?


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Um Comentário

  1. neli

Deixe um Comentário