Óleo de Rícino – Benefícios, Tabela nutricional, Propriedades e Como consumir

O óleo de rícino é um produto muito versátil para uso. Proveniente da mamona (aquele fruto esverdeado, uma bolinha cheia de espinhos),ele tem larga aplicação na indústria de produtos cosméticos, na medicina alternativa e na geração de energia.

Muito se especula sobre os reais benefícios do óleo de rícino. Alguns especialistas apontam que existem poucos estudos conclusivos; já outros afirmam que a substância oferece importantes nutrientes ao corpo humano, como os ácidos graxos. Mas, afinal, qual é a verdade? Vamos descobrir um pouco mais sobre o óleo de rícino, agora! O óleo rícino pode ser usado para diversos fins. Veja aqui as dicas de óleo rícino e todos os benefícios que ele proporciona.

Proveniente da mamona (aquele fruto esverdeado, uma bolinha cheia de espinhos), o óleo de rícino tem larga aplicação na indústria de produtos cosméticos. Mas, não se limita a esse nicho. É também utilizado pela medicina alternativa, para geração de energia e na indústria de lubrificantes, tintas, vernizes e outros produto químicos, que precisem de sua propriedade viscosa. O óleo rício ajuda até a combater rugas e linhas finas de expressão, de acordo com algumas pessoas. Algumas gotas de óleo aplicada na pele afetada todos os dias pode fazer muita diferença.

Óleo de Rícino

O Brasil é um dos maiores produtores de mamona do mundo, e um dos pioneiros em gerar o biodiesel oriundo deste fruto. Logo, temos grande produção do óleo de rícino, devido às condições naturais propicias para tal. E isso tem sido muito aproveitado pelo agronegócio no país. O óleo de rícino na economia tem sido muito influente e o Brasil exporta parte de sua produção para o restante do mundo.

Mas, quais são os benefícios do óleo rícino para o corpo humano? Veja como o óleo de rícino funciona, é muito bom para diferentes usos. Aqui vamos falar dos principais.

Capacidade nutricional e benefícios do óleo de rícino

O óleo de rícino é extraído de um vegetal, mas ainda não compõe dietas. Isso quer dizer que ele não tem qualidades nutricionais consideráveis. Pelo contrário, nesse óleo vegetal, existem substâncias vantajosas para o corpo, entre elas:

  1. Ácidos graxos;
  2. Ácido ricinoleico (que só existe nessa espécie vegetal);
  3. Ácido oleico (Ômega 9);
  4. Ácido linoleico e linolênico (Ômega 6);
  5. Ácido palmítico;
  6. Ácido esteárico;
  7. Vários minerais;
  8. Vitamina E.

Esse conjunto de substâncias faz do óleo de rícino um importante aliado à saúde. Entre seus principais benefícios estão:

Medicamento natural

Há muitos tratamentos que são realizados a base do óleo de rícino, vejamos:

  1. Constipação – um eficiente laxante, pode ser associado a sucos e outras bebidas, limpa o intestino em poucas horas, é seguro e pode ser usado até por crianças na primeira infância. Para isso basta usar uma colher de sopa de óleo de rícino via oral;
  2. Tratamento de fungos – esse óleo tem ação fungicida. Os ácidos presentes no óleo de rícino tratam diferentes infecções causadas por fungos. Normalmente, é usado antes da pessoa dormir; com poucas utilizações, micoses, por exemplo, são eliminadas. O óleo de rícino em fungos pode ser muito eficaz, mas se os sintomas persistirem procure um médico. Para esse fim basta de aplicar a quantidade suficiente de óleo de rícino na pele afetada pelos fungos;
  3. Doenças degenerativas – alguns estudos têm utilizado o óleo de rícino também no tratamento de doenças degenerativas, como Parkinson e esclerose múltipla, porém não há nada comprovado ainda.
  4. Dores nos ossos e músculos – tem ótimo efeito no tratamento da artrite, problemas nas articulações e dores musculares. Isso acontece devido as suas propriedades anti inflamatórias;
  5. Tratamento de beleza – o óleo de rícino já é muito utilizado para tratar acne, fortificar unhas, hidratar pele, retirar verrugas, dar mais saúde aos cabelos e evitar a queda destes. Essa é a área que mais avança na utilização desse óleo. Com o óleo de rícino você consegue fazer vários tratamentos estéticos em casa. Um exemplo é o uso de óleo de rícino no cabelo.

A presença da vitamina E ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, sendo, também, um poderoso cicatrizante. Em alguns casos, é usado na redução de celulites.

  1. Matéria-prima para indústria – esse ponto não deixa de ser um benefício para os humanos, visto que o óleo de rícino é biodegradável e seu descarte não traz prejuízos à natureza. Ele está presente em muitos produtos cosméticos, como como shampoos e condicionadores. O óleo de rícino não é prejudicial e pelo contrário, ao usar no cabelo óleo de rícino eles podem inclusive crescer mais rápido.

Óleo de Rícino Benefícios

Qual a melhor forma de usar o óleo de rícino?

Comercializado, normalmente, em pequenos frascos, o óleo é usado associado a outros produtos. Lembre-se que para usá-lo como medicamento é importante ser prescrito por um especialista. Nenhuma medicação deve ser ingerida sem a recomendação médica. O óleo de rícino na saúde não deve ser prejudicial, pois é natural, mas mesmo assim procure um médico antes de usar;

Vejamos algumas formas de utilização do óleo de rícino:

  1. Misturados a shampoos e condicionadores, trará mais saúde ao couro cabeludo, evitando quedas e fortalecendo as fibras do cabelo. Existem medidas específicas para distribuir o produto. Você pode fazer uma umectação de óleo de rícino, espalhando-o ao longo dos fios e lavando em seguida para deixá-los macios e sedosos;
  2. Na face, o óleo é ótimo para auxiliar no crescimento da barba ou dos cílios. Ao ser aplicado óleo de rícino nas raízes dos pelos e cabelos, ele estimula o crescimento;
  3. Associado ao hidrante, aqui, também, terá uma proporção ideal, sendo comum utilizar apenas uma colher de sopa; com a mistura poderá massagear todo o corpo, proporcionando uma hidratação profunda;
  4. Usar como laxante é mais recomendado para quem irá realizar alguns exames, ou para pessoas que estejam em algum tratamento; a posologia mais usual é de 15 a 60ml para adultos e 5 a 15ml para crianças.

É notório o potencial das propriedades oferecidas pelo óleo de rícino. Usadas da maneira correta, elas serão de grande valia para o seu bem-estar. Siga nossas recomendações e aproveite esse presente fantástico da natureza!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário