Cirurgia De Diverticulite É Perigosa? Leia Mais Aqui!
Veja aqui se a cirurgia de diverticulite é um procedimento complicado, quais são os cuidados necessários, quando é indicada e muito mais.
- Publicado: 12/12/2023
- Atualizado: 12/12/2023: 22 35
- Por:
A cirurgia de diverticulite é classificada como difícil, isso porque, geralmente, ela é feita quando acontece o processo de inflamação no divertículo, levando à urgência do procedimento cirúrgico.
Quando o divertículo vira diverticulite, é comum que o paciente tenha muita dor, sendo levado à internação o quanto antes. Isso costuma ser um sinal de que há pus dentro da barriga e, em casos mais graves, perfuração no intestino.
A cirurgia também é indicada quando a pessoa sofre frequentemente com os sintomas da doença, na qual é realizada a extração de um pedaço do intestino (onde há maior quantidade de divertículos) ou, em casos mais graves, se há em todo o intestino, a maior quantidade possível, o que é considerado bem arriscado.
Quando fazer a cirurgia?
É necessário uma intervenção médica quando o paciente não está com a saúde equilibrada ou sente que está se deteriorando por causa da doença. Quando não há melhoras nos sintomas, é nesse momento que alguns exames radiológicos são realizados, para verificar a existência de perfurações em intestino, peritonite, abscessos e fístulas.
Os maiores riscos da cirurgia incluem o vazamento de fezes para a cavidade do abdômen, porém isso pode ser tratado facilmente com outro procedimento cirúrgico. Por isso, é necessário conversar com um especialista no assunto, já que há casos que podem ser tratados sem a necessidade de cirurgia.