Início / Guia COMPLETO Sobre Alimentação / Chá de Erva-Doce: benefícios e contraindicações para a saúde

Chá de Erva-Doce: benefícios e contraindicações para a saúde

A erva-doce é um chá muito consumido, devido sua disponibilidade no país, seu sabor adocicado, e suas propriedades medicinais. Trata-se de uma ótima alternativa para aliviar diversos sintomas incômodos, além de fortalecer a saúde.

Hoje vamos te contar sobre os diversos benefícios do chá de erva-doce, e como ele pode te ajudar no dia a dia. Além disso, trouxemos algumas contraindicações de uso, já que nem todas as pessoas podem fazer uso desta planta incrível. Confira!

Benefícios do chá de erva-doce
Chá de Erva-Doce: benefícios e contraindicações para a saúde

Benefícios do chá de erva-doce

Este poderoso chá pode aliviar sintomas como cólica, dor e inchaço abdominal, bem como a má digestão. Ele também atua na melhora da dor de cabeça, controle de espasmos musculares, e ainda em sintomas de resfriados e gripes, como catarro, coriza e tosse.

A erva-doce também conta com antioxidantes, que ajudam a fortalecer a imunidade, já que diminuem os radicais livres, protegendo de possíveis infecções e doenças. Ela também ajuda na absorção dos nutrientes, por atuar no aumento das bactérias boas do intestino, melhorando a barreira de proteção.

O chá ainda pode ter um efeito calmante, ajudando pessoas que sofrem com insônia ou outros distúrbios do sono.

Veja também: Alimentos VERDES para você ter sempre em seu prato em 2024

O chá de erva doce é rico em propriedades nutricionais

Para que possa trazer esse tanto de benefícios, a erva-doce conta com diversos micronutrientes, que atuam auxiliando no funcionamento do organismo. Dentre estes podemos citar o potássio, vitaminas do complexo B, bem como as vitaminas A e C, ferro, cálcio, zinco, cobre, manganês, e uma quantidade considerável de fibras.

Quem não pode beber o chá de erva-doce?

Infelizmente, nem todo mundo pode aproveitar os benefícios do chá de erva-doce. Embora ele não cause efeitos colaterais em pessoas sem condições médicas, pode causar alterações para quem as possui. Por isso ele não é recomendado a pessoas com epilepsia, mulheres grávidas, bebês e crianças.

É importante que pessoas que se encaixam nestas condições procurem um médico antes de fazer uso da erva, pois ele poderá avaliar a possibilidade de introdução. Além disso, é melhor evitar o consumo exagerado do chá, já que ele pode causar alguns incômodos.

Caso consumido em excesso, o chá de erva-doce pode causar náuseas, vômitos, e até mesmo reações alérgicas.

Modo de preparo do chá de erva-doce

Para preparar este chá rico em benefícios é muito fácil! Basta colocar 1 colher de sobremesa de erva-doce em 300ml de água fervida. Depois é só tampar, e deixar a infusão abafada por 5 minutos, e por fim, coar antes de beber.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário