Início / Qualidade de Vida / Biotipo Corporal – Quais São e Como Saber o meu Biotipo Corporal?

Biotipo Corporal – Quais São e Como Saber o meu Biotipo Corporal?

É fácil perceber as diferenças físicas que umas pessoas têm das outras, e é comum reclamarmos da nossa forma física e desejarmos ter o corpo daquela pessoa que treina no mesmo horário que você na academia, ou mesmo que trabalha ao seu lado. Mas, o que muita gente não sabe é que existem formatos físicos diferentes, e eles, muitas vezes, vêm de heranças genéticas.

Desde a Grécia Antiga, os estudiosos procuravam agrupar os seres humanos de acordo com sua constituição física, pois já notavam que cada característica corporal também trazia diferenças de metabolismo, força muscular e, até mesmo, facilidades para ganhar ou perder peso.

Essas características individuais dos seres humanos estão em constante evolução, resultado de fatores externos (como as atividades físicas, a nutrição e o clima0 e fatores internos (como os hereditários, genéticos e patogênicos). Por isso, podem ocasionar modificações contínuas ao longo da vida de cada indivíduo.

Em 1940, o estudioso americano William Sheldon mudou a expressão biotipo para somatotipo. Baseado nas origens embrionárias dos tecidos, Sheldon definiu a estrutura morfológica de um indivíduo e classificou-a em três grupos: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia.

É comum que seu corpo tenha características dos três grupos, mas, normalmente, um dos grupos prevalecerá e definirá a forma física. É importante saber qual é o seu biotipo (ou somatotipo), para realizar exercícios mais adequados e direcionar melhor a sua alimentação, tudo de acordo com as particularidades predominantes em seu corpo.

Esses biotipos não só são interessantes para professores de educação física relacionarem o tipo corporal com o desempenho nos esportes, mas também têm sido muito utilizados para caracterizar o tipo físico que é mais vulnerável às doenças.

Quais As Características de Cada Biotipo?

Endomorfos

Eles têm formas arredondadas e macias, com grandes depósitos de gorduras. A principal característica do corpo é o formato de uma pera (forma extrema). O abdômen é grande e cheio e o tórax parece ser relativamente pequeno. Os Braços e as pernas são curtos e flácidos. Os ombros e a cabeça são arredondados. Os ossos são pequenos e a pele é macia.

Com metabolismo mais lendo e facilidade para ganhar peso, os endomorfos têm que ser ainda mais dedicados às atividades físicas e à qualidade da alimentação, já que são desfavorecidos, por conta da lentidão dos processos metabólicos.

Mesomorfos

Os mesomorfos têm por características corpo musculoso de formas angulosas. Apresentam cabeça cúbica e maciça, ombros e peitos largos e abdômen pequeno. Os membros são musculosos e fortes e possuem pouca gordura subcutânea.

Nesse biotipo, destacam-se os elementos musculares, ósseos e conjuntivos. Apresentam físico forte e retangular, músculos maciços e bem desenhados, pescoço forte e ossos proeminentes. O volume do tórax é maior que do abdômen e os ombros são fortes, com clavículas proeminentes. Os braços e antebraços dos mesomorfos são musculosos, a musculatura abdominal é firme e bem desenvolvida, as nádegas são firmes e os membros inferiores são fortes.

Esse biotipo não apresenta dificuldades para eliminar peso e tem uma maior disposição para ganhar massa magra, por terem uma densidade óssea boa. Por isso, manifestam resultados rápidos nos exercícios resistidos e grande força física.

Ectomorfo

Esse terceiro somatotipo (ou biotipo) tem estrutura corporal delicada, corpo e membros longos e finos, com o mínimo de gorduras e músculos. O tórax é aplainado e longo, as escápulas são aladas, os braços são longos e o abdômen é achatado. Os ombros são largos e caídos, o pescoço é fino e cumprido. Eles apresentam o rosto magro, o queijo recuado e a testa alta. As nádegas dos Ectomorfos são indefinidas e as pernas são longas e finas.

Os donos desse biotipo têm por característica o metabolismo acelerado. São aqueles que parece que podem comer tudo o que querem, independentemente de serem alimentos gordurosos e calóricos, que, mesmo assim, continuam com aspecto magro.

Como Saber Meu Biotipo Corporal?

Depois de conhecer as características físicas e metabólicas de cada um dos três biotipos definidos, não é difícil visualizar sua estrutura corporal e imaginar de qual biotiopo você faz parte. Mas, existem testes e avaliações que podem ser feitas, para definir tal classificação.

É importante saber que o corpo está em constante adaptação e sofrendo diversas mudança, de acordo com os treinos e a educação alimentar presentes na vida. Por isso que, mesmo visualmente parecendo fácil definir seu biotipo, o mais correto é procurar um profissional de educação física.

Ele utilizará métodos de avaliação baseados em estudos sérios e validados, com perímetros e diâmetros do corpo, dobras cutâneas e estatura específicos, e classificará os indivíduos em endomorfo, mesomorfo e ectomorfo.

Deixe seu comentário