Abacate – Benefícios, Tabela nutricional, Propriedades e Como consumir

Sendo uma fruta de polpa das mais suculentas que existem no reino vegetal, o abacate é oriundo da América Central. Porém, hoje, é cultivado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, que aproveita a versatilidade desse fruto em vários pratos da culinária típica.

abacate

Ao contrário do que muitos pensam, os lipídeos encontrados no abacate não fazem mal. Eles estão no grupo de gorduras que o corpo precisa para manter-se. É claro que nem por isso deve-se exagerar e empanturrar-se do fruto de casca verde, polpa amarela e um caroço atípico.

Considerado uma das frutas mais nutritivas de todas, vamos conhecer os valores nutricionais do abacate?

Tabela nutricional do abacate

Um pedaço da polpa do abacate com 100 gramas terá a seguinte composição nutricional:

  • Valor calórico – 120 kcal;
  • Proteína – 2,23 g;
  • Lipídeos totais – 10,06 g;
  • Carboidrato – 7,82 g;
  • Fibra total – 5,60 g;
  • Cálcio – 10 mg;
  • Magnésio – 24 mg;
  • Manganês – 0,10 mg;
  • Fósforo – 40 mg;
  • Ferro – 0,17 mg;abacate benefícios
  • Sódio – 2 mg;
  • Potássio – 351 mg;
  • Cobre – 0,31 mg;
  • Zinco – 0,40 mg;
  • Selênio – 0,40 mg;
  • Vitamina A – 7,04 mcg;
  • Tiamina – 0,02 mg;
  • Riboflavina – 0,05 mg;
  • Niacina – 0,67 mg;
  • Equivalente Niacina – 1,14 mg;
  • Folato – 35 mcg;
  • Vitamina E – 2,66 mg;
  • Vitamina C – 17,4 mg;
  • Gordura saturada – 1,96 g;
  • Gordura monoinsaturada – 5,51 g.

O abacate é cheio de energia, ótimo para pessoas que praticam exercícios físicos ou que estão em dietas para o emagrecimento. É também uma fonte considerável de vitaminas e minerais.

Mais propriedades do abacate

Rico em glutationa, um poderoso antioxidante, combate os radicais livres e promove a renovação celular. Além disso, possui beta-sitosterol, composto que age no fígado para equilibrar os níveis de HDL e LDL e que inibe a produção de cortisol.

Abaixo veremos mais propriedades do abacate:

Contra insônia

A liberação de cortisol tem seu pico entre 23h e meia noite e 6 e 8h da manhã. Se o abacate for ingerido a noite, evita-se esse pico de cortisol, melhorando a qualidade do sono e evitando a insônia.

 

Vitamina A e visão

A quantidade de vitamina A presente no abacate melhora a visão. A luteína é a responsável por ajudar no desgaste provocado pelos raios solares.

 

Combate o envelhecimento da pele

A fruta tem carotenoides importantes e, ainda, conta com as poderosas vitaminas A e C. O abacate dá o trato necessário à pele, pois a sua ação antioxidante impede o envelhecimento precoce.

 

Recomendado para diabéticos

É um alimento ótimo para montar cardápios de pessoas diabéticas, pois ele fornece energia, sem elevar os níveis glicêmicos.

 

Reduz o colesterol

O abacate ajuda a melhorar o perfil lipídico, pois seu fitosterol age diretamente no  fígado, equilibrando os níveis de HDL e LDL.

 

Inibe o apetite

Muitos estudos apontam a saciedade oferecida pelo abacate como uma de suas melhores propriedades para pessoas que fazem regime. Devido a boa quantidade de gorduras insaturadas, a pessoa não fica com fome depois de algumas horas.

 

Ajuda a eliminar a gordura abdominal

Quando o cortisol está alto, o hormônio GH diminui, o que reduz, também, a lipólise (quebra de gordura). Assim, tem-se o acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. Como já mencionado, compostos presentes no abacate ajudam a diminuir a liberação de cortisol.

 

Como consumir o abacate

Há muitas formas de comer o abacate, e por mais deliciosa e saudável que seja, evite excessos, principalmente se está em fase de emagrecimento.

Receitas com abacate

Aqui, listamos incríveis dicas para montar seu menu diário, a partir do abacate:

  1. Vitamina/creme de abacate – quer coisa mais deliciosa? Bata a fruta com leite e outras frutas. Também, poderá colocar aveia, mel, etc.;
  2. Abacate no forno – quem disse que ele não vai ao fogo? Pratos incríveis podem ser criados. Tanto para vegetarianos quanto para carnívoros;como consumir abacate
  3. Sorvete de abacate – sobremesa que não pode faltar no verão, basta bater a fruta congelada e acrescentar o que mais gostar, algumas opções são banana congelada, cacau em pó, canela, mel;
  4. Guacamole – se nunca provou, não sabe o que está perdendo! É uma espécie de purê de abacate com tomate, limão, cebola e temperos, muito comum na cozinha mexicana.
  5. Salada – que tal incrementar aquela salada de folhas com fatias ou pedaços de abacate?
  6. Puro – apesar de existirem muitas receitas deliciosas com abacate, comê-lo puro também é uma ótima opção, experimente!

 

E aí, já sabe como vai preparar o abacate em sua casa? Ótimo! Aproveite esse fabuloso fruto em sua dieta.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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