Início / Suplementos / Whey substitui a refeição? Nutricionista responde esta dúvida recorrente

Whey substitui a refeição? Nutricionista responde esta dúvida recorrente

O whey protein é um suplemento proteico muito utilizado por praticantes de academia. Ele tem diversos benefícios, e um deles é facilitar a ingestão de proteínas, já que possui uma grande concentração do nutriente em um volume baixo de alimento.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como utilizar o suplemento, principalmente se é possível substituir uma refeição com ele. E a verdade é que depende da refeição! Quer saber como você pode incluir o whey em sua rotina alimentar? Hoje vamos te explicar.

Whey Protein
Whey substitui a refeição? Nutricionista responde esta dúvida recorrente

Entenda a composição do whey

Para o whey protein ser considerado de qualidade, deve fornecer entre 22 e 30g de proteína por porção e ter uma quantidade de carboidratos e gorduras bem mais baixa. As calorias também importam para a qualidade do suplemento, sendo o ideal no máximo 200 calorias por porção.

Para chegar a essa composição, é preciso um processo em que a proteína do leite é isolada, tornando muito mais simples o processo de absorção e a concentração do nutriente. Além da proteína, outras vitaminas e minerais são encontrados no whey, no entanto, não em uma quantidade expressiva.

Veja tambémAlém do peso: A importância do percentual de gordura na saúde

Por quais refeições podemos substituir o whey

Este suplemento foi criado para ser uma opção prática de alimento, então, o indicado é consumi-lo em horários em que você não tem muito tempo para comer. No entanto, devido à sua composição limitada de nutrientes, não é interessante colocá-lo no lugar de refeições principais, como almoço e janta.

Nestas refeições, o ideal é você consumir uma combinação maior de alimentos, como carboidratos, proteínas, leguminosas e vegetais. O whey não pode oferecer tanto nutriente quanto poderiam ser consumidos com um prato de comida, por isso, não é aconselhável a troca.

Mas você pode tranquilamente substituir o café da manhã e os lanches da manhã e tarde por uma dose de whey, isso é claro, se estiver de acordo com a composição saudável do plano alimentar.

Como consumir o whey na rotina alimentar

O whey é facilmente diluído, então você pode misturá-lo com água, leite, iogurte ou frutas. Você pode adicioná-lo em smoothies, mingaus e até mesmo em receitas mais elaboradas, como panquecas, por exemplo.

O ideal é consumir o suplemento uma vez ao dia, caso não consiga bater as metas de proteína indicadas por seu nutricionista, mas pode aumentar o consumo, caso essas metas sejam maiores.

Mas é importante alertar que um nutricionista deve ser consultado antes de introduzir qualquer suplementação, para avaliar a necessidade e a quantidade do mesmo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário