Queijo Minas – Calorias, Benefícios e Propriedades

Confira aqui os benefícios do queijo minas em comparação com outros queijos, conheça a tabela nutricional completa do alimento e como o fazer em casa.

O queijo minas, também conhecido como frescal, é uma opção menos calórica do que as versões do queijo amarelo. Por conta disso, os nutricionistas o recomendam como um bom alimento para matar a fome sem sair da dieta, principalmente as de emagrecimento.

Em comparação aos queijos amarelos, por exemplo, prato ou mussarela, ele possui menos gorduras saturadas e menos sódio.

queijo minas benefícios

Benefícios do Queijo Minas

Abaixo, segue os 5 principais benefícios do queijo minas para a saúde, que vão te convencer de que é uma boa ideia incluí-lo no seu cardápio diário.

1 – Aumenta a imunidade

O queijo minas é um alimento que possui grandes quantidades de vitamina D, substância que age diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. Na prática, isso significa que o seu consumo regular deixa o corpo mais forte contra infecções bacterianas e virais comuns, como a gripe, os resfriados ou a infecção urinária.

No entanto, lembre-se que o consumo de vitamina D só funciona se a pessoa se expor ao sol com regularidade. Já falamos, aqui, sobre como suplementar a vitamina D.

2 – Deixa o cabelo mais forte e saudável

Uma dos principais benefícios do queijo minas para a saúde é a sua ação antioxidante. Os flavonoides e outros compostos presentes em sua composição minimizam a ação dos radicais livres – substâncias que fazem com que as células envelheçam, diretamente relacionada ao desenvolvimento de tumores.

O consumo de alimentos com a função antioxidante ajuda a manter as células jovens – o efeito é visível em pele, cabelo e unhas que ficam mais fortes e bonitos.

3 – Serve de fonte de proteínas essenciais

As proteínas são uma das tantas necessidades essenciais ao organismo, principalmente para a manter os músculos saudáveis. Quem faz treinos para a hipertrofia costumeiramente precisa consumir uma quantidade maior de proteína, e os queijos em geral são fontes desse nutriente.  Já mostramos, aqui, dicas de como aumentar a massa muscular.

4 – Ajuda no processo de emagrecimento

No queijo minas você não encontrará substâncias especiais que auxiliam no emagrecimento, como a ação termogênica ou a grande quantidade de fibras. No entanto, por ser hipocalórico, ele pode ser uma boa alternativa para pessoas que estão fazendo a transição para uma alimentação saudável e nutritiva.

5 – Previne contra doenças cardiovasculares

Mais uma vez, esse alimento beneficia o organismo não por conter propriedades especiais, mas porque é uma versão mais saudável para aliar à dieta. Sua fórmula contém quase a metade de gordura saturada do que o queijo mussarela, por exemplo.

Em relação à quantidade de sódio, as diferenças são ainda maiores: enquanto três fatias de queijo prato contêm 581 mg e de mussarela possuem 875 mg, o queijo minas frescal tem somente 31 mg para a mesma proporção. O placar faz com que ele seja uma boa opção para os hipertensos. [Confira, aqui, uma opção de dieta completa para hipertensos]

Propriedades e Tabela Nutricional do Queijo Minas

Abaixo, segue a proporção de cada nutriente encontrado no Queijo Minas, em comparação com os dois tipos de queijos amarelos mais comuns (prato e mussarela) – as medidas são de 50 gramas:

Energia115 kcal178 kcal140 kcal
Proteínas7,7 g14,4 g10,6 g
Lipídios (gorduras)9,2 g12,1 g10,2 g
Colesterol0 mg40 mg39 mg
Cálcio940 mg365 mg227 mg
Sódio31mg290 mg187 mg

Como fazer queijo minas

Mais uma vantagem do queijo minas é que ele pode ser feito em casa de forma muito prática e barata. Você somente precisará de dois ingredientes.

queijo minas como fazer

Ingredientes

  • 4L de leite;
  • 4 ml de coalho (pode ser encontrado no mercado)

Modo de preparo

  1. Ferva o leite até 90°C e deixe esfriar até 35°C, usando um termômetro culinário – as medidas são importantes para evitar que a receita desande;
  2. Separe a nata do leite e acrescente o coalho;
  3. Mexa e deixe descansar por seis horas;
  4. Talhe o queijo, passando uma faca para soltar o soro;
  5. Deixe descansar por 40 minutos;
  6. Jogue tudo em uma peneira até que o soro saia bem;
  7. Tempere com sal e outros condimentos, se desejar;
  8. Coloque em uma forma quadrada ou redonda e deixe descansar por dois a três dias. Quanto mais tempo o queijo descansar, mais duro ficará.

Depois de pronto, ele pode ser guardado normalmente no refrigerador.

Para ficar com a consistência de queijo minas, deve-se deixar descansar somente de um dia para o outro. Do contrário, caso queira obter um queijo mais amarelado, basta deixar até quatro dias descansando.

 

Queijos brancos como o minas, ricota, requeijão e cottage possuem menos calorias e gorduras, por isso são mais indicados nas dietas de emagrecimento. Já os queijos amarelos como mussarela, prato, parmesão e outros possuem mais gordura e, consequentemente, mais calorias. Contudo, também podem ser consumidos por quem deseja emagrecer, desde que moderadamente e na quantidade certa. Na dúvida, é melhor consultar um nutricionista!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário