Início / Frutas e Seus Benefícios / Faz mal comer mamão todos os dias? Profissional responde

Faz mal comer mamão todos os dias? Profissional responde

O mamão é uma fruta versátil que oferece diversos benefícios para a saúde, além de ser muito saboroso e conquistar muitos paladares. Mas será que é seguro comer mamão todos os dias? Vamos te contar hoje!

Mamão papaya
Faz mal comer mamão todos os dias? Profissional responde

Pode comer mamão todos os dias?

O mamão é uma ótima fonte de nutrientes, incluindo vitaminas e minerais importantes. Além disso, é fonte de fibras que melhoram a saúde digestiva e regulam os movimentos intestinais.

Comer mamão todos os dias, não só pode, como traz uma série de benefícios para a saúde. A vitamina C presente na fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infecções e doenças. A vitamina A é importante para a saúde dos olhos e da pele.

Além disso, ele potencializa a absorção de nutrientes devido a presença de papaína. Essa enzima pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como constipação e indigestão.

Veja também: Esta receita de Semente de Mamão Assada no Forno melhora sua saúde

Mas é preciso moderação!

É importante consumir mamão com moderação, principalmente se você estiver consumindo a variedade papaya, que é mais comum. O recomendado é comer cerca de 1/2 mamão papaya por dia para ter os benefícios nutricionais.

Em excesso, ele pode levar à carotenemia, uma condição na qual a pele adquire uma tonalidade amarelada devido ao acúmulo de carotenoides, como o betacaroteno, presente no mamão. Embora não seja uma condição grave, pode não agradar muitos por conta da estética.

Outra dica é escolher frutas maduras e frescas, para absorver mais nutrientes. Mamões maduros têm uma cor laranja ou vermelha intensa e uma textura mais macia ao toque. Evite mamões verdes ou muito duros, pois eles podem ser difíceis de digerir.

Como consumir o mamão diariamente?

Experimente adicionar mamão a sua dieta de várias maneiras. Você pode comer a fruta fresca, adicionar em saladas de frutas, vitaminas ou até mesmo grelhá-la levemente e servir como acompanhamento para pratos de carne ou peixe.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário