Como usar coletor menstrual?

Confira aqui como usar o coletor menstrual: como colocar, tirar, limpar e armazenar a sua peça sem complicações!

Para usar o coletor menstrual é preciso dobrá-lo em forma de C ou U e colocá-lo no interior da vagina numa linha horizontal em direção ao reto – e não em direção ao útero, como acontece na colocação de absorventes internos. Após introduzir, deve girá-lo para garantir que não fique amassado. A pontinha deverá ficar para fora ou entre os lábios vaginais.

Existem várias formas de enrolar o coletor de silicone para facilitar a colocação. A posição também pode ajudar: de cócoras, sentada ou em pé – será preciso descobrir qual é o melhor. Antes de usar, é preciso se certificar de que comprou o tamanho certo: tipo A para mulheres acima de 30 anos ou que já tiveram filhos e B para mulheres com menos de 30 ou que nunca foram gestantes.

como usar coletor menstrual

Como tirar o coletor menstrual

Para retirar o coletor menstrual da cavidade vaginal deve-se estar sentada com as pernas abertas ou de cócoras. Deve-se encontrar a ponta do copo e puxar até que o coletor saia completamente do canal vaginal.

O sangue deverá ser despejado e o coletor lavado com água abundante e sabão (de preferência de Ph neutro). Ele pode ser secado com papel higiênico e recolocado em seguida, sem problemas ou perigos para a higiene interna.

Algumas mulheres cortam o puxador do coletor menstrual devido o incômodo da peça. Nestes casos, para retirar com segurança deverá colocar os dedos dentro do canal vaginal em forma de pinça e puxar o coletor para fora até que saia completamente.

Limpeza e manutenção do coletor

Recomenda-se ficar com o coletor menstrual dentro da vagina num período de 8 a 12 horas. Mulheres com fluxo menstrual muito grande podem trocar com uma frequência maior ( de 4 a 6 horas).

Cada vez que for recolocar é recomendado lavar com água abundante e sabão e, ao final de cada ciclo menstrual, ele deverá ser fervido em uma panela com água para limpeza mais profunda e garantia da eliminação de fungos e microorganismos.

Mantenha de 4 a 5 minutos na água fervente e, ao finalizar, armazene em um local recomendado (pote de plástico esterilizado ou sacos de tecido de fibra natural). A mesma peça pode ser mantida por até 10 anos ou até que haja motivo para a troca como odor, manchas amareladas incômodas ou alteração do formato.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário