Os 7 melhores benefícios da Taioba para sua saúde!

Veja aqui quais são os 7 principais benefícios do consumo da Taioba na sua alimentação, quais os cuidados necessários, como consumir e muito mais.

A Taioba é um vegetal folhoso muito comum no estado de Minas Gerais, ela é conhecida também como orelha-de-elefante, macabo, mangará, mangará-mirim, mangarito, taiova ou taiá, além de outros nomes que variam de acordo com a localização.

Ela teve sua origem da América Central; hoje, ela é cultivada em larga escala em regiões tropicas ou sub tropicais. Riquíssima em várias vitaminas e minerais como  arginina, leucina, lisina, fenilalanina, valina, potássio, cálcio, ferro, manganês, entre outros. 

Quais os benefícios da Taioba para a saúde?

Os 7 melhores benefícios da Taioba para sua saúde!

1 – Ajuda o intestino

Uma planta rica em fibras, ela ajuda ao seu intestino funcionar melhor, isso porque o bolo fecal fica maior e também acelera a saída das fezes. Para quem sofre constantemente com prisão de ventre, a taioba é super indicada.

Uma boa ideia é consumir a taioba por meio de um suco detox ou com shake.

2 – Amiga da visão

A composição da taioba é rica em vitamina A, um nutriente que é super requisitado na saúde dos olhos, com o consumo correto dessa vitamina é possível reduzir problemas como a degeneração macular, cegueira noturna e catarata, essas doenças e condições costumam aparecer com a chegada da idade.

3 – Antioxidante

As folhas de taioba são muito ricas em vitamina C, que é um poderoso antioxidante e que atua diretamente no fortalecimento do nosso sistema imunológico, isso impede que doenças oportunas derrubem a sua saúde, como gripes, câncer e aterosclerose.

4 – Combate a anemia

A taioba é uma folha que possui grandes quantidades de ferro, um mineral super requisitado no nosso corpo, principalmente para incentivar o transporte de oxigênio no sangue. Quando esse mineral está em falta no organismo é comum que a anemia seja diagnosticada.

A taioba também é muito rica em vitaminas B, que aumentam a energia do nosso corpo e diminuem a fadiga, que normalmente está atrelada à anemia.

5 – Regulariza a pressão arterial

Tem grandes quantidades de potássio em sua composição, isso influencia diretamente no equilíbrio dos níveis da pressão arterial, de modo que fique estável. Ela é um vasodilatador natural e impede que o corpo tenha picos de pressão, além de prevenir que a pessoa sofra com cãibras.

6 – Fortalece os ossos

Ela é rica em cálcio e fósforo, isso aumenta diretamente a qualidade dos ossos, diminuindo chances da osteoporose se instalar no corpo do indivíduo.

Essa é uma doença que costuma afetar pessoas em idade mais avançada e mulheres que estão na fase da menopausa.

Para quem quer aumentar a força dos dentes e a contração dos músculos, a taioba também é uma boa fonte de nutrientes.

7 – Produção de colágeno

Ainda pela sua grande quantidade de vitamina A, ela é recomendada para pessoas que queiram ter uma melhor produção de colágeno no corpo, isso porque a pele vai ficar muito mais saudável, prevenindo o envelhecimento precoce e as linhas de expressão. Ela também tem ações antioxidantes que podem influenciar na eliminação de toxinas maléficas no seu corpo.

Cuidados com a taioba!

A folha de taioba crua é rica em oxalatos, um fator antinutricional que impede que nutrientes sejam absorvidos, devendo ser eliminados antes do consumo. Por isso, a recomendação é cozinhar as folhas. Uma pesquisa observou uma redução de aproximadamente 73% no teor de oxalatos em folhas de taioba que foram cozidas em água durante 40 minutos; quando cozidas por 1 hora, a quantidade de oxalato foi próxima de zero.

Os 7 melhores benefícios da Taioba para sua saúde!

Direita: taioba brava. Esquerda: taioba mansa.

A taioba mansa (que é a indicada para consumo) deve ser escolhida com cuidado, isso porque ela é facilmente confundida com a taioba brava, espécie venenosa para o organismo humano.

A taioba brava e a taioba mansa possuem a folha no mesmo formato triangular, quase de um coração, porém o que diferencia uma da outra é que a taioba mansa possui uma junção única no encontro do talo, enquanto a brava tem esse encontro antes do talo, o mesmo tem a coloração roxa.

 

 

 

A taioba pode ser consumida como tempero para alguns alimentos, cozida como a couve, em saladas, sopas, refogados, por meio de sucos e chás, tudo vai depender da maneira que você prefere.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário