Soro Caseiro: Aprenda a Preparar essa Solução Vital em Casa
Confira aqui o passo a passo de como fazer soro caseiro e o soro para inalação. Saiba qual a dosagem correta para todos os públicos, inclusive para pets.
- Publicado: 27/12/2023
- Atualizado: 28/12/2023: 20 21
- Por: Vitória Martinez
Quando se passa por um episódio de fortes perdas de líquidos, seja por episódios de vômitos ou diarreias, é preciso repor os minerais perdidos, e a forma mais utilizada para isso é por meio de soro.
Em 1970, o Ministério da Saúde divulgou o soro caseiro como uma forma simples e barata para reidratação oral, principalmente para o tratamento de viroses, que são muito comuns até hoje. Veja como preparar esta solução e como utilizá-la em caso de necessidade.
Como preparar o soro caseiro
Para preparar o soro caseiro você vai precisar apenas de:
- 1 litro de água mineral ou fervida;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de café de sal.
Basta misturar tudo, até os ingredientes dissolverem, e ir bebendo aos poucos durante o dia. Essa mistura dura no máximo 24 horas, armazenada em uma garrafa de vidro dentro da geladeira.
Se você deseja preparar uma porção menor de soro, para não correr o risco de estragar, fique atento às medidas abaixo. O modo de preparo é o mesmo.
Veja também: O poder nutritivo da cenoura: um tesouro nutricional além dos carboidratos
- 1 copo de água;
- 2 colheres de café rasas de açúcar;
- 1 colher de chá de sal.
Em quais casos é recomendado utilizar o soro caseiro?
Quando você passa por um episódio de desidratação, é indicado que reponha os nutrientes e eletrólitos com o soro caseiro. Você pode precisar em casos de vômitos, diarreia, insolação, virose, pressão baixa, enxaqueca e até mesmo após atividades físicas extenuantes.
No entanto, o soro serve apenas para reidratação e não como tratamento para viroses ou certos sintomas que não sejam relacionados com a desidratação.
Como fazer uso do soro caseiro?
O soro caseiro deve ser ingerido aos poucos ao longo do dia, e não uma grande quantidade de uma vez. Para indivíduos acima de 12 anos, o ideal é beber no máximo 100 ml (meio copo) por vez, várias vezes ao dia.
Para bebês acima de seis meses, o ideal é oferecer cerca de 60 ml por vez, no máximo três vezes no dia. Para bebês menores de seis meses, que ainda não começaram a introdução alimentar, o ideal é não oferecer o soro caseiro.
O soro pode ser oferecido também para animais, quando apresentarem vômitos, diarreias ou vermes intestinais. Para cães de porte médio e grande, o ideal é oferecer de 100 a 200 ml do soro até três vezes ao dia. Para cães de pequeno porte e gatos, o ideal é oferecer de 50 a 100 ml do soro, até três vezes ao dia, também.