Zumba – O que é? Como fazer e dicas para você começar

A Zumba é um exercício físico aeróbico de muita fama que se utiliza de rimos de dança latina que incluem a salsa, merengue, mambo, reggaeton e brasilidades como o samba, axé e funk. A zumba serve, para muitas pessoas, como uma excelente forma de perder peso sem esforços, outros conhecem somente pela amiga, irmã ou conhecidos que fizeram da atividade o assunto de todas as conversas.

Dos últimos anos para cá, a Zumba tornou-se mundialmente conhecida. Em menos de uma década o exercício conquistou mais de 7 mil instrutores licenciados, cerca de 200 mil academias especializadas cadastradas e mais de 15 milhões de praticantes espalhados por 180 países do mundo. Foi com esse sucesso que ela ganhou o status de maior academia fitness do mundo. 

O segredo que tornou a Zumba Fitness um negócio lucrativo foi revelado por Beto Perez, o criador da categoria. Nas palavras dele, o exercício aeróbico foi criado para os 90% da população mundial que não gostam de realizar uma atividade física, mas gostam de festejar. As aulas aliam movimentos de alta queima calórica com o músicas agitadas de danças latinas, juntas faz com que o emagrecimento seja somente uma consequência do divertimento saudável.

Zumba Emagrece?

A aula de zumba é um exercício de alta queima calórica, muito indicada para queimar gordura e barriga rápido. Em uma única aula completa – que tem duração entre 45 minutos a uma hora – pode-se perder de 600 a 1000 calorias, de acordo com a intensidade dos movimentos da mistura da dança, uma boa forma de adquirir ganho de massa: emagreça dançando. Se você está pensando em fazer zumba, saiba que emagrece mesmo, seu corpo terá vários benefícios, principalmente no bumbum, pernas, posterior de coxa, além de outros benefícios.

Os músculos mais trabalhados são as pernas e o bumbum (glúteo, quadríceps, coxas e os músculos da panturrilha), além disso combinam exercícios aeróbicos aplicados ao abdômen, lombar e os membros superiores para queimar aquelas gorduras acumuladas, aumentando o gasto calórico por meio da dança Zumba Fitness, numa aula se divertindo. Se houver empenho na aula você consegue resultados visíveis e o corpo durinho dentro de três meses ou menos, tudo isso com 1 hora de aula completa de Zumba se perde peso rápido e queima calorias, os melhores exercícios para a sua saúde.aula de zumba

É claro que, assim como todo exercício, as aulas devem acompanhar um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada para que os resultados da prática da zumba sejam potencializados e duradouros, Zumba não é milagrosa sozinha, os seus hábitos alimentares contribuem para que perca barriga e na queima de calorias. Muitos hábitos podem ser incluídos numa rotina de perda de peso, como alimentos termogênicos, sucos detox para eliminação de líquidos se você quer perder calorias em pouco tempo, entre outros. Você também deve se adaptar as velocidades diferentes dessas aulas fitness.

A Zumba Dance é considerada atualmente pelos profissionais de atividade física ou instrutores de Zumba, o primeiro passo para o emagrecimento. Com ela, escapa-se da ideia de academia tradicionais, com exercícios repetitivos, cansativos e monótonos. A dança zumba é muito indicada em iniciantes no emagrecimento, quase como uma aula de ginástica, para Zumba principiantes que querem emagrecer rápido.

A Zumba, por muitos, se torna uma diversão saudável, um hobby. É certamente um dos poucos exercícios que você vai se apaixonar por fazer, depois de realizar todos os movimentos e cansar muito ainda vai querer voltar no dia seguinte para mais 1 hora de exercícios e perder peso. A dica é: experimente fazer uma aula de Zumba dança em academias e veja como os participantes acham a aula divertida.

Milhões de pessoas não se arrependem de ter começado a praticar a zumba. Para muitas o significado da Zumba se tornou uma mudança de vida para um estilo mais saudável e de qualidade. A Zumba ajuda no bem estar e a gordura perder até mesmo nos iniciantes em exercícios físicos.

Prova disso está no relato de pessoas que iniciaram a atividade e dizem que a prática da divertida Zumba foi responsável por verdadeiras mudanças no estilo de vida e por finalmente conseguir ficar em forma. Tem categoria até exercícios para perder peso para as mães que vão com seus filhos de colo, os alunos amam!

Se a sua desculpa é “ah, eu não levo muito jeito para danças”, não se preocupe, as aulas de zumba podem ser feitas por qualquer pessoa – desde as iniciantes no ramo da dança (ou atividades físicas) até as mais experientes, afinal, é sua oportunidade de deixar o sedentarismo de lado e iniciar uma dieta com uma alimentação saudável. A intensidade dos exercícios pode aumentar gradativamente conforme você for melhorando o seu condicionamento e resistência física, além de até 1000 calorias na Zumba queimar.

aula de zumba

O diferencial da zumba é que ela não chega a ser exatamente uma aula de dança, na qual você se preocupa somente em aprender os passos, e nem uma sessão de treinos em aparelhos de academia onde os movimentos são individuais e monótonos, é quase uma fitness dança, você consegue emagrecer com exercício variado. Nas aulas de Zumba Fitness a prática é em grupo com ajuda de personal trainer, música boa e muito dinamismo.

E não pense que somente nós, pessoas anônimas e comuns, que podemos ser adeptos desse execícios, famosos como Claudia Leitte (embaixadora mundial da Zumba no Brasil), Fiorella Mattheis, e até a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, Jennifer Lopez e Shakira são adeptas da Zumba e exercício em específico. É programa para você que está querendo emagrecer em pouco tempo.

Para iniciar não é preciso nenhum tipo de equipamento, somente a boa vontade. As roupas ideais são as frescas, se puder evitar o algodão porque é um tecido que esquenta, é recomendado. A Legging é excelente para exercitar o máximo da flexibilidade e, nos pés, um tênis de corrida ou para exercícios aeróbicos é o mais recomendado. O resto, pode deixar com a Zumba, ela será a responsável por te cativar pelo verdadeiro e poderoso “ritmo ragatanga” ou também a aula autrohiit, outro nome fácil de zumba.

Como Acontecem As Aulas De Zumba

As aulas de zumba tem duração de 45 a 60 minutos. Começa-se com exercícios de aquecimento e alongamento. Depois passa a ficar mais intenso, iniciando com as coreografias fáceis de seguir, ensinadas pelo professor. É muito simples o circuito para perder mil calorias.

Cada movimento ou exercícios em questão da coreografia tem a intenção de trabalhar um músculo do corpo em especial. As músicas são trocadas em cerca de 4 minutos e seguem sempre um rimo animado e bastante dinâmico, sem poder parar para descansos. Mesmo assim, poucas pessoas sentem essa necessidade, além de que ajuda a perder a vergonha, encontra uma academia perto de você e comece o quanto antes essas aulas fitness completas.

Os passos das danças ensinadas pelos instrutores são fáceis de acompanhar e proporcionam uma série de benefícios para o corpo que vão desde a perda de peso até a prevenção de doenças cardíacas.

Para quem quer conhecer um pouco melhor sobre o exercício recomenda-se a aula de zumba para iniciantes, geralmente tem um rimo um pouco menos intenso e trabalha músicas conhecidas com ritmos brasileiros. Alguns chamam essas aulas de Zumba 100% fácil de fazer. A empresa Zumba possui os melhores exercícios para perder peso, são os mais indicados para acabar com quantas calorias desejar.

Existem DVDs, programas online e vídeos na web e na mídia que ensinam os passos da Zumba para que você possa fazer em casa. Assim, você não precisa nem se deslocar para as academias que oferecem as aulas para a turma e pode assistir de onde quer que esteja, saiba tudo em Zumba apenas com conexão da internet. Já imaginou perder barriga em sua casa? A diferença é que a prática no coletivo torna tudo mais divertido e com aquela verdadeira sensação de festa, na sua própria sala.

Confira como é uma aula de zumba para iniciantes no vídeo abaixo:

Depois, para quem pegar gosto pela coisa os níveis podem ser aumentados e também encaixados em diferentes categorias da Zumba que incluem a prática de outros exercícios tradicionais da academia tradicional como o Step, Musculação e outros. É muito divertido, você já se sente entre os melhores dias na sua casa até.

Confira Todas As Modalidades De Zumba Reconhecidos Pela Academia Oficial Zumba Fitness LCC

Zumba Gold: Essas aulas são perfeitas para iniciantes, pois tem um ritmo mais tranquilo e oferece maior flexibilidade dos exercícios para incluir pessoas com necessidades especiais ou que tem limitações físicas, como no caso de idosos.

Zumba Toning: A principal finalidade da categoria é o trabalho da resistência física, ela oferece uma série de exercícios aeróbicos de alta intensidade com rimos contagiantes e ainda adota alguns exercícios de musculação para tornear bem os músculos.

Aula de Zumba Toning

Zumba Aqua: Esta modalidade é feita em piscinas e combina alguns princípios da hidroginástica. A categoria é ideal para pessoas que necessitam de um exercício que não tenha impacto, como o caso de alunos que tenham doenças musculares, osteoporose ou osteopenia, fibromialgia e outros.

Zumba Tomic: A modalidade especial para crianças, ela ajuda no aprimoramento da coordenação motora e alia diferente jogos e ritmos de dança que tem como principal função estimular à atividade física e criar gosto por um estilo saudável de vida. É recomendado de 8  a 12 anos. Menores do que isso devem se enquadrar na Zumbatomic Lil Starz.

Zumba no Circuito: Também tem como principal fundamento o trabalho da resistência física e com ajuda de circuitos para deixar a aula bem dinâmica. Devido a sua alta intensidade essas aulas tem uma duração menor, que vão de 30 a 45 minutos, uma Zumba de emagrecer mesmo.

Zumba Step: O Step é um exercício conhecido para perder peso e condicionar os músculos da panturrilha e glúteos. Para as mulheres que estão em busca de um bumbum durinho essa categoria é a ideal, ele utiliza degraus e cadeiras para trabalhar regiões localizadas.

Zumba Sentao: Essa modalidade utiliza cadeiras para tornear os músculos da coxa e abdômen, também fortalece a coluna e lombar evitando aquelas dores que chegam com a idade. O clima de festa é característico das aulas e tem uma pegada um pouco mais sensual.

Na saída da aula já é possível perceber os primeiros resultados, com o fortalecimento dos músculos. Logo nas primeiras semanas a resistência física é percebida ao subir escadas, fazer caminhadas ou corridas.

No vídeo abaixo a cantora Claudia Leitte tem uma aula gravada com o criador da Zumba, faça o teste em casa:

Onde Praticar Zumba Fitness

Hoje em dia, com a popularidade do programa fitness Zumba mais praticado do mundo a oportunidade de praticar essa dança latina ficou muito mais acessível. É muito fácil encontrar aulas em qualquer academia no seu bairro ou ainda aproveitar os cursos que oferecem aulas online com ritmos e danças diversas que vão desde o hip hop até o samba. Assim, você não precisa nem sair de casa para praticar, dessa forma você pode

No entanto, faça uma experiência de ter uma aula em grupo você perceberá que realizar as aulas junto com outras pessoas, ouvir o tom da música e poder ver seus exercícios funcionando na prática.

Infográfico Benefícios da Zumba

Os benefícios da Zumba são inúmeros: ela melhora o sistema cardiovascular, ajuda a eliminar toxinas do organismo, melhora o condicionamento físico, ajuda no ganho de massa muscular, emagrece, queima muitas calorias, aumenta o astral, coordenação, aumenta a resistência física flexibilidade, previne a depressão e doenças do sistema imunológico.

No entanto, o mais importante é que a Zumba é a verdadeira responsável pela mudança de vida de muitos praticantes que largaram um estilo de vida sedentário e  condizente com a sociedade contemporânea para tornar-se mais ativo, com melhor qualidade de vida e uma autoestima recuperada pelos efeitos da perda de peso.

Preparamos um material gráfico que ilustra bem os principais benefícios que a Zumba pode lhe proporcionar. Veja todos seus benefícios:

Origem da Zumba: o resultado criativo de uma dança improvisada

A Zumba foi criada pelo coreógrafo colombiano Beto Perez, o mesmo que trabalhou com a estrela Shakira em mais de um clipe. Já dá pra ver que a Zumba nasceu em berço de ouro.

O seu primeiro indício surgiu num dia que Beto esqueceu as fitas cassetes de músicas que coreografaria durante uma aula em meados da década de 1980. Teve de improvisar com ritmos de salsa, merengue e outros latinos com exercícios aeróbicos.  A aula diferente foi um sucesso.

As primeiras aulas de Zumba dadas por Beto aconteceram em horários fracos de academias, com inicial de somente 5 alunos. A diversão era tanta que no dia seguinte a mesma sala já tinha 60 entusiasmados com o ritmo. Em 2001, as aulas já eram sucesso na Colômbia, mas foi somente alguns anos depois  que o criador da dança deu origem oficial da Zumba nos Estados Unidos com ajuda de dois empresários.

Em menos de uma década a Zumba se tornou o negócio fitness mais praticado do mundo. O segredo foi a conquista daquela parcela da população que precisava emagrecer, mas não tinha vontade nenhuma de fazer exercícios físicos.

De acordo com Beto Perez, no início, o Brasil não aceitou bem os ritmos latinos e, por isso, aos poucos foi-se implementando coreografias com Samba, Funk, Axé e músicas de artistas populares do país como Claudia Leitte, por exemplo.

A música não é um coadjuvante e sim um protagonista essencial nas aulas, elas dão a sensação de divertimento, um diferencial do exercício, uma peça chave que o mundo fitness não dava valor até então, em um exercício de perder muito mais do que peso, perca até o receio de passar vergonha!

As coreografias são ensinadas para os instrutores licenciados, mas todos os professore tem autonomia para criar novos passos e compartilhar com seus alunos. É importante somente pensar numa carga adequada de exercícios para uma queima calórica ideal e trabalho de diferentes músculos do corpo.

Beto Perez, quando fala das vantagens da Zumba em entrevistas aposta sempre em três pontos. São eles:

  1.  Diferente de qualquer o outro exercício
  2.  Divertido,
  3.  Animado por músicas, você faz o exercício e nem sente.

De acordo praticantes ele tem razão, a Zumba é o exercício perfeito para o século XXI e tem nas mãos uma função muito importante de retirar pessoas do sedentarismo e convencer-lhes de como é possível pegar gosto por uma rotina saudável, que inclua exercícios físicos regulares. Acredite, eles podem passar a ser do seu temor à sua paixão.

Se o seu objetivo também é emagrecer enquanto se diverte entre nessa dança e faça uma aula experimental de Zumba também!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Response

  1. Marcileia Moreira

Leave a Reply