Horta em pneu – Como fazer em casa? Dicas necessárias

Aprenda aqui como fazer uma horta em pneu em casa. Veja as principais dicas necessárias para cultivar os principais tipos de ervas e plantas.

Fazer uma horta em pneus em sua casa é uma maneira sustentável e saudável de evitar que os pneus velhos do seu carro parem em aterros sanitários, bueiros e redes de esgoto, causando enchentes ou, simplesmente,serem deixados em locais públicos ou em algum canto de sua casa, servindo como berçários para pernilongos e mosquitos transmissores da dengue.

A reutilização de pneus velhos, como potes, vasos para o cultivo de hortaliças, legumeservas, frutos ou flores ornamentais,além de contribuir com a sustentabilidade do planeta, promove uma alimentação saudável para a sua família,com bastante economia.

horta no pneu como fazer

Como fazer uma horta em pneu?

  1. Separe seus pneus velhos e – se couberem mais alguns na área que você reservou para a horta – recolha os que encontrar jogados em terrenos baldios ou pelas ruas do seu bairro;
  2. Dê uma boa lavada com água, sabão e escova;
  3. Para dar um toque decorativo, pinte-os com tinta a óleo ou automotiva, usando um compressor;
  4. Fixe uma tela fina de nylon em uma das extremidades do pneu, usando preguinhos ou tachinhas nas bordas;
  5. Posicione o pneu de modo que a tela sirva como fundo e coloque sobre ela uma manta acrílica ou um pano;
  6. Faça pequenos furos na parte do pneu que ficará para baixo, para evitar o acumulo de água;
  7. Prepare a terra misturando com nutrientes ou compre em uma loja especializada compostos prontos;
  8. Compre sementes de verduras, hortaliças e ervas de sua preferência.
  9. Preencha o interior do pneu com a terra preparada;
  10. Faça pequenas covas e coloque as sementes;
  11. Cubra-as com um pouco de terra;
  12. Regue o suficiente para umedecer toda a área.

Use a sua criatividade e vontade usando pneus de bicicleta, moto ou trator. Faça sobre o jardim, use como canteiros à borda de uma passagem ou como horta vertical, fixado a uma parede.

Quais os cuidados necessários?

Para evitar contaminação por bactérias nocivas à saúde, que se alojam na sujeira impregnada na borracha dos pneus, é fundamental, segundo a orientação de médicos especialistas, que o pneu passe por uma boa higienização, antes de ser usado antes de ser usado como vaso ou separador de canteiros.

Também, deve-se ter bastante atenção quanto ao acúmulo de água após as chuvas, retirando a água acumulada, para que o mosquito AedsAegypti, transmissor da dengue, dafebre “chicungunha”, da Zica e da febre amarela, não depositem seus ovos.

Dica necessária que você não deve desprezar!

Os pneus são fabricados a partir de materiais altamente tóxicos,como mercúrio e chumbo, entre outros que afetam a nossa saúde e a de animais e insetos.

Segundo recentes estudos,quanto maior for o tempo de exposição dos pneus ao sol e à chuva, maior será a degeneração da borracha e o desprendimento de materiais pesados, causando sérios impactos à saúde e ao meio ambiente, poluindo o solo e o lençol freático.

A seriedade e a gravidade dos resultados encontrados por esses estudos recentes levaram ao órgão governamental da agricultura dos Estados Unidos a recomendarem que todas as escolas americanas cancelassem o uso de pneus usados em parques e como bordas de hortas e plantações de qualquer espécie.

Quer saber mais?

Acesse os links, abaixo, e tire as suas próprias conclusões:

Então, você acabou de trocar os pneus usados de seu carro por novos e quer saber como descartá-los sem causar danos ao planeta e a seus habitantes?

Reciclar é fundamental para a preservação de nossa saúde e do meio ambiente, por isso faça o descarte de maneira correta.

Para tal, praticamente todas as cidades de médio e grande porte do país possuem postos de coletade pneus usados certificados, que garantem que sejam reciclados segundo as normas técnicas definidas pelos órgãos públicos reguladores da atividade de reciclagem.

É exatamente para um desses locais credenciados e regulamentados que você deve destiná-los, para que sejam reciclados de forma sustentável, inibindo a ocorrência da contaminação do solo e dos lençóis freáticos e os consequentes malefícios à saúde dos habitantes deste já tão maltratado planeta.

Faça parte dessa corrente do bem, passando essa informação para frente e ensinando seus filhos e aos jovens de sua comunidade a preservar o meio ambiente.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. Marco Antonio de Sousa

Deixe um Comentário