Zumba emagrece? Benefícios da prática

Sim, a zumba emagrece, mesmo, pois envolve movimentos aeróbicos, que queimam bastante calorias e tonificam os músculos, além de melhorar o sistema cardiovascular (pois o ritmo é sempre acelerado), a coordenação motora e o humor (pois diminui o estresse). Tudo isso, é claro, aliado à diversão e à expansão das relações sociais que a prática proporciona, uma vez que é feita em grupo e de maneira bastante animada.

O ideal para alcançar a perda de peso é conciliar a prática da dança com uma alimentação saudável. Entretanto, em vez de optar por dietas milagrosas, o mais aconselhado é você melhorar seus hábitos alimentares por meio de uma reeducação alimentar. Dietas, especialmente as mais restritivas, podem não proporcionar a energia necessária para a prática de atividade física.

Além disso, vale comentar que cada pessoa tem um ritmo próprio para perder peso, de acordo com o metabolismo de cada um. Esse ritmo também vai variar de acordo com os já mencionados hábitos alimentares saudáveis e a intensidade do exercício físico.

Zumba

Benefícios da zumba

Uma das vantagens da zumba é a não-linearidade de suas aulas. Em outras palavras, você nunca estará fazendo o mesmo exercício, uma vez que as músicas e as coreografias mudam de uma aula para outra, de modo que você dificilmente irá enjoar, como frequentemente acontece com pessoas que praticam outros exercícios físicos.

E a velha desculpa de “não saber dançar” não funciona para a zumba, uma vez que a prática é mais um exercício físico do que necessariamente uma aula de dança. Portanto, até mesmo pessoas que nunca dançaram na vida podem participar: basta seguir as orientações e os passos do professor-instrutor.

Também, é possível praticar a dança em casa, pois há vários tutoriais no YouTube ou vendidos em DVDs. Entretanto, se a pessoa não tiver bastante disciplina, ela poderá não fazer o exercício na intensidade e na frequência correta; ou deixará de fazer durante alguns dias, desviará a atenção com distrações da casa, etc.

O mais recomendado, portanto, é praticar pessoalmente com um professor em uma academia para, assim, alcançar os resultados desejados.

Gostou do conteúdo? Então, confira mais a respeito dos benefícios da zumba clicando aqui! 


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário