ZMA- Para que serve? Benefícios, Como usar e Contraindicações

Está procurando um suplemento para dar um up na sua disposição? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, o que o ZMA pode fazer por você!

O ZMA é um suplemento alimentar que combina magnésio, vitamina B6 e zinco. A junção desses elementos objetiva a melhora do desempenho, a construção e a recuperação muscular, além da produção hormonal em atletas.

A manutenção dos níveis normais de testosterona é essencial para garantir a formação de proteínas no organismo, bem como assegurar um bom funcionamento do sistema nervoso.

Os minerais e a vitamina que compõem o ZMA são fundamentais para a melhoria de performances nas atividades físicas e na função cardíaca. Abaixo, conheça outras vantagens no uso desse suplemento.

Benefícios do ZMA

ZMA

[CONFIRA TAMBÉM: COENZIMA Q10]

Esses componentes não foram agregados à fórmula do ZMA por acaso. Os minerais, o zinco e o magnésio possuem um efeito anabólico, contribuindo para o aumento da massa muscular.

Em contrapartida, a vitamina B6 é anticatabólica, evitando a perda dos músculos. Confira o porquê esse suplemento ser muito utilizado entre os atletas.

Age com efeito diurético

O magnésio e a vitamina B6 atuam como moduladores fisiológicos dos líquidos nas vias linfáticas.

Isso quer dizer que reduzem a retenção de líquidos e aumentam a disposição nos treinos, sobretudo nas mulheres que precisam passar pela TPM e também aquelas que usam pílulas anticoncepcionais.

Fortalece a imunidade

O zinco é um mineral importante no organismo, pois participa de funções catalíticas, estruturais e moduladoras de proteínas. Essas enzimas são grandes aliadas para melhorar as defesas do corpo.

Conta com muitos nutrientes para os músculos

O zinco e o magnésio ajudam no aumento da massa magra, enquanto que a vitamina B6 evita a perda de músculos. Ou seja, o suplemento se torna uma excelente maneira de adquirir esses minerais e essa vitamina que muitas vezes não são obtidas na alimentação.

[CONFIRA TAMBÉM: SUPLEMENTO ESTROGÊNIO]

Relaxa os músculos

O magnésio e a vitamina B6 são nutrientes conhecidos pelo seu poder de relaxamento dos músculos, já que são capazes de melhorar dores de cabeça, tensão muscular e funcionamento do intestino.

Além disso, esse benefício melhora a recuperação pós-treino.

Reduz os níveis de cortisol

O magnésio é um mineral importante na promoção de uma boa noite de sono, pois relaxa a musculatura. Inclusive, pesquisadores da Alemanha perceberam que atletas que usam o magnésio e o zinco tiveram uma redução dos níveis do hormônio do estresse (cortisol).

Com isso, o sono melhora, o hormônio do crescimento age e a performance do atleta melhora.

Como usar o ZMA?

Para usar qualquer tipo de suplemento, sobretudo o ZMA, é melhor consultar um nutricionista. No geral, as doses recomendadas são:

  • 2 cápsulas ao dia para as mulheres;
  • 3 cápsulas ao dia para os homens.

Contudo, cada marca pode trazer uma posologia diferenciada. Fique atento ao rótulo.

O ZMA já trás a indicação diária do zinco, magnésio e B6, portanto, é importante não ingerir outros ZMAsuplementos com esses componentes.

Mas, nada impede que você associe o uso desse suplemento com os de carboidratos, proteínas, aminoácidos e termogênicos, como:  Maltodextrina, Whey Protein, BCCA, entre outros.

A ingestão de minerais como magnésio e zinco deve ser feita em períodos distantes de outros suplementos ou mesmo de alimentos com cálcio, como: queijos, leites e iogurtes, pois esses podem interferir na absorção do zinco.

Especialistas sugerem que o melhor horário para ingerir o ZMA é antes dos treinos ou antes de dormir.

[CONFIRA TAMBÉM: L-CARCITINA]

Indicações

A fórmula do ZMA é ideal para pessoas que desejam melhorar o desempenho físico, sejam atletas de alta performance ou praticantes de musculação.

O conjunto de nutrientes auxilia no ganho de massa magra e evita que ocorra a perda de músculos em atividades de alta intensidade e moderadas.

Além disso, o composto melhora a força, dá energia e mantém os níveis de vitaminas e minerais adequados no organismo.

No geral, o ZMA é indicado para praticantes de lutas, crossfit, musculação e treinos funcionais.

[CONFIRA TAMBÉM: TRIBULUS TERRESTRIS]

Contraindicações do ZMA

O uso de qualquer suplemento deve ser orientado por um especialista. Pessoas com problemas de saúde só podem fazer uso mediante liberação médica.

Grávidas, lactantes e crianças não podem usar o ZMA, assim como qualquer outro suplemento sem supervisão de um especialista.

O uso desse suplemento deve ser feito aliado a uma alimentação saudável e a uma rotina de exercícios.

O exagero desses nutrientes contidos no suplemento pode causar efeitos colaterais como: diarreia, náuseas e vômitos.

Consulte um nutricionista para saber a quantidade e o melhor horário de consumo ao seu caso em específico.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário