Vitaminas para o cabelo – Principais vitaminas, Indicações e Onde encontrar

Está procurando vitaminas para fortalecer e dar brilho aos seus fios? Então, confira, aqui no QVB, as principais e melhores vitaminas para o cabelo!

A saúde do nosso cabelo está intensamente atrelada à nossa alimentação e a certos cuidados básicos diários. A importância de cuidar das madeixas é clara: nossos fios, sem cuidados, sofrem para crescer e ficam extremamente frágeis.

Queda, quebra e até problemas na espessura dos fios são resultados dessa falta de cuidado. Por isso, você deve conhecer quais são as melhores vitaminas para o cabelo.

Elas são imprescindíveis para fortalecer desde a raiz e até auxiliar nos cuidados das unhas (ponto extra, não é?). Veja mais sobre as vitaminas para o cabelo, a seguir no Quero Viver Bem!

Vitaminas para cabelo

Principais vitaminas para o cabelo

Dentro do âmbito da alimentação saudável, você pode iniciar um melhor consumo de determinadas vitaminas que favorecem o cabelo, tanto em termos de saúde no geral, quanto no crescimento.

De modo geral, as principais vitaminas para o cabelo são:

Alguns minerais e outros nutrientes também podem ser importantes para as madeixas, como é o caso de:

Outro componente importante para uma boa saúde do cabelo e da pele é a água, que ajuda na hidratação e na absorção das vitaminas. Por isso, lembre-se de beber bastante água entre as refeições.

É claro que cada nutriente citado, tendo como maior foco nas vitaminas, tem uma função específica no organismo.

Portanto, é interessante que você saiba quais são as indicações desses ativos para que eles complementem a sua dieta e melhorem a saúde do seu cabelo.

Indicações de vitaminas para o cabelo

Vitaminas para cabelo

[VEJA TAMBÉM: REMÉDIOS CASEIROS PARA CRESCER CABELO]

As vitaminas mais recomendadas para a saúde do cabelo atuam diretamente no crescimento e fortalecimento dos fios, evitando quedas, quebras e outros problemas no couro cabeludo.

Descubra por que as vitaminas citadas anteriormente são indicadas para os fios:

  • Ácido fólico (vitamina B9): auxilia na diminuição da queda de cabelo e na quebra dos fios, além de diminuir a ocorrência dos cabelos brancos;
  • Biotina (vitamina B7): atua na absorção de queratina na raiz, o que beneficia contra a queda dos fios e na manutenção da saúde deles;
  • Cobalamina (vitamina B12): age no processo de divisão celular e crescimento dos fios;
  • Niacina (vitamina B3): é responsável pelo fortalecimento do cabelo, prevenindo a queda;
  • Riboflavina (vitamina B2): está associada ao processo de formação dos fios, mas também ajuda na prevenção do enfraquecimento e da queda de cabelo;
  • Vitamina A: é extremamente benéfica para o desenvolvimento dos fios, afinal esse nutriente impede a degeneração das células. Ainda, essa vitamina melhora a elasticidade e diminui a oleosidade na raiz, pois regula a multiplicação celular (a produção sebácea);
  • Vitamina C: aumenta a resistência dos fios, pois ativa a produção de colágeno. Atua, também, na fase de absorção do ferro, que, como foi dito, é outro nutriente fundamental para a saúde do seu cabelo;
  • Vitamina D: atua contra a aspereza dos fios e fornece uma proteção extra a eles;
  • Vitamina E: melhora a circulação do sangue no couro cabeludo, assim como diminui o processo de envelhecimento dos fios e os protege dos raios UV.

Cabe lembrar que não adianta você melhorar a sua alimentação e prezar pelo consumo dessas vitaminas se outros fatores não forem controlados.

Às vezes, problemas de saúde nos fios podem estar relacionados a certas doenças ou condições, como é o caso do estresse. Por isso, é essencial que você faça um tratamento completo para a saúde do seu cabelo voltar totalmente.

Onde encontrar as vitaminas para o cabelo?

Vitaminas para cabelo

A grande maioria das vitaminas citadas estão presentes nos alimentos. Ou seja, você pode garantir uma melhor saúde aos fios apenas mudando (ou aperfeiçoando) suas refeições!

São os principais alimentos que possuem as vitaminas para o cabelo:

  • Vitamina A: pode ser encontrada em gema do ovo, leite e derivados, manga, mamão, cenoura e vegetais de folhas verde-escuras;
  • Vitamina C: é encontrada nas mais diversas frutas cítricas, como abacaxi, acerola, kiwi, abacaxi e morango;
  • Vitamina D: essa é aquela vitamina que se alcança com a exposição solar, mas você pode encontrar pouca quantidade em óleos de peixe e gema de ovos;
  • Vitamina E: basta consumir gema de ovo, oleaginosas, verduras verde-escuras, gérmen de trigo, óleos vegetais e linhaça;
  • Ácido fólico (vitamina B9): os vegetais verde-escuros são as principais fontes;
  • Biotina (vitamina B7): encontra-se nos ovos e nas carnes;
  • Cobalamina (vitamina B12): consuma carne, preferencialmente cortes magros;
  • Niacina (vitamina B3): pode ser encontrada em cereais integrais, aves, ovos, castanhas, amendoins e frutas secas;
  • Riboflavina (vitamina B2): também está presente nas carnes, além das verduras e do leite.

Converse com seu médico de confiança ou um nutricionista sobre a inclusão desses alimentos em seu dia a dia.

Se existir possibilidade e necessidade para o seu organismo, é possível que ele prescreva cápsulas que possuam tais vitaminas para o cabelo!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário