Vitaminas do complexo B – Quais são? Funções e Benefícios delas

As vitaminas do complexo B são nutrientes importantes que atuam em diferentes frentes, de modo a contribuir para o funcionamento correto do organismo e prevenir doenças, além de oferecer melhorias estéticas.

Ainda não sabe quais são as vitaminas do complexo B? Conheça, aqui no Quero Viver Bem, todos esses nutrientes, seus benefícios e como consumi-los para manter a saúde em dia.

complexo B

Quais são as vitaminas do complexo B

O complexo B é composto por 8 vitaminas, que são chamadas de B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, sendo que cada uma desempenha um papel relevante, seja para a saúde ou a estética.

Essas vitaminas são solúveis em água e comumente encontradas em alimentos de origem animal (em maior quantidade) e vegetal (em menor quantidade).

Funções e benefícios das vitaminas do complexo B

Vitamina B1 (Tiamina)

Funções: produção de novas células e formação da mielina, que protege os neurônios. Paralelamente, metaboliza a glicose, os aminoácidos e os ácidos graxos, fazendo com que tais substâncias sejam corretamente utilizadas pelo organismo.

Benefícios: garante a renovação celular, protege os neurônios e o sistema nervoso, além de assegurar o adequado metabolismo de nutrientes essenciais ao organismo, preservando a saúde.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Funções: trata-se de um poderoso antioxidante, portanto, combate os radicais livres. Ademais, metaboliza a glicose, os aminoácidos e os ácidos graxos, e participa da formação de mielina e de glóbulos vermelhos do sangue.

Benefícios: por ser um antioxidante, protege o sistema imunológico, que se tornará resistente a doenças, reduz o risco de contração de câncer e previne o desenvolvimento de problemas cardiovasculares e o envelhecimento precoce da pele. Também, protege os neurônios e minimiza o risco de contração de anemia.

Vitamina B3 (Niacina)

Funções: aumenta o nível do colesterol bom no organismo, melhora a circulação do sangue, maximiza a produção de energia, protege a saúde do sistema nervoso e atua no tratamento da acne.

Benefícios: reduz níveis de colesterol ruim, evita o entupimento de artérias e diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ademais, proporciona maior disposição e pele livre de acne.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Funções: quebra carboidrato e gordura para produção de energia, produz hormônios como a testosterona e promove ganhos estéticos, como a melhora da pele, a redução de sinais de envelhecimento e o aumento da hidratação do cabelo.

Benefícios: assegura o correto metabolismo do carboidrato e da gordura e sua transformação em energia, além de melhorar a qualidade da tez e dos cabelos, eliminando ressecamentos.

vitaminas do complexo B

Vitamina B6 (Piridoxina)

Funções: regula a homocisteína (substância prejudicial ao coração), protege os neurônios e o sistema nervoso, atua na produção de neurotransmissores, como a serotonina, e reduz as inflamações.

Benefícios: evita doenças cardíacas, assegura o funcionamento do sistema nervoso e dá suporte no tratamento da depressão, além de combater doenças inflamatórias, como a artrite.

Vitamina B7 (Biotina)

Funções: fortalecimento do couro cabeludo e garantia de crescimento saudável dos fios, maior resistência às unhas e melhora da qualidade da pele. Mas, sua função não é meramente estética, já que também controla os níveis de glicose no sangue.

Benefícios: unhas, cabelo e pele mais bonitos e resistentes, controle e combate da queda dos fios, prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Funções: protege e garante as funções cerebrais, fortalece o sistema imunológico, estimula a formação de células sanguíneas, reduz a produção de homocisteína e participa da formação do sistema nervoso do feto durante a gestação.

Benefícios: garantia da saúde do cérebro, prevenção de doenças simples, cardíacas e da anemia, além de assegurar o desenvolvimento correto do feto durante a gravidez.

Vitamina B12 (Cobalamina)

Funções: atua, sobretudo, na produção de células sanguíneas e na promoção do funcionamento do sistema nervoso de maneira correta, melhorando a concentração e a memória.

Benefícios: redução do risco de desenvolvimento de anemia, além de melhor funcionamento do sistema nervoso e das funções cerebrais, causando impactos positivos na memória, principalmente.

Como ingerir vitaminas do complexo B

vitaminaB6

A ingestão de tais nutrientes pode ser feita por meio do consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carnes vermelhas e brancas, peixes e frutos do mar. Além disso, produtos de origem animal, como leite, queijos e ovos, também são excelentes fontes.

É possível encontrar esses nutrientes em verduras verde-escuras, além da beterraba, do feijão, do aspargo, da batata, das nozes, da levedura, da cenoura, da semente de girassol e do abacate, por exemplo.

Existe, ainda, uma alternativa prática que é o uso de suplementos com vitaminas do complexo B, produtos frequentemente vendidos em cápsulas em farmácias tradicionais ou de manipulação.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Vitaminas do complexo B são importantes para o organismo. Acessado em 18/12/2018. <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/04/vitaminas-do-complexo-b-sao-importantes-para-o-organismo.html>

Os benefícios do complexo B. Acessado em 18/12/2018. <https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/vitaminab/>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário