Vitamina H – Benefícios, Alimentos, Deficiência e Tratamentos

Você sabe quais os benefícios do consumo da vitamina H? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o assunto!

A vitamina H, ou biotina, foi descoberta primeiramente como sendo parte do complexo B, e depois como uma vitamina isolada. Para o metabolismo humano, ela é importante na lipogênese, na glicogênese e no catabolismo de alguns aminoácidos. Assim, de maneira geral, esta vitamina está relacionada ao metabolismo energético.

A maior parte dela precisa ser ingerida pela alimentação equilibrada, mas o intestino é capaz de produzir uma pequena quantidade, também. Como o organismo não consegue armazená-la, a vitamina H precisa ser consumida diariamente.

Vitamina H

Estudos com animais demonstraram que a biotina é essencial para o desenvolvimento do feto, portanto, grávidas devem estar extremamente atentas à ingestão de alimentos que são boas fontes deste nutriente.

Quer saber mais a respeito dos benefícios, do consumo e de alimentos que contêm este nutriente? Confira tudo isso e muito mais, só aqui no Quero Viver Bem!

Benefícios da vitamina H

Ajuda a emagrecer

Como a vitamina H age sobre o metabolismo energético, ela converte gorduras, proteínas e carboidratos em moléculas menores, sendo estas rapidamente transformadas em energia ao invés de ficarem estocadas no organismo em forma de gordura.

Controla o nível de glicose

A vitamina H é essencial para o funcionamento da enzima que faz a digestão da glicose. Assim, ela age como reguladora do nível de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes e acumulando menos glicose sobre a forma de gordura. Pessoas com diabetes precisam ingerir as quantidades essenciais desta vitamina para controlarem a doença.

Reduz o nível de colesterol no organismo

Como a vitamina H age sobre o metabolismo da gordura, ela reduz os níveis de colesterol no sangue. Por consequência, reduz o colesterol ruim (LDL) que pode causar sérias doenças cardíacas, como arteriosclerose e infarto.

Fortalece e beneficia as unhas e cabelos

A vitamina H atua também na produção de queratina. Portanto, é benéfica ao crescimento de cabelos e unhas, que são estruturas queratinizadas.

Alimentos que contêm biotina

Alimentos de origem animal, principalmente fígado e ovo, derivados de leite, levedura, alguns peixes e alguns vegetais são boas fontes de biotina. Confira a quantidade deste nutriente em alguns alimentos, abaixo:

 

Vitamina H

Podemos notar que alimentos de origem animal possuem maior concentração deste micronutriente do que alimentos vegetais. Portanto, indivíduos que não consomem alimentos de origem animal devem estar atentos à ingestão dessa vitamina em uma dieta balanceada.

Riscos relacionados à deficiência da vitamina H

A deficiência dessa vitamina em seres humanos é muito rara, mas níveis pouco abaixo dos ideais são comuns. Grupos de riscos são atletas, fumantes, alcoólatras e grávidas.

Doenças como a esclerose múltipla e a diabetes parecem estar associadas à deficiência de biotina.

Até o momento não foram identificados riscos associados à ingestão em excesso de vitamina H.

Vitamina H

Como identificar a deficiência?

Os sintomas mais comuns são:

  • Cãibras;
  • Cansaço;
  • Conjuntivite;
  • Ressecamento e infecções de pele;
  • Vermelhidão no nariz e lábios;
  • Queda de cabelo;
  • Cabelo e unhas frágeis.

Também podem ocorrer sintomas mentais, como depressão, letargia e atraso no desenvolvimento de crianças.

Para identificar a doença, há exames de sangue e de urina que podem ser realizados. Em adultos saudáveis, o nível ideal de biotina varia entre 133 e 329 pmol/L no sérum, e entre 18 e 127 nmol/24 horas na urina. Se há excreção muito baixa de biotina na urina, pode ser um indicador da deficiência desta vitamina.

Vitamina H

Tratamento

Para o tratamento, o ideal é a ingestão de suplemento de biotina. Deve ser feita diariamente, de 30 microgramas em adultos, mas deve ser aumentada durante a gestação e lactação.

Mudanças nos hábitos alimentares são essenciais para que se absorva as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Outras informações

A vitamina H pode ser encontrada como suplemento individual ou em multivitamínicos. Ela é aconselhada para pessoas com deficiência desta vitamina, indivíduos que querem emagrecer, atletas e grávidas. No entanto, a orientação de um médico ou nutricionista é primordial para que se possa iniciar o uso.

Além de tudo, para que seja possível obter resultados eficazes, a vitamina deve ser ingerida com outras do complexo B.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário