Vitamina D: O que é, Para que serve e de Quanto Precisamos

A Vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel extremamente importante para a boa manutenção das nossas funções corporais. Ela é fundamental para a realização de mais de 85 funções já definidas, e ativa mais de 2 mil genes essenciais, até mesmo células do sistema cardiovascular.

Por isso ela é tão importante para nossa vida, e mesmo assim os níveis de deficiência são muito altos. E essa ausência pode favorecer inúmeras complicações.  Diferentemente das demais Vitaminas que conhecemos, a Vitamina D atua como um hormônio, e todas as células do corpo tem um receptor para ela.

É a partir do Colesterol que o nosso corpo produz essa Vitamina, e sua fonte de produção mais importante é a exposição ao sol, que converte o colesterol para a essencial Vitamina D. E é por meio disso que o Colesterol é sim importante para nossa vida.

São os raios ultravioletas do tipo B (UVB) os preparados para acionar a síntese dessa substância. O sol é o encarregado por até 90% da vitamina que nosso corpo guarda. Mas alguns alimentos também são fontes de Vitamina D e ela também pode ser encontrada em forma de suplemento para prevenir ou tratar muitas patologias.

Porque a Vitamina D é necessária

De onde vem a Vitamina DEla é necessária por manter os tecidos ósseos, por influenciar significativamente o sistema imunológico – sendo de extrema importância para tratar doenças autoimunes. E no processo de diferenciação celular. A ausência da Vitamina D no nosso organismo contribui para 17 tipos diferentes de câncer.

Ela também é eficaz na ação da secreção hormonal e diversas doenças crônicas, como a síndrome metabólica, que tem como componente o Diabetes tipo 2.

A falta dessa importante vitamina para as mulheres grávidas pode levar a perda do bebê nos primeiros meses de gestação. E no final, essa ausência pode trazer riscos como o de provocar a pré-eclâmpsia, e ainda pode aumentar o risco de o bebê nascer com algum grau de autismo.

Sobre sua denominação

A Vitamina D foi assim denominada no ano de 192, naquela época pensava-se que ela só poderia ser recebida através da alimentação. Foi então chamada de “D” porque foi a quarta a ser descoberta, logo depois das Vitaminas A,B e Vitamina C.

E na década de 70 é que descobriram que ela poderia ser sintetizada pelo próprio organismo, fazendo dela um hormônio, e não uma vitamina.

Benefícios da Vitamina D

Protege o coração. Pois está envolvida no controle das contrações do músculo cardíaco, essenciais para bombear sangue para o corpo. E ainda proporciona o relaxamento dos vasos sanguíneos e participa da formação da renina, principal hormônio que regula a pressão arterial.

Pessoas com deficiência de Vitamina D estão mais propicias a desenvolver doenças cardiovasculares como infarto, derrame e insuficiência cardíaca.

Ossos mais fortes. Essencial na absorção do cálcio pelos ossos. E o cálcio é o encarregado de tonificar dentes e ossos. Quando se recomenda a suplementação de cálcio, recomenda-se também a de vitamina D, pois elas quando se unem atuam na absorção do mineral.

A deficiência desse nutriente pode levar à Osteoporose na vida adulta e ao raquitismo na infância.

Traz segurança à gravidez. Essa vitamina é de muita importância para as gestantes, pois a falta dela pode gerar abortos no início da gravidez, pois o sistema imunológico pode estar rejeitando a implantação do embrião. A Vitamina D pode corrigir esse problema com sua ação positiva no sistema imunológico.

Ela também é de extrema importância no final da gravidez, pois impede o aumento da pressão arterial da gestante e o risco de ocorrer uma pré-eclâmpsia e, por consequência, um parto prematuro.

Essa ausência pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê, dando chances para que ele nasça com um grau de autismo.

Ajuda a impedir e controlar o diabetes. A falta de Renina – substância que a Vitamina D ajuda a produzir – favorece para desenvolver a diabetes. E a Vitamina D também participa na produção de insulina no pâncreas.

Músculos fortes. A Vitamina D tem importante participação para força muscular, e por isso, sem ela os músculos ficam mais fracos e com mais chances de ter fraturas musculares.

Efeitos Colaterais

A Vitamina D não apresenta efeitos colaterais, quando consumida em quantidades recomendadas. Mas se for consumida em grande quantidade há um aumento na absorção de cálcio, afetando assim, os rins. Por isso, sempre que quiser aumentar o consumo dessa vitamina por meio de suplementação, procure um auxílio médico.

Falta de Vitamina D

A falta dessa vitamina pode gerar muitos problemas de saúde, tais como, aumentar o risco de problemas cardíacos, gripes e resfriados, osteoporose, câncer e doenças autoimunes. E em gestantes, a falta da Vitamina D pode causar aborto e facilitar a pré-eclâmpsia.

Deficiência de Vitamina D

Fontes de Vitamina D

Os alimentos fontes de Vitamina D são de origem animal. As fontes de origem vegetal não conseguem sintetizar a vitamina da mesma maneira que a animal. Até mesmo os alimentos considerados com grande fonte de vitamina, atingem apenas 6% do recomendado por dia. Por isso é tão importante tomar sol, nada melhor do que o sol para se nutrir em boa quantidade e qualidade.

Confira na imagem a baixo algumas fontes de Vitamina D:

Fontes de Vitamina D

De quanto precisamos

A orientação dada pelos últimos estudos realizados recentemente, é que pessoas com mais de 50 kg e mulheres que amamentam devem estar nutridos com 5 mil a 10 mil unidades de vitamina D por dia. E para crianças recomenda-se mil unidades da vitamina para cada 5 kg. Então, uma criança que pesa 20 kg, pode ingerir 4 mil unidades.

Suplementação de Vitamina D

A falta dessa vitamina é detectada através de exame de sangue e a suplementação pode suprir essa carência. Ela é necessária também para tratamento de algumas doenças, mas sempre com orientação médica.


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Um Comentário

  1. neusa

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