Vitamina B7 – Para que serve? Benefícios, Tabela Nutricional e Deficiência

Você sabe para que serve e quais os benefícios da vitamina B7? Confria, aqui no Quero Viver Bem, informações completas deste nutriente!

A vitamina B7, mais conhecida por biotina, é uma vitamina do complexo B. Porém, seu nome já variou bastante, a molécula de vitamina B7, já foi denominada de vitamina H e coenzima R.

A B7 é a grande responsável por manter pele e cabelo saudáveis, além de ser solúvel em água, portanto, facilmente eliminada pela urina.

Além disso, esse nutriente apresenta muitas outras funções para o organismo, o que você poderá conferir, a seguir no Quero Viver Bem!

B7

Para que serve a Vitamina B7?

A vitamina B7 tem papel fundamental no funcionamento das enzimas, por exemplo, as carboxilases.

Elas, como as carboxilases, que contêm biotina, auxiliam nas vias metabólicas, para a síntese e a produção de glicose e ácidos graxos.

Por isso, é recomendada, por médicos e nutricionistas, a ingestão diária de 5 microgramas para os bebês e 30 microgramas para os adultos.

Benefícios da vitamina B7

Além de auxiliar na síntese de glicose e ácidos graxos, a vitamina B7 tem outros benefícios muito importantes para o organismo. Confira, a seguir!

Reestruturação das unhas frágeis

A vitamina B7 ou biotina é muito utilizada no tratamento de unhas frágeis, quebradiças ou rachadas, já que auxilia na reestruturação das fibras de queratina. Assim, de acordo com estudos, uma ingestão de cerca de 2,5mg desta vitamina são suficientes para melhorar o quadro.

Fortalecimento do cabelo

A vitamina B7 está diretamente ligada ao aumento e fortalecimento dos cabelos. A falta desta vitamina no organismo pode acarretar no aumento de quedas de cabelo.

Portanto, assim que reestabelecidos os níveis de biotina no organismo, a melhora do aspecto dos fios é significativa.

Auxílio durante gravidez e aleitamento

Os níveis corretos de vitamina B7 são essenciais para uma gravidez e um aleitamento sem problemas. Assim, pesquisas indicam que metade das grávidas podem sofrer de deficiência desta vitamina durante a gestação e o aleitamento.

Porém, a deficiência de biotina é muito difícil de ser identificada apenas por seus sintomas. É necessário que a grávida faça exames regularmente durante toda a gestação.

Infelizmente, a deficiência de vitamina B7 pode ocasionar defeitos congênitos no bebê. Por isso, a atenção à concentração desta vitamina no organismo é tão importante.

Renovação da pele

Ainda faltam estudos sobre o que a deficiência da biotina pode causar na saúde da pele. O que se sabe é que pode causar escamações e erupções avermelhadas nesta região do corpo – além da dermatite seborreica, que citamos anteriormente.

Um dos benefícios da vitamina B7 para a saúde da pele está relacionado ao metabolismo de gorduras, sendo essencial para a renovação e saúde da pele.

B7

Alimentos ricos em Vitamina B7

Abaixo, conheça alguns alimentos que contêm concentrações de biotina e incorpore-os na sua dieta:

  • Farelo de trigo: 310 calorias;
  • Avelã : 633 calorias;
  • Noz picada: 705 calorias;
  • Amêndoa: 640 calorias;
  • Castanha-de-caju: 556 calorias;
  • Ovo cozido: 157,5 calorias;
  • Farelo de aveia: 246 calorias;
  • Cogumelos cozidos: 18 calorias;
  • Amendoim: 577 calorias.

Deficiência de vitamina B7

Primeiramente, é preciso ressaltar que a deficiência de vitamina B7 é rara. Porém, principalmente as grávidas devem ficar atentas a esse problema.

Algum estudos em andamento acreditam que a deficiência de biotina no organismo pode acarretar em algumas doenças de pele, como a dermatite seborreica.

Alguns médicos receitam suplementos alimentares, juntamente com a adição dos alimentos que contêm biotina.

Se você optar por tomar suplemento de biotina e desenvolver manchas vermelhas na pele, contate o seu médico, pois pode ser que seu organismo esteja com uma superdosagem.

Em casos assim, há a diminuição dos níveis de vitamina C e vitamina B6, bem como a diminuição da produção de insulina e o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Portanto, a vitamina B7 é uma excelente e fundamental vitamina para o organismo. Aumente a ingestão de alimentos ricos em biotina e tenha uma vida mais saudável.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário