Vitamina B6 – O que é? Para que serve, Benefícios e Como Consumir

A vitamina B6 é uma das oito vitaminas do complexo B. Esse nutriente, que também é conhecido como piridoxina, é hidrossolúvel (solúvel em água) e participa de diferentes processos no organismo.

Afinal, para que serve, especificamente, a vitamina B6? Preparamos um guia completo a respeito do assunto, explicando principais funções, benefícios e diferentes formas de uso. Confira, aqui no Quero Viver Bem!

[CONFIRA TAMBÉM: VITAMINAS DO COMPLEXO B – QUAIS SÃO?]

vitamina B6

Para que serve a vitamina B6

A vitamina B6 é importante para o organismo porque participa de, pelo menos, 100 processos biológicos/enzimáticos realizados regularmente. Conheça, a seguir, os mais destacados:

  • Produção de dopamina, noradrenalina e serotonina, que são neurotransmissores importantes do sistema nervoso, contribuindo para o correto funcionamento do cérebro;
  • Síntese da mielina, que é uma substância presente nos neurônios, com capacidade de proteção. Por isso, o consumo regular da vitamina contribui para a saúde dos neurônios;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, que se tornará mais resistente a doenças simples e comuns, como infecções;
  • Metabolismo de aminoácidos, carboidratos, lipídios e proteínas, que são nutrientes essenciais para o organismo, contribuindo para sua correta absorção;
  • Produção de hemoglobina, que atua na formação das hemácias, dos glóbulos vermelhos do sangue, e na prevenção de doenças como a anemia.

Deficiência

A deficiência de vitamina B6 não costuma ser algo comum, porque boa parte dos alimentos ingeridos no dia a dia possui esse nutriente. Mas, pode acontecer de uma pessoa enfrentar um caso de deficiência.

Esse tipo de situação é mais comum em quem já possui alguma doença prévia, como o alcoolismo, a artrite reumatoide, a desnutrição, a diabetes, a doença de Crohn e a obesidade mórbida.

Quando isso ocorre, o indivíduo pode vivenciar alguns sintomas típicos da deficiência da vitamina B6, por exemplo, os que são apresentados a seguir:

  • Anemia sideroblástica (ocorre quando há acúmulo de ferro em células da medula óssea);
  • Confusão mental;
  • Convulsão;
  • Dermatite seborreica;
  • Depressão;
  • Estomatite;
  • Inflamação na língua;
  • Irritabilidade;
  • Lesões na pele;
  • Neuropatia periférica (corresponde à dormência, dor e fraqueza em pés e mãos).

Benefícios da vitamina B6

A vitamina B6 é um nutriente extremamente eficaz para o organismo, assegurando seu adequado funcionamento. Listamos os principais benefícios que essa vitamina pode proporcionar:

  • Proteção das funções do cérebrovitaminas B

Como atua na formação da mielina e proteção de neurotransmissores, a vitamina B6 blinda o cérebro e suas funções, evitando, por exemplo, a perda de memória, a redução cognitiva e doenças como Alzheimer.

  • Prevenção da anemia

Ao suportar a produção da hemoglobina, a vitamina B6 auxilia na prevenção da anemia, inclusive no tratamento da doença, ajudando a reverter diagnósticos dessa enfermidade.

  • Saúde do coração 

A ingestão de vitamina B6 reduz o risco de doenças cardíacas, porque o nutriente diminui a quantidade de homocisteína no sangue, substância associada a enfermidades do coração.

  • Suporte no combate da depressão

A vitamina possui capacidade de aliviar sintomas inerentes à depressão, porque estimula a produção de serotonina – neurotransmissor que atua diretamente na melhora do humor.

  • Alívio da TPM e dos sintomas da menopausa

O consumo regular da vitamina B6 alivia a TPM e os sintomas da menopausa porque o nutriente consegue eliminar o excesso de estrogênio no organismo, amenizando a irritabilidade, as alterações de humor, entre outros problemas [Já falamos sobre os sintomas da menopausa, aqui no Quero Viver Bem!]

  • Melhora de pele, cabelo e unha

A vitamina B6 também proporciona benefícios estéticos, com a melhora da qualidade da pele, do cabelo e da unha. A tez, por exemplo, fica mais macia, com menos acne, eczemas e descamação.

Já o cabelo e a unha se tornam mais resistentes a danos, crescendo mais fortes. Problemas como queda de cabelo e descamação de unhas são controlados em pouco tempo.

  • Auxílio de pessoas com Síndrome de Down

Como a vitamina B6 contribui para o bom funcionamento cerebral, ela é uma grande aliada de pessoas com Síndrome de Down, porque evita a perda cognitiva, além de melhorar a memória.

Como consumir a vitamina B6

vitaminaB6

Existem duas formas de ingestão da vitamina B6, sendo a principal pelo consumo de alimentos ricos nesse nutriente. Entre os principais, destaque para nozes, sementes, cereais e gérmen de trigo.

Outros alimentos ricos nesse tipo de vitamina são as carnes, especialmente as de porco, além do leite, dos ovos, do abacate, da banana e da batata inglesa. Consumindo qualquer um desses produtos já é possível obter os benefícios do nutriente.

Mais uma forma de consumo é adotando suplementos de vitamina B6 que são encontrados em farmácias, geralmente em cápsulas, o que facilita a ingestão no dia a dia.


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