A B3 é uma vitamina do complexo B, também chamada de Niacina. Ela é obtida nos alimentos através da conversão do triptofano. Trata-se de um nutriente hidrossolúvel, absorvido no intestino delgado. Curiosamente, todo o excesso da vitamina é eliminado, porque o organismo não consegue estocá-lo.
O nutriente atua no metabolismo de carboidratos e proteínas, ajudando a transformá-los em energia. Paralelamente, dá suporte ao sistema nervoso e à saúde da pele.
Além disso, a niacina atua no controle do colesterol e da diabetes, tendo ação desintoxicante, melhorando a digestão, auxiliando na produção de hormônios e contribuindo para a saúde do coração.
Benefícios da vitamina B3
[VEJA TAMBÉM: VITAMINA B1 – BENEFÍCIOS]
A vitamina B3 oferece benefícios pontuais a longo prazo, quando consumida na quantidade adequada e com frequência. Conheça como o organismo é favorecido:
1. Maior energia
A Niacina contribui para a digestão/metabolismo do carboidrato, transformando-o em energia, que é utilizada pelas células para realizar suas atividades vitais. Ao mesmo tempo, o corpo ganha disposição e vitalidade para realizar tarefas do dia a dia.
2. Controle do colesterol e da diabetes
No que se refere ao colesterol, a B3 aumenta a concentração de HDL (colesterol bom) no organismo e reduz o LDL (colesterol ruim), controlando e equilibrando ambos.
Seu mecanismo de ação faz com que menos ácidos graxos e triglicerídeos fiquem disponíveis para o fígado sintetizar a LDL, passando a sintetizar mais o HDL.
Já no caso da diabetes, a vitamina inibe o acúmulo de açúcar no sangue, o que controla a doença e ajuda a minimizar os sintomas que ela provoca, proporcionando maior qualidade de vida.
3. Melhora da digestão
A vitamina B3 atua na produção de ácido clorídrico, que é utilizado na digestão de alimentos. Portanto, o nutriente contribui para a melhora do processo de decomposição dos alimentos, evitando indigestão e seus sintomas.
4. Proteção da saúde do coração
Além de evitar o colesterol alto, a Niacina também é responsável por fortalecer e proteger o coração, minimizando o risco de contração de doenças, como a arteriosclerose e a insuficiência cardíaca.
[VEJA TAMBÉM: VITAMINA B2 – BENEFÍCIOS]
5. Correta produção hormonal
A vitamina participa diretamente da produção de hormônios, especialmente os sexuais, mantendo-os equilibrados. Como resultado, há uma melhora da libido, bem como a reversão de problemas como a impotência sexual.
6. Suporte no emagrecimento e ganho de massa magra
A Niacina atua de maneira indireta na perda de peso, porque estimula o uso do carboidrato para a produção de energia.
No que se refere ao ganho de massa magra, o nutriente contribui para o fornecimento de energia, o que possibilita intensificar treinos de musculação e acelerar resultados.
Alimentos com vitamina B3
A vitamina B3 está presente em vários alimentos de origem animal e vegetal tradicionalmente consumidos no dia a dia. Saiba, a seguir, quais são os principais e veja a quantidade de Niacina de cada um deles, considerando uma porção de 100 gramas:
- Fígado: 11,92 mg de vitamina B3;
- Amendoim: 10,18 mg de vitamina B3;
- Frango: 7,6 mg de vitamina B3;
- Gergelim: 5,92 mg de vitamina B3;
- Salmão: 5,35 mg de vitamina B3;
- Atum: 3,17 mg de vitamina B3.
Outros alimentos fontes de vitamina B3 são ovos, leite, cereais integrais e alguns legumes.
Possíveis riscos em casos de deficiência
[CONFIRA TAMBÉM: VITAMINA B5 – BENEFÍCIOS]
A deficiência de Niacina pode comprometer o funcionamento dos órgãos e aumentar o risco de doenças digestivas, do coração e coronárias, prejudicando a saúde e a qualidade de vida.
Em casos mais graves, é possível desenvolver uma doença chamada Pelagra, que provoca manchas escuras na pele, demência e diarreia, necessitando de um intenso tratamento médico.
Como identificar a ausência da vitamina B3 no organismo
Somente uma análise médica detalhada é capaz de diagnosticar a falta de vitamina B3 no organismo. No entanto, alguns sintomas físicos específicos podem ajudar a identificar esse problema, tais como:
- Falta de energia;
- Fadiga;
- Fraqueza muscular;
- Falta de apetite;
- Lesões e inflamações na pele e boca;
- Náusea e vômito;
- Diarreia;
- Confusão mental;
- Demência;
- Manchas na pele.
[VEJA TAMBÉM: VITAMINA B6 – BENEFÍCIOS]
Tratamento de deficiência de vitamina B3
O tratamento é comumente realizado com a reposição do nutriente, seja por meio da alimentação ou do uso de suplementos específicos, recomendados pelo médico responsável pelo caso.
De modo geral, faz-se necessário ingerir a quantidade ideal de vitamina B3, que não é igual para todo mundo e varia de acordo com a idade de cada pessoa. Homens adultos, por exemplo, devem consumir 16 mg de Niacina, enquanto as mulheres adultas precisam de 18 mg do nutriente.
Excesso de vitamina B3
A hipervitaminose, apesar de mais rara, também pode acontecer: pode fazer a pressão sanguínea baixar, causar diarreia, vomito e feridas na pele. Também é possível que hajam problemas no fígado.
Outros efeitos colaterais da niacina em excesso incluem arritmias cardíacas, aumento no tempo de coagulação sanguínea e maculopatia (aparecimento de máculas na retina).
Referências utilizadas neste conteúdo:
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.