Vinagre de maçã orgânico: para que serve?

Quer saber para que serve o vinagre de maçã orgânico? Veja aqui quais são suas indicações, cuidados necessários e benefícios.

Popularmente utilizado como ingrediente culinário, o vinagre de maçã orgânico é também visto como um antigo remédio – já é do conhecimento popular que ele pode ajudar em variados tipos de problemas de saúde.

Essa substância é, afinal das contas, um dos queridinhos não só para uma alimentação saudável e funcional, mas também para quem procura iniciar um estilo de vida mais natural. Confira, aqui no Quero Viver Bem, para que serve o vinagre de maçã orgânico, quais são seus benefícios, se existem efeitos colaterais e se o produto pode ajudar no emagrecimento.

Composição do vinagre de maçã orgânico

Vinagre de maçã orgânico: para que serve?

O vinagre de maçã é feito a partir de um processo de fermentação da fruta (maçã) por leveduras benéficas, até que os açúcares naturais da maçã sejam transformados em álcool. Posteriormente, bactérias são adicionadas à solução de álcool, com a função de também fermentar ainda mais, até que ele se transforme em ácido acético – que é o principal composto ativo no vinagre.

Além do ácido acético, o vinagre de maçã orgânico conta com as seguintes propriedades:

De acordo com as informações nutricionais, o vinagre de maçã orgânico possui uma quantidade bem baixa de calorias – em torno de três calorias por colher. De qualquer forma, esse produtinho da saúde ainda conta com propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e antissépticas.

Quais os benefícios do vinagre de maçã orgânico?

O vinagre de maçã orgânico é um remédio natural para o tratamento de inúmeras doenças. Na realidade, suas vantagens de uso não só abordam o uso culinário como também estético, de cuidado com a pele.

Como principais benefícios, é possível iniciar destacando como a substância é extremamente indicada para a saúde, por conta da sua atuação na regulação do pH, deixando-o mais alcalino. Isso faz com que o seu organismo esteja menos propenso a infecções. Além de tudo, esse tipo de vinagre pode:

  • Ajudar a regularizar a pressão arterial, pois equilibra os níveis de sódio e potássio;
  • Aliviar dores de garganta;
  • Amenizar dores provocadas por queimaduras de sol;
  • Diminuir o incômodo de picadas de insetos;
  • Aliviar problemas gastrointestinais, flatulência e indigestão;
  • Aumentar a saciedade;
  • Combater a fadiga, aumentando a energia e a disposição física;
  • Combater resfriados;
  • Diminuir a absorção de gorduras, favorecendo o emagrecimento;
  • Diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL);
  • Favorecer o trânsito intestinal;
  • Realizar uma limpeza e desintoxicação no fígado;
  • Ter efeito termogênico, aumentando o gasto calórico.

Para a pele, o vinagre de maçã orgânico também traz maravilhosos benefícios, sendo recomendado para tratar acne, pois irá controlar a oleosidade e reduzir as manchas, bem como as espinhas.

Não somente isso, por ele ser um adstringente natural, utilizado para fazer a limpeza, desobstrução dos poros e tonificação da pele. No cabelo, o produto deixará os fios mais brilhantes, hidratados e saudáveis.

Ainda por cima, esse vinagre tem vantagens para a limpeza da casa, já que neutraliza odores (como cheiro de cigarro, comida, etc.), retira manchas e sujeiras, desentope ralos, tira ferrugem e auxilia na limpeza mais pesada.

Como usar o vinagre de maçã orgânico? Há contraindicações?

Vinagre de maçã orgânico: para que serve?

O vinagre de maçã mais recomendável é o orgânico, não filtrado. Já a melhor maneira de incorporá-lo em seu dia a dia é na dieta: você pode apostar nele como um tempero para saladas, por exemplo, substituindo o vinagre convencional. Outra alternativa muito comum é diluir de 1-2 colheres do vinagre em água (100 ml) e tomá-lo, de preferência, antes das refeições.

Se você ainda não decidiu, ainda poderá utilizar o produto em conjunto com suco de um limão (ou abacaxi) e água. No entanto, existem certos cuidados que devem ser levados em conta. Embora seja útil para muitos problemas, tendo garantia de melhora comprovada, com o seu uso correto, o vinagre de maçã orgânico contém alguns pontos negativos que podem:

  • Destruir certas bactérias que colaboram na digestão, o que acabará provocando uma irritação intestinal e consequente diarreia;
  • Corroer o esmalte dos dentes, se não diluído durante um período prolongado de uso;
  • Agredir o estômago, por conta do ácido acético presente no produto, causando úlcera e gastrite.

Pessoas que sofrem com problemas de diabetes ou com gastroparesia (um distúrbio que impede o estômago de realizar o processo digestivo na velocidade apropriada) são contraindicadas para o uso de vinagre de maçã orgânico.

O uso de medicamentos prescritos também é um fator que pode fazer com que você seja contraindicado, pois o vinagre de maçã poderá interagir com certas medicações.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário