Vinagre de Maçã no Cabelo é Bom? Como usar? Receita

Está buscando tratamento naturais para hidratar o seu cabelo? Confira, aqui no Quero Viver Bem, como o vinagre de maçã pode ajudar nesse processo!

Vinagre de maçã no cabelo é bom e serve para acidificar os fios, alinhando suas cutículas e trazendo o brilho e a maleabilidade ao cabelo opaco e sem vida.

Quando estamos com os fios muito quebradiços, frágeis e com toque áspero, o primeiro pensamento que surge é hidratar o cabelo com alguma mascara específica. Porém, o efeito pode não durar muito tempo, devido a um importante fator: a porosidade dos fios.

Para tratar esse problema, precisamos deixar o cabelo com o pH levemente ácido novamente.

Vinagre de maça2

O que é a escala de ph

Primeiramente, chamamos de pH a escala numérica que classifica o quão básica ou ácida uma solução aquosa é. Essa escala vai de 0 a 14, sendo substâncias que estão entre 0 e 6 ácidas, 8 e 14 básicas e 7 neutras.

Vinagre de maçã no cabelo

[VEJA TAMBÉM: AÇÚCAR NO CABELO É BOM OU FAZ MAL?]

Ph e funcionamento do corpo

O suco gástrico do estomago tem o pH que varia entre 1,5 e 2. Caso esse valor esteja mais ácido, a pessoa pode estar com gastrite.

Com os fios de cabelo isso não seria diferente. O cabelo tem um pH que varia de 4,5 a 5,5, ou seja, nosso cabelo naturalmente tem um pH ácido. Quando colocamos substâncias de pH diferente em contato com os fios, as cutículas, que são as camadas mais externas, podem ficar mais abertas ou mais fechadas, aumentando ou diminuindo a porosidade.

Vinagre de maçã no cabelo

Causas da porosidade nos fios

As cutículas são a parte mais externa do fio, sendo responsáveis pelo brilho do cabelo e pela textura que ele tem. Elas são sobrepostas umas às outras, portanto, quanto mais alinhadas elas estão, menos poroso o fio será.

As madeixas podem ser porosas por genética ou pelos efeitos de químicas, como alisamentos e colorações.

Vinagre de maçã no cabelo

Por isso, para deixar os fios menos porosos, podemos utilizar o vinagre para equilibrar o pH. Veja como fazer isso com a receita a seguir.

[VEJA TAMBÉM: ÓLEO DE LINHAÇA PARA O CABELO FUNCIONA?]

Receita caseira com vinagre

Vinagre de maçã no cabelo

  • 3 colheres de máscara de tratamento ou condicionador;
  • 1 colher de vinagre de maçã.

Misture os itens acima e reserve.

Após lavar o cabelo com shampoo, utilize uma máscara de nutrição. Como último passo, aplique a mistura feita e deixe agir por 5 minutos e enxague.

Faça isso a cada 15 dias.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário