Como Vencer A Falta De Vontade De Treinar?

Você está passando por uma fase em que não se sente com ânimo e nem vontade de treinar? Não se desespere, até os grandes atletas passam por isso inúmeras vezes ao longo de sua carreira. Imagine nós que temos que aliar uma rotina de trabalho, estudo, casa, família e outros compromissos, e ainda encaixar nas nossas tarefas diárias a atividade física? Não é mesmo muito fácil.

Muitas vezes durante a vida, temos vontade de desistir, de trancar a matrícula da academia, de parar com as corridinhas ou caminhadas na rua, e assim por diante. Mas, não desista! Você não é o primeiro e nem será o último a passar por isso. Acredite, com dicas simples, conseguimos passar por cima da preguiça, do desânimo e até da falta de tempo.

Abaixo, você aprenderá 7 maneiras de passar por cima dessa fase ruim e retomar sua vontade de treinar:

Comece devagar

É isso mesmo, se você ainda vai iniciar um programa de treinamento ou uma atividade física, ou retornará depois de um tempo parado, comece aos poucos. Não sobrecarregue seus dias com um treino muito longo e puxado. Dessa forma, as chances de você cansar rapidamente, sofrer alguma lesão e afetar a sua rotina de treinos é maior – e isso te frustrará e te desanimará.

Começando devagar

Por isso, vá aos poucos. Cargas leves, menor tempo e poucas vezes por semana é uma boa dica para ir pegando o gosto e o próprio condicionamento físico necessário para que, daí sim, você possa aumentar a sobrecarga de atividade física.

Determine um objetivo para a sua atividade física

Quero emagrecer? Quantos quilos? Quero ganhar condicionamento físico, força muscular, melhorar meus exames de sangue, passar em uma prova física, melhorar minha saúde? Não importa qual seja, mas estabeleça. E procure lembrar dele todos os dias quando acordar. Se for preciso, escreva em um papel e prenda-o em um local que você enxergará, pelo menos, uma vez ao dia.

Estabelecer objetivos é um ótimo aliado para combater a falta de vontade de treinar, além de ser indispensável na hora de definir que tipo de atividade e quais exercícios fazer. Com isso, sua meta será alcançada ainda mais rapidamente. E é claro que, quando percebemos resultados rápidos, ganhamos ainda mais combustível para continuar.

Mantenha um hábito de treino (crie rotina)

Estabeleça um período do dia para fazer a sua atividade física e procure, também, manter sempre o mesmo horário. Com isso, seu corpo se acostumará com aquela rotina e, ao longo do tempo, pedirá por exercícios, caso você venha a deixar de fazê-los.

Uma rotina de treino também te ajudará a encaixar, no seu dia a dia, a atividade física adequada e se tornará um compromisso, assim como o trabalho, ajudando a espantar a preguiça e o desanimo.

Treine próximo à sua casa ou ao seu trabalho

Essa dica facilitará muito na criação de uma rotina, além de evitar que você saia de casa só para treinar – o que já é um grande esforço quando estamos desanimados.

Realizar o treino antes do trabalho ou ao término dele é mais uma valiosa dica para combater a falta de vontade de treinar.

Convide um parceiro para treinar com você

parceiros de corrida

Pode ser um ou, até mesmo, um grupo de parceiros do trabalho ou da família, não importa! O importante é ter mais gente para dividir aquela rotina com você e te motivar nos dias que estiver com preguiça. Muitos grupos de colegas de trabalho fazem isso e definem horários – como o próprio período de almoço – para dar aquela “corridinha” na academia.

Dentro do grupo, sempre terá aquele mais animado e motivado para carregar a galera toda ao treino, no dia em que um ou outro estiver com preguiça. Dessa forma, a sua rotina de atividades se tornará mais prazerosa e alegre.

Vá mesmo se não tiver com vontade

Isso mesmo! Naqueles dias em que acordar sem vontade de treinar, busque forças no seu objetivo e vá assim mesmo. Você não irá se arrepender, pois, quando estiver na metade de sua série de exercícios, sentirá seu corpo relaxado e aquela sensação de prazer e bem estar – reações causadas pela endorfina, que são os hormônios liberados durante a atividade física.

Opte por uma alimentação saudável

É fundamental para que seu esforço físico não seja em vão. Comer bem e com qualidade deixa seu treino ainda mais eficaz, trazendo resultados mais rápidos e te dando ainda mais vontade de se exercitar.

Ficar sem comer ou comer de maneira errada não adianta em nada. É bem importante pensar em uma reeducação alimentar, que não necessariamente inclua mergulhar em dietas tão radicais.

Comece aos poucos, assim como os exercícios físicos. Essa pode ser uma dica que você já escutou mil vezes por aí, mas pode ter a certeza de que é das mais valiosas em se tratando de resultados com atividades físicas.

Depois de aprender essas 7 maneiras de enfrentar a preguiça, a indisposição e o desanimo de treinar, você já pode recomeçar (ou mesmo iniciar) sua rotina de atividades, sempre com pensamento positivo e força de vontade. Acredite na sua capacidade de combater os sentimentos que te põem para baixo e viva uma vida mais feliz e saudável. Leve sempre a sério seu treino, tenha ele como compromisso e estilo de vida.

Além de tudo, estabeleça metas alcançáveis – nada de muito absurdo e impossível de conquistar. Lembre-se que alcançar um objetivo – por mais simples que ele seja – é uma grande injeção de ânimos. E claro, procure uma atividade física que você goste. Se não suportar o ambiente de academia, por exemplo, faça outro tipo de exercício. O importante é sentir prazer naquilo que se propôs a fazer.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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