As 5 vantagens do exercício com trampolim que vão te fazer largar a esteira

Se antes o trampolim era considerado um equipamento de uso exclusivo para a diversão das crianças, nos dias atuais ele pode ser usado pelos adultos devido a diversos benefícios que ele visa promover.  Os exercícios no trampolim são caracterizados por diferentes movimentos, que podem não apenas oferecer o maior gasto calórico, como fortalecer a coluna, abdômen  e tornear os músculos da perna.

Segundo os preparadores físicos, esses exercícios no trampolim tem o princípio de promover a propriocepção e equilíbrio, em que propriocepção seria de fato, a capacidade de perceber a posição do corpo. Dessa forma, basta realizá-los ao menos uma ou duas vezes por semana para que comece notar mudanças sobre o corpo – e com o tempo, pode aumentar ainda mais a frequência de execução.

Mas, infelizmente as pessoas acabam ficando atreladas apenas a exercícios que, de certo modo, são tidos emagrecedores padrão, não dando importância para o conjunto de vantagens dos exercícios no trampolim. Conheça suas vantagens.

exercícios com trampolim

1 – Fortalecimento dos Músculos

Conforme você realiza os movimentos dos exercícios no trampolim é exigido a movimentação de diferentes partes do corpo, dando mais estabilidade para sua perna, braço e assim em diante. Diante disso, é comum que os músculos sejam fortalecidos, garantindo que seu corpo fique com o aspecto de maior definição.

Entenda que a movimentação intensa do corpo pode tonificar de forma ampla a sua musculatura, principalmente a musculatura dos membros inferiores – como as coxas, bumbum, panturrilhas e músculos da região do quadril. No caso, seria um exercício tecnicamente “simples”, mas que te oferece resultados aleatórios.

2 – Evita lesões em diferentes partes do corpo

Outra vantagem desses exercícios feitos a partir do trampolim seria a chance de afastar de forma eficiente as lesões, e isso em diferentes partes do corpo. Como os médicos e preparadores físicos afirmam, esses exercícios podem fortalecer a região de musculatura flexora do quadril, local crucial para joelhos e tornozelos.

Com isso, conforme o fortalecimento ocorre, a lona elástica da mesma reduzirá os impactos do exercício em até 87%, podendo até mesmo absorvê-los. Logo, a pessoa não sente tantos impactos em seu corpo, não contribuindo para elevar o nível de lesões do corpo. Mas para isso precisa praticar exercícios regularmente.

exercícios com trampolim

3 – É pequeno e prático

Saindo um pouco da linha de benefícios ou vantagens desses exercícios com um auxílio do trampolim, podemos citar que ele seria um objeto pequeno e logo, é possível colocá-la em qualquer local da sua casa, sem causar grandes bagunças, ou, precisar tirar móveis do lugar no momento que começar praticar exercícios.

O trampolim pode ser encontrado em tamanho pequeno, que seria a versão ao qual os preparadores físicos mais indicam para realizar os exercícios, pois ocorre que são fabricadas exclusivamente para isso, evitando uma elasticidade maior e que a princípio, poderia causar um grande risco para articulações do seu corpo.

4 – Desenvolve a coordenação motora

Se você tem problemas relacionados a coordenação motora, fazer os exercícios no trampolim pode ser a melhor maneira de começar a notar melhorias quanto a isso. Entenda que o trampolim é um objeto elástico, que ao pular promove às pessoas maior movimentação, com isso, para não cair será crucial ter equilíbrio.

Logo, na medida que a pessoa começa a ganhar mais equilíbrio e aprender seus movimentos a partir do cronograma de exercícios, é possível notar melhorias na sua coordenação motora. E o melhor, seria uma atividade física que promove os resultados de forma divertida, sem ser preciso seguir diferentes tipos de regras.

 5 – É uma atividade barata

Novamente fugindo das vantagens voltadas cem por cento para a saúde, existe a possibilidade de citar que os exercícios no trampolim seria uma maneira das pessoas se exercitarem sem que ter gastar amplas quantias de dinheiro, como é o caso das pessoas que vão todos os dias para uma academia e aulas aleatórias, porem é necessário que um educador físico passe as atividades e a forma de execução, para que aprenda como fazer para depois executar sozinho.

Ao começar a praticar esses exercícios, será preciso investir no trampolim e em um tênis confortável, que não cause impacto nos pés e prejudique articulações. Com isso, pode notar que o gasto que deve fora um investimento, que promove ao seu corpo benefícios aleatórios, sem precisar pagar uma fortuna mês a mês.

Comece a praticar esses exercícios no trampolim e note todas suas vantagens.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário