5 Vantagens e 3 Desvantagens da Dieta Low Carb

Conhecida como uma das dietas que fazem muito sucesso pela grande quantidade de perda de peso, a low carb tem como traço a redução do carboidrato, fazendo com que o organismo use a gordura acumulada no corpo como fonte de energia.

Um plano de alimentação comum tem sua ingestão diária de carboidratos entre 45% a 55%. Já na low carb, esse número tende a ficar menor do que 20%. Veja, aqui, quais são os principais benefícios ao aderir a esta dieta e quais as suas desvantagens.

5 Vantagens da Low Carb

1 – Perda de peso

5 Vantagens e 3 Desvantagens da Dieta Low Carb

É comprovado que, ao seguir a dieta low carb corretamente, o emagrecimento acontecerá, pois há uma redução considerável do consumo de carboidratos ruins e a inclusão dos carboidratos saudáveis, que impede picos de insulina. Também, por essa dieta não fazer exclusão de gorduras (como na maioria das dietas hipocalóricas), ela dá mais saciedade, fazendo a pessoa demorar muito mais para sentir fome, o que auxilia na perda de peso.

2 – Baixo Teor Glicêmico

A maioria dos alimentos que estão incluídos na dieta low carb possuem baixo teor glicêmico e, como dito anteriormente, impedem os picos de insulina no organismo e as distorções na curva glicêmica do corpo, acontecimentos que, entre outras coisas, fazem com que a pessoa sinta fome mais vezes durante o dia.

Além disso, tem-se um maior consumo de proteínas e gorduras naturais, como as carnes, peixes, ovos, oleaginosas, entre outros, que não causam os picos de insulina citados.

3 – Saciedade

Pela maior ingestão de fibras, gorduras e proteínas, esses alimentos dão maior saciedade, ou seja, você sente menos fome e come menos nas outras refeições. Isso também tem interferência direta no emagrecimento de  forma saudável.

4 – Menor Pressão Sanguínea

5 Vantagens e 3 Desvantagens da Dieta Low Carb

Com a redução de peso, é comum que pessoas com pressão alta sintam melhorias nesse quesito. A pressão alta está diretamente relacionada às doenças cardiovasculares e, em casos mais graves, à falência renal. Outro problema que pode ser melhorado com esse tipo de alimentação é a diabetes.

Se você possui alguma dessas condições citadas, a low carb pode ser uma boa dieta para você. Consulte seu médico ou nutricionista.

5 – Menos Triglicerídeos

Triglicerídeos são moléculas que circulam pelo sangue, geradas por açúcares com a junção de ácidos graxos. Ou seja, quanto maior a sua ingestão de açúcares, maior será a quantidade na corrente sanguínea, o que aumenta as chances de doenças cardiovasculares e diabetes.

Ou seja, com a redução da gordura no seu organismo e a ingestão de determinados alimentos, é possível ter uma melhora nos números de triglicerídeos do seu corpo.

3 Desvantagens da Low Carb

1 – Carboidrato Zero

Muitas pessoas confundem a dieta low carb – que significa “pouco carboidrato” – com a falta ou nenhum tipo de ingestão de carboidratos na alimentação. Porém, isso é super prejudicial ao organismo.

Quando se fala em “cortar” carboidratos, a referência é dos ruins: pães e massas, que causam picos de insulina e não oferecem quase nenhum nutriente além do carboidrato de alto índice glicêmico. Portanto, é indicada a ingestão dos carboidratos com baixo teor glicêmico, como cereais integrais e tubérculos.

2 – Mau-hálito

5 Vantagens e 3 Desvantagens da Dieta Low Carb

A dieta low carb realmente auxilia no emagrecimento, porém, ao reduzir o consumo de carboidratos na sua alimentação, o organismo começa a produzir determinadas substâncias e sucos gástricos no sistema digestivo, que te deixam com mau-hálito.

Por isso, tenha atenção para não ter que passar por esse malefício. Use a escova de dentes como sua melhor amiga. Veja aqui os alimentos que potencializam o mau hálito.

3 – Processo de cetose

Quando o corpo não tem o consumo de carboidrato correto, é comum que entre em um processo natural conhecido como cetose: o organismo começa a consumir a gordura do corpo como fonte de energia.

Isso pode causar vários problemas, como irritação, ansiedade, problemas no intestino, enjoo e dores de cabeça. Além ser ser comum que o organismo comece a acumular substâncias tóxicas.

Portanto, não faça a dieta low carb sem a indicação e o acompanhamento de um especialista.

 

Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Qualquer dieta pode trazer malefícios a saúde se feita erroneamente e sem orientações. A low carb pode ser muito benéfica para quem busca o emagrecimento, para diabéticos, hipertensos, mulheres com ovário policístico, entre outros. Portanto é de suma importância buscar auxílio profissional.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário