Vagem – Benefícios, Tabela Nutricional e Dicas de Consumo com Receitas!

Que a vagem é um vegetal delicioso isso muita gente sabe, mas você conhece os principais benefícios dela? Confira, aqui no Quero Viver Bem!

A vagem é um vegetal versátil, que proporciona resultados incríveis em vários pratos. Pode ser consumida quente ou frio, assado, refogada ou cozida. É bem prática de preparar, saborosa e bastante nutritiva.

Ela faz parte da família do feijão, sendo conhecida como “feijão verde”. Cultivada em praticamente em todo o mundo, está até mesmo em pratos americanos e europeus, sendo produzida em abundância em toda a Ásia e África.

Conheça as propriedades da vagem, seus benefícios e descubra como incluí-la (com criatividade!) em seu cardápio diário, só aqui no Quero Viver Bem!

Vagem

Tabela Nutricional da Vagem

Os nutrientes e as vitaminas presentes nela a tornam um ótimo alimento para o corpo, deixando as refeições bem mais saborosas e nutritivas. Em aproximadamente 1 xícara (100 g) de vagem crua encontra-se:

Benefícios da Vagem

Vagem

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é a chave para ter uma vida boa. As leguminosas são repletas de nutrientes ótimos, que proporcionam muitos benefícios para a saúde. Confira quais são os principais obtidos com o consumo da vagem:

Fortalece o sistema imunológico

É sabido que a vitamina C faz com que o organismo fique mais forte, já que fortalece o sistema imunológico. Consequentemente, evita doenças comuns como gripes e resfriados.

A vagem é rica em vitamina C (cerca de 12 mg em uma xícara de vagem crua), além de outros antioxidantes. Isso também evita o envelhecimento precoce e os demais efeitos causados pelos radicais livres.

De uma maneira geral, essas propriedades fazem com que as células sejam renovadas.

Melhora o sistema cardiovascular

Quando o corpo acumula gordura, acaba ficando mais propenso a problemas cardiovasculares. A vagem possui muitos flavonoides que fazem com que o coração funcione melhor, diminuindo os riscos de problemas e doenças cardíacas.

Ajuda no emagrecimento

Assim como outros alimentos naturais, a vagem é uma boa aliada na dieta. Contém poucas calorias e é rica em muitos nutrientes e em diversas vitaminas essenciais para o organismo, além das fibras que promovem saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino.

Outra vantagem é o fato de ela ser uma leguminosa versátil. É possível fazê-la de várias formas, variando o cardápio. Dessa forma, será possível manter a dieta em dia.

Fortalece os músculos

A vagem também é um alimento ótimo para quem quer manter os músculos definidos. Isso acontece porque ela é rica em magnésio, um mineral que atua na síntese de proteínas e consequentemente no crescimento muscular.

O magnésio tem um papel importante na construção dos músculos e também favorece as articulações. Como consequência, permite ter mais força e resistência durante os treinos, mesmo nos mais pesados.

Controla as taxas de açúcar no sangue

Alguns estudos mostram que a vagem tem ação hipoglicemia. Ou seja, diminui os picos de insulina e diminui as taxas de açúcar do sangue.

Dessa forma, é um alimento bom para evitar a diabetes e também para controlar o problema durante o tratamento.

Dicas de consumo

Vagem

Como dito anteriormente, a vagem é um alimento bem versátil, podendo ser usada em várias receitas. Veja alguns exemplos para se inspirar:

Vagem refogada com alho

Para essa receita, você precisará de:

  • Vagem;
  • Alho;
  • Sal;
  • Manteiga;
  • Água.

A quantidade será a gosto para todos os ingredientes. Caso goste do sabor do alho, pode acrescente mais desse ingrediente.

Lave as vagens, descarte as pontas e pique em pedaços de aproximadamente 1cm. Em uma panela antiaderente, acrescente a manteiga e o alho, e refogando por alguns minutos.

Acrescente a vagem picada e refogue por mais alguns instantes. Em seguida, será necessário colocar a água, o suficiente para cobrir todo o fundo da panela. Acrescente o sal a gosto. Deixe a água secar, mexendo às vezes.

Quando a água secar, verifique se a vagem está cozida. Se ainda estiver dura, acrescente novamente a mesma quantia de água. Repita esse processo até ficar macia. Sirva quente.

Vagem assada

Essa outra forma de preparado é básica e saborosa. Lave as vagens, descarte as pontas e corte cada uma em aproximadamente 3 ou 4 pedaços.

Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha as vagens já cortadas nela. Tempere com azeite, sal e alecrim ou tomilho (pode usar outra erva de preferência). Asse em forno pré-aquecido a 180º por, aproximadamente, 20 minutos, até que fique macia.

Dica: há outros alimentos que podem ser assados dessa mesma forma, como a cenoura, o repolho, a abobrinha, a berinjela, etc.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário