Vacinas para viajar – Qual tomar para ir para EUA ou Europa? Fique em dia

Quem vai viajar para fora do países que não fazem parte do Mercosul precisa ter um certificado de vacinação. Veja aqui como fazer para emitir no site da Anvisa e quais são as vacinas que é preciso tomar para viajar para o exterior.

Tomar vacinas para viajar é algo que faz parte do planejamento de muita gente. Afinal, ninguém quer estragar suas férias ou voltar para casa com alguma doença contraída no destino, não é mesmo? Em alguns casos, determinadas vacinas podem ser obrigatórias e a entrada no país só é permitida para quem puder comprovar que as tomou.

Mas, como saber quais vacinas são obrigatórias e quais são recomendadas para quem vai para o seu destino? Como comprovar que todas elas foram tomadas? Veja a resposta para estas perguntas, aqui:

Vacinas para viajar – Quais são recomendadas?

As vacinas recomendadas para viagem podem variar muito de acordo com o destino. Apesar de existirem algumas mais importantes e que todo mundo deveria tomar, é imprescindível fazer uma pesquisa específica sobre o país ou a região que você vai visitar, isso porque cada país tem maior tendência a determinadas doenças, por causa do clima, dos animais presentes ali ou por diversos outros fatores.

Além disso, é possível que esteja ocorrendo alguma epidemia no destino de sua viagem e você só saberá disso se acompanhar notícias recentes. Mas, existem algumas que são básicas e que qualquer pessoa deve tomar, independente do destino ou mesmo se não for viajar. São elas:

  • Tétano;
  • Difteria;
  • Febre amarela;
  • Hepatite A e B;
  • Gripe;
  • Tríplice viral.

vacina para viajar qual tomar

Vacinas para viajar: quais são obrigatórias?

As vacinas obrigatórias também podem variar, já que cada país tem a liberdade de definir suas exigências. Por isso, também é preciso fazer pesquisas específicas, a fim de garantir que não deixará nenhuma de lado. É imprescindível buscar pelas vacinas exigidas para os brasileiros, pois elas podem ser específicas para diferentes nacionalidades.

Mais de 100 países exigem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, doença que tem criado alerta no Brasil, nos últimos tempos. Entre eles, estão a maioria dos países africanos, alguns países asiáticos, sul americanos e do Oriente Médio.

Onde descobrir quais vacinas preciso tomar?

A melhor maneira de descobrir quais são as vacinas obrigatórias e quais são as recomendadas pelo país de destino de sua viagem, é consultando o site da Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Você só precisa escolher o país desejado e o site lhe oferece todas as informações necessárias, inclusive a data de atualização da informação. Lá, você descobre quais vacinas são recomendadas, quais são obrigatórias, se é preciso ter um certificado internacional de vacinação, etc.

vacina para viagem

Certificado Internacional de Vacinação – Como solicitar?

O Certificado Internacional de Vacinação é um documento exigido por diversos países e, por isso, é importante solicitá-lo, caso algum deles seja destino de sua viagem. A falta deste certificado pode fazer com que o viajante seja barrado na imigração e impedido de entrar no país.

Para solicitá-lo, é preciso:

  • Tomar a vacina exigida pelo país;
  • Cadastrar-se no site da Anvisa;
  • Comparecer ao local estabelecido para a emissão do documento;
  • Apresentar os documentos exigidos para a emissão.

certificado de vacinação como solicitar

O passo a passo com todos os detalhes pode ser encontrado no site da Anvisa. Quem vai viajar possui prioridade para a emissão do certificado, porém o ideal é solicitá-lo o quanto antes, durante o planejamento de sua viagem.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário