Vacinas para viajar – Qual tomar para ir para EUA ou Europa? Fique em dia

Tomar vacinas para viajar é algo que faz parte do planejamento de muita gente. Afinal, ninguém quer estragar suas férias ou voltar para casa com alguma doença contraída no destino, não é mesmo? Em alguns casos, determinadas vacinas podem ser obrigatórias e a entrada no país só é permitida para quem puder comprovar que as tomou.

Mas, como saber quais vacinas são obrigatórias e quais são recomendadas para quem vai para o seu destino? Como comprovar que todas elas foram tomadas? Veja a resposta para estas perguntas, aqui:

Vacinas para viajar – Quais são recomendadas?

As vacinas recomendadas para viagem podem variar muito de acordo com o destino. Apesar de existirem algumas mais importantes e que todo mundo deveria tomar, é imprescindível fazer uma pesquisa específica sobre o país ou a região que você vai visitar, isso porque cada país tem maior tendência a determinadas doenças, por causa do clima, dos animais presentes ali ou por diversos outros fatores.

Além disso, é possível que esteja ocorrendo alguma epidemia no destino de sua viagem e você só saberá disso se acompanhar notícias recentes. Mas, existem algumas que são básicas e que qualquer pessoa deve tomar, independente do destino ou mesmo se não for viajar. São elas:

  • Tétano;
  • Difteria;
  • Febre amarela;
  • Hepatite A e B;
  • Gripe;
  • Tríplice viral.

vacina para viajar qual tomar

Vacinas para viajar: quais são obrigatórias?

As vacinas obrigatórias também podem variar, já que cada país tem a liberdade de definir suas exigências. Por isso, também é preciso fazer pesquisas específicas, a fim de garantir que não deixará nenhuma de lado. É imprescindível buscar pelas vacinas exigidas para os brasileiros, pois elas podem ser específicas para diferentes nacionalidades.

Mais de 100 países exigem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, doença que tem criado alerta no Brasil, nos últimos tempos. Entre eles, estão a maioria dos países africanos, alguns países asiáticos, sul americanos e do Oriente Médio.

Onde descobrir quais vacinas preciso tomar?

A melhor maneira de descobrir quais são as vacinas obrigatórias e quais são as recomendadas pelo país de destino de sua viagem, é consultando o site da Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Você só precisa escolher o país desejado e o site lhe oferece todas as informações necessárias, inclusive a data de atualização da informação. Lá, você descobre quais vacinas são recomendadas, quais são obrigatórias, se é preciso ter um certificado internacional de vacinação, etc.

vacina para viagem

Certificado Internacional de Vacinação – Como solicitar?

O Certificado Internacional de Vacinação é um documento exigido por diversos países e, por isso, é importante solicitá-lo, caso algum deles seja destino de sua viagem. A falta deste certificado pode fazer com que o viajante seja barrado na imigração e impedido de entrar no país.

Para solicitá-lo, é preciso:

  • Tomar a vacina exigida pelo país;
  • Cadastrar-se no site da Anvisa;
  • Comparecer ao local estabelecido para a emissão do documento;
  • Apresentar os documentos exigidos para a emissão.

certificado de vacinação como solicitar

O passo a passo com todos os detalhes pode ser encontrado no site da Anvisa. Quem vai viajar possui prioridade para a emissão do certificado, porém o ideal é solicitá-lo o quanto antes, durante o planejamento de sua viagem.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário