A uva é uma das frutas mais antigas de que se tem notícia, e seu uso na fabricação do vinho tem sido constante desde a antiguidade.
Esta é uma fruta muito saborosa, de origem asiática, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, que contém muitos benefícios para a saúde. Confira mais, a seguir no Quero Viver Bem!
Tipos de uvas
A uva é uma das frutas que mais apresenta variedade, principalmente quando tratamos do vinho: existem dezenas de tipos de uvas produzidas na fabricação da bebida, isso só para citar as mais famosas.
Os benefícios que o consumo, seja da fruta, seja de seus derivados, pode trazer para a saúde também são muito conhecidos. No Brasil, há alguns tipos que estão entre os preferidos dos brasileiros, conhecidos como uvas de mesa.
Algumas delas são:
- Itália, de casca verde clara, com sementes, polpa crocante e textura consistente;
- Ruby, de casca rosada, com sementes, mais dura e com formato ovalado;
- Niagara, casca rosada ou branca, com sementes, sabor neutro e textura gelatinosa;
- Thompson, casca verde-amarelada, sem sementes, suculenta e adocicada;
- Crimson, de casca vermelho-rosada, sem sementes, consistente e crocante
Principais benefícios da uva
As uvas são frutas ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes, polifenóis e flavonoides. De maneira geral, o consumo da fruta pode gerar os seguintes benefícios:
Prevenção do câncer
As uvas são ricas em antioxidantes, que auxiliam no desenvolvimento adequado das células e potencializam o poder do corpo de prevenir certas doenças.
Inibição de doenças cardiovasculares
As uvas contêm flavonoides, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea. Sua ação vasodilatadora evita o acúmulo de sedimentos nas artérias, prevenindo problemas como a arteriosclerose.
Combate a infecções
As uvas possuem fortes propriedades antivirais e antibacterianas, que atuam na limpeza do sangue e dos órgãos, o que ajuda a evitar infecções.
Manutenção da saúde dos ossos
São ricas em vitamina K e B1, importantes na fixação do cálcio na massa óssea, evitando doenças e mantendo a saúde dos ossos.
Além disso, seus antioxidantes auxiliam na visão, retardam o envelhecimento precoce da pele e evitam a produção de radicais livres. Por ser rico em ácido fólico, previne a anemia.
O resveratrol, um polifenol encontrado na uva, pode ajudar na proteção de doenças neurodegenerativas, inflamações e no controle glicêmico.
Prevenção da prisão de ventre
Quando consumidas com a casca e as sementes, apresentam alto teor de fibras, que atuam como laxantes.
Tabela nutricional da uva
Os valores nutricionais podem mudar de acordo com o tipo de uva, mas, em geral, uma porção de 100 gramas possui, em média:
- Calorias: 58 kcal;
- Proteína: Tr;
- Lipídeos: Tr;
- Colesterol: NA;
- Carboidratos: 14,7g;
- Fibra alimentar: 0,2g;
- Cálcio: 9mg;
- Magnésio: 7mg;
- Manganês: 0,20mg;
- Fósforo: 10mg;
- Ferro: 0,1mg;
- Sódio: 10mg;
- Potássio: 54mg;
- Cobre: 0,13mg;
- Zinco: 0,1mg;
- Tiamina 0,07mg;
- Riboflavina 0,02mg;
- Piridoxina 0,05mg;
- Vitamina C: 21,0mg.
Consumo no dia a dia
O ideal é consumir a fruta diariamente, mas com moderação. É sempre indicado ingerir a uva in natura, pois é na casca e nas sementes que estão a maior parte dos nutrientes.
Caso opte pelo vinho, uma taça de 125 ml são suficientes.
Mas para quem gosta de diversificar na cozinha, a uva é uma fruta extremamente versátil, podendo servir como base para vários pratos. Além do vinho (branco, tinto ou rosé) e do suco, é possível preparar sorvetes, geleias, uva-passa, tortas e até acompanhamento de saladas e carnes.
Cuidados necessários
Apesar de todos os benefícios que a fruta pode proporcionar, é sempre preciso ter moderação em seu consumo. Alguns tipos de uvas costumam ter alto teor de frutose, principalmente nos sucos, portanto não são indicadas para diabéticos ou para quem quer emagrecer – a não ser que estejam dentro de um plano alimentar elaborado por um especialista.
Além das calorias extras, o consumo excessivo de uvas pode gerar gases, alergias e indigestão, em algumas pessoas.
Prefira as versões orgânicas da fruta, sempre que possível, e tenha cuidado com sucos industrializados. Apesar da praticidade, esse tipo de produto, além dos conservantes, costuma ter muito açúcar e pouca fruta. Portanto, optar pela fruta in natura é mais seguro e saudável.
Referências utilizadas neste conteúdo:
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.