Treinos intervalados para emagrecer – Emagreça rápido e com saúde com HIIT

Você já ouviu falar em HIIT ou exercícios intervalados? Eles tratam basicamente da mesma estratégia de exercitar o corpo – levam exercícios rápidos e fáceis de fazer que utilizam o máximo possível da capacidade pulmonar. Eles tem se destacado cada vez mais no mundo fitness e de beleza para mulheres que buscam uma solução rápida e barata para emagrecer. Nesse post vamos explicar a técnica e falar mais sobre ela.

Os treinos intervalados, também chamados de HIIT, intercalam exercícios de alta intensidade com outros de baixa intensidade. Ou seja, são exercícios de alta intensidade e de curta duração, você dá o máximo de si para promover a perda de peso e ganho de massa e resistência em um um intervalo curto de tempo. Nos exercícios de baixa intensidade de curta duração, seu corpo descansa e se prepara pra próxima série sem que seja necessário ficar parado. Assim, há o gasto energético é elevado ao máximo e os resultados são percebidos em poucas semanas.

Principais Benefícios do HIIT

O HITT faz você diminuir a gordura na barriga rapidinho. Em 8 semanas é possível ter resultados de 1 ano de academia. E não é só isso, ele melhora todo o sistema cardiorrespiratório e regula a taxa de glicose no sangue. É ótimo para prevenir problemas de idade, como por exemplo doenças cardíacas e diabetes. Porém se você sempre teve uma rotina sedentária, consulte um médico para checar suas condições de saúde antes de dar início ao treino. Ele exige muito do seu físico, por isso recomenda-se começar de leve e ir aumentando a carga dos exercícios até chegar no resultado desejado.

Outro benefício é que ele não precisa de nenhum equipamento especial, ele pode ser feito em casa. O ideal é fazê-lo três vezes na semana, principalmente se não estiver acostumado à prática esportiva. Depois disso você pode aumentar a frequência que os pratica. Você não precisa se matricular em nenhum academia para praticar o HIIT, pode fazê-lo em qualquer lugar, inclusive em viagens. Você só precisa de um espaço pequeno e muita disposição.

A abreviação HIIT vem da palavra inglesa – High Intensity Interval Training. Esses exercícios não duram muito tempo, levando em média 15 minutos, o que é ótimo comparado à outras atividades físicas. É fácil ajustá-lo em qualquer rotina e é mais rápido fazê-los do que o tempo que geralmente leva para se deslocar até a academia. Talvez por esse motivo ele tem ganhado um destaque cada vez maior em todo o mundo.

Com o treino intervalado funciona

American College of Sports Medicine é uma poderosa instituição de ensino que tem grande reconhecimento dentro da medicina esportivas e dos esportes. O colégio classificou o HIIT como o queridinho da temporada quando se trata de exercícios físicos. O título foi dado em 2017 e se manteve até então. A busca pela modalidade é cada vez maior, pois exige pouquíssimo tempo e os resultados são muito perceptíveis. A prática do treino intervalado promove três principais benefícios:

  • Emagrecimento rápido e eficaz;
  • Define os músculos;
  • Melhora o condicionamento físico.

Tudo isso acontece através de fortes estímulos, que fazem com que o corpo diminua a necessidade de oxigênio no sistema aeróbico, que faz com que o corpo passe a usar as suas reservas de gordura como uma fonte de energia para o corpo por até duas horas depois do término da prática. Há quem diga que o aumento do metabolismo se dá até mesmo 48 horas após sua prática.

Como Praticar

Para que eles funcionem com eficácia, recomenda-se dividir os módulos de aula em pelo menos 8 semanas:

  • Semana 1 – Faça exercícios físicos de adaptação, para que seu corpo se acostume com a prática esportiva;
  • Semana 2 – Você deverá iniciar os exercícios intervalados para ganhar energia e queimar a gordura corporal;
  • Semana 3 – Os treinos devem se intensificar, seu corpo já estará habituado à rotina de exercícios físicos;
  • Semana 4 – Aumente a frequência cardíaca e atividade metabólica. Será a semana com mais resultados;
  • Semana 5 – O gasto calórico é intensificado, quase toda a gordura já foi eliminada com grande perda de peso;
  • Semana 6 – Você deverá manter o corpo conquistado, pode haver a redução na intensidade dos exercícios;
  • Semana 7 – Seu corpo já estará mais definido, o abdômen mais liso e as coxas e bum bum mais durinho;
  • Semana 8 – Você aprende a manter seu corpo para não engordar mais. Seu corpo já está condicionado.

Emagrecer com rapidez e saúde

Em 2012 foi realizado um estudo com 4.846 pessoas do Centro de Reabilitação Cardíaca na Noruega. Esse estudo constatou que exercícios de alta intensidade com 85% a 95% da frequência máxima cardíaca são altamente eficaz para a perda de gordura abdominal. Além disso ele tonifica os músculos e deixa os glúteos durinhos em apenas 8 semanas. Além de trabalhar todos os outros músculos do corpo. Existem treinos completos para praticar e você pode comprar vídeo aulas de professores, ou até mesmo achar alguns circuitos de exercícios na Internet.

Os treinos de alta intensidade podem ser feitos de qualquer lugar e se dividem em módulos semanais. Lembre-se que se o seu objetivo é perder peso, você deve aliar a atividade à uma alimentação equilibrada. Não existe segredo para emagrecer com rapidez e saúde, além de mudança de hábitos na sua vida. Para ver melhoras rápidas, dê o melhor de si sempre. Porém, é importante saber os limites do seu corpo e qual sua real condição física antes de dar início ao treino intervalado.

Existem técnicas para iniciantes, intermediários e níveis avançados. É importante seguir seu condicionamento e respeitar os limites do seu corpo para que não haja nenhuma lesão no seus músculos e nos seus músculos. Siga seu ritmo e respeite o avanço dos exercícios. Ao fazê-los corretamente e não forçar seu corpo há uma prática que não corresponde com os níveis desejados, as chances de você abandonar a prática no meio do caminho diminuem. Respeite as pausas de descanso e os intervalos entre um treino e outro.

Os treinos intervalados são tão eficazes, pois continuam queimando calorias, mesmo que você não esteja mais se exercitando. Essa queima calórica se prolonga por até 48 horas, ou seja, você emagrece sem fazer nada de diferente nesse período. A gordura do seu corpo é convertida em energia para praticar suas atividades e é eliminada através do calor. Ao ser quebrada, a molécula de energia é liberada em forma de oxigênio e água. É por isso que ao final do treino intervalado, as pessoas ficam bastante suadas e ofegantes.

Você se exercita sem que o músculo perca muito oxigênio, isso facilita a continuar no ritmo até o final. E os exercícios de curta duração eliminam o risco de lesões por treinar durante períodos muito longos. Por isso, você pode fazê-los em casa, sem a necessidade do acompanhamento com um profissional. Clique aqui para informações completas sobre o HITT sobre os módulos de cada semana, benefícios e muito mais.

Benefícios dos treinos intervalados

Os treinos intervalados possuem diversos benefícios na sua rotina, para o seu corpo e para a sua saúde. Conheça os principais abaixo:

  • Possuem uma curta duração, você leva pouco tempo para praticar;
  • Por serem treinos curtos, é possível adaptá-lo em qualquer rotina;
  • Podem ser feitos em qualquer lugar, não precisa sair de casa para praticar;
  • Ideal para fazer com qualquer clima ou em qualquer estação do ano;
  • Pode ser feito até mesmo nas regiões mais perigosas em segurança;
  • Não precisa se deslocar até uma academia, economizando mais tempo;
  • Não precisa de equipamentos caros e difíceis de encontrar;
  • Você quem controla onde e quando quer fazer os exercícios;
  • Permite ser feito com regularidade, já que é fácil de fazer;
  • Não precisa pagar mensalidades caras em nenhum lugar;
  • Existem diversos tipos e modalidades de treinos para você;
  • Existem treinos específicos e para o corpo todo;
  • Modela o corpo, deixando você com um físico mais bonito;
  • Ajuda a emagrecer e deixar a barriga chapada e lisinha;
  • Deixa o bum bum e as coxas duras e com menos celulite;
  • Os exercícios são dinâmicos e envolvem a prática de atividades variadas;
  • Elimina as gorduras chatas e difíceis de eliminar de maneira rápida;
  • Você não precisa parar de comer o que gosta para emagrecer;
  • Não precisa passar fome e nem passar por dietas restritivas;
  • Aumenta seu desempenho físico e resistência física.

Funciona Mesmo?

Sim! O HIIT já se mostrou muito eficaz e diversos estudos comprovam sua eficácia na manutenção do corpo e até mesmo da saúde. O treino intervalado tem se mostrado como o método mais eficaz no emagrecimento e ganho de massa. Através dele são combinadas técnicas de musculação, body building, crosfit, corrida em exercícios para emagrecer de forma rápida, funcional, dinâmica e prática. Mesmo quando já tiver finalizado seu treino, seu corpo conseguirá continuar queimando calorias para cumprir suas funções mais básicas, como produzir calor, energia, para o funcionamento cerebral e dos pulmões. Ou seja, você continua emagrecendo mesmo depois que não estiver mais se exercitando.

Ele é muito fácil de fazer e a pessoa começa a gostar de sua nova rotina e do seu novo corpo, ficando cada vez mais motivada para os treinos. Os exercícios desse tipo foram feitos pensando nas pessoas que não conseguem se motivar com a prática esportiva dentro da academia. Por isso o treino intervalado é tão fácil de adaptar para qualquer pessoa, qualquer lugar e qualquer hora do dia.

O treino intervalado, ao contrário dos exercícios comuns, traz resultados rápidos e eficazes. Assim, você consegue acompanhar seu ganho progressivo de massa muscular e queima de gordura corporal e localizada. Ao final, das primeiras 8 semanas você nota o quanto evolui. O ganho não se dá somente na forma física, as pessoas passam a se sentir com muito mais energia e disposição no seu dia a dia.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário