Treinos em Grupo e Seus Benefícios – 4 motivos para iniciar já!

Praticar uma atividade física regular faz muito bem para a saúde física e mental. Disso todos já estão cansados de saber, mas ter liberdade na hora da escolha do exercício, do local de treino, do tipo de treino e do horário em que vai treinar também é muito bom e importante.

Você já pensou em deixar certas regras de lado e juntar um grupo de pessoas para treinarem juntos? Já imaginou reunir os benefícios de uma atividade física regular com as vantagens de estar junto de outras pessoas que procuram o mesmo objetivo que você?

Pois bem, encontrar indivíduos que gostam de fazer o mesmo treino que você, e formar um grupo para dar início a uma aula em conjunto, pode te trazer ainda mais vantagens do que a própria atividade física já traz.

Aulas como as de pilates, corrida, dança, ginástica, yoga, funcional são exemplos de exercícios realizados em grandes grupos. Que tal optar por uma delas e experimentar os sabores de se formar um grupo de amigos fitness?

A seguir no Quero Viver Bem, confira mais a respeito dos benefícios que essa prática pode trazer à sua saúde!

Treino HIIT2

Maior índice de frequência nas aulas

Quando se monta um grupo para praticar um determinado exercício, sempre existirá aquele mais animado, aquele que precisa mais (por estar acima do peso, por exemplo), o otimista, o preguiçoso, etc. Mas, fato é que um sempre incentivará o outro a ir.

Mesmo que você não esteja num dia muito animado, e quer arrumar um motivo para faltar no treino, seus amigos te motivarão a estar presente. E no dia seguinte, será você o incentivador de um outro desanimado.

Treino ainda mais intenso

É fato que treinar com outras pessoas te motiva a ir ainda mais longe. Se for um treino de corrida, por exemplo, e você observa um amigo que já está com velocidade ou percorrendo distâncias maiores que as suas, seu instinto competitivo te fará querer correr ainda mais. E, sem perceber, seu treino ficará ainda mais intenso e produtivo.

Se estiver realizando um exercício abdominal, você terá motivação dos amigos para aguentar ainda mais algumas repetições. E essa é uma grande vantagem de treinar com colegas que te incentivarão durante todos os exercícios.

treino HIIT

Estímulos para novas amizades

Entrar para um grupo de praticantes de atividade física fará com que o seu vínculo com aquelas pessoas aumente cada dia mais. Vocês estarão 2, 3 ou até 5 vezes na semana juntos, praticando um exercício que faz bem a todos. Um ajudando e motivando o outro.

Sem que percebam, criarão um vínculo de amizade que pode até ultrapassar o ambiente das aulas.

Diminuição do estresse

Está comprovado que realizar atividades físicas de forma regular – por, pelo menos, 3 vezes na semana – libera hormônios que trazem sensação de prazer, satisfação e bem-estar. Essas sensações são peças-chave para a diminuição das preocupações e do estresse do dia a dia.

Treinando com mais pessoas, o exercício se tornará ainda mais leve e prazeroso. E essas sensações serão ainda mais intensas, além de que você se tornará uma pessoa ainda mais feliz.

Benefícios dos treinos em grupo

Rotina nos treinos

Estudos realizados recentemente por Australianos comprovaram que os exercícios realizados em grupo e com o estímulo musical melhorou ainda mais a saúde mental, física e emocional dos analisados, além de que diminuiu mais 25% os níveis de estresse.

De acordo com a pesquisa, os participantes formaram um grupo que treinava junto e um que treinavam individualmente. A partir da análise dos dados, foi comprovado que o treino em grupo supera as expectativas e é benéfico para qualquer outra atividade desafiadora. Isso se deve ao fato de que o ambiente motivacional fica muito forte – um encorajando o outro.

Depois de conhecer tantos benefícios de se optar por treinos em grupos, que tal fazer a experiência? Mesmo que você não goste de ter um horário determinado para treinar ou prefira fazer seus treinos em casa, dê uma chance para conhecer novas modalidades e formas de praticar exercícios.

Lembre-se que criar uma rotina de treino, com horários determinados, é mais uma maneira de não desistir dos exercícios, e fazer novos amigos, aliado a um programa de qualidade de vida que melhora a saúde mental e a vida social.

Mas, é preciso estar ciente que esse grupo precisa ser bem supervisionado por um professor capacitado que ministre a modalidade escolhida. Um treino eficaz e de qualidade é a garantia de bons resultados!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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