Treino HIIT Funciona? – O que é? É mesmo eficiente? Verdades e Lendas sobre a prática

Os últimos anos do mundo do esporte e da atividade física foram tomados por uma novidade que veio direto dos Estados Unidos, o “High Intensity Interval Training” ou, traduzido para o português, “Treino Intervalado de Alta Intensidade”, popularmente conhecido como treino HIIT.

Essa inovadora forma de se exercitar vem conquistando muita gente, que se mostra satisfeita com o estilo do treino e sua eficiência. A maneira com que é realizado, sua curta duração de tempo e seu principal objetivo de queimar caloria e reduzir percentual de gordura chamou muita atenção dos amantes de exercício físico e ainda conquistou muita gente que estava sem praticar nada.

Os professores de educação física e praticantes da modalidade afirmam que 20 minutos (não precisa mais que isso) é o suficiente para entrar em forma. De acordo com especialistas nessa modalidade, mesmo o treino sendo de curta duração, o corpo continua queimando caloria por até 48h depois que acaba a aula.

O que é HIIT?

treino HIIT

O treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) é uma modalidade de atividade física que intercala exercícios muito intensos com exercícios pouco intensos, ou com descanso total. O esforço máximo deve ser realizado num período de 10 a 120 segundos e os intervalos máximos também devem ser entre 10 e 120 segundos – vai de acordo com a aula que seu professor prescreveu a você.

Dependendo da intensidade e do tempo de esforço e de descanso que o professor utilizar, 20 minutos são suficientes para ativar a queima de gordura, até mesmo em repouso, quando o treino já tiver terminado. Esses 20 minutos não incluem o tempo de aquecimento e de “volta à calma” (desaquecimento), mas duram, no máximo, 5 minutos cada.

Outra vantagem do treino HIIT é que ele pode ser feito em qualquer lugar, não precisa especificamente de aparelhos e pesos. Essa é uma modalidade muito versátil e suas possibilidades de exercícios são imensas – inclusive, pode-se utilizar o peso do próprio corpo e de cordas, faixas elásticas, halteres, esteiras, bicicletas, etc. para a execução.

O Treino HIIT É Tão Eficiente Assim?

Quem experimenta um dia de treino HIIT enfatiza que os 20 minutos são capazes de trazer as vantagens dos exercícios aeróbicos e até dos anaeróbicos – como a musculação. Com isso, você tem os benefícios cardiovasculares e de queima calórica, percebendo grandes grupos musculares sofrendo constante esforço.

São estímulos diferentes que fazem ativar o metabolismo e fazê-lo trabalhar por mais tempo, mesmo depois de finalizar o treino. E essa é a grande sacada do treino HIIT, pois, dentre nossos componentes de gasto energético diário, até 75% é proveniente do metabolismo em repouso, então, quando aceleramos esse metabolismo de repouso por mais tempo, consequentemente teremos ainda mais gasto energético.

Verdades e Lendas do Treino HIIT

HIIT

Verdade! O Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) pode ser feito em qualquer lugar, sem necessariamente estar dentro de uma academia ou utilizar aparelhagens de academia. Pode ser feito com o peso do próprio corpo e (ou) utilizando objetos, como elásticos, bolas, halteres, cordas.

Mas, é importante ter a orientação de um profissional especializado nessa modalidade, para que o treino seja mesmo eficaz e não tenha risco de qualquer lesão.

[CONFIRA TAMBÉM: MUSCULAÇÃO EMAGRECE?]

Mito! Por mais que pareça um treino só aeróbico, o treino HIIT não só potencializa a capacidade cardiovascular como fortalece a musculatura, reduz percentual de gordura e aumenta massa magra. Tudo vai depender da intensão do seu treinamento e dos tipos de exercícios que seu professor vai utilizar durante os 20 minutos de treino.

Verdade! O treino HIIT substitui qualquer outra atividade física. Quando realizado de 3 a 5 vezes por semana, não é necessário praticar outra atividade – principalmente quando o objetivo é emagrecimento e redução de percentual de gordura. Mas isso não quer dizer que, com o tempo, o aluno não sinta necessidade de outro exercício complementar – o que não impede de procurar uma complementação.

Depois de reduzir peso, vem a necessidade de fortalecer e definir a musculatura. Existem variações de treinos HIIT que também proporcionam esse resultado, mas nada impede de buscar aulas de musculação ou de outra modalidade.

Mito? Verdade? Sobre qualquer pessoa praticar o treino HIIT, há uma divisão de opiniões entre especialistas da modalidade. Uns acreditam que, independente de problemas de saúde e de nível de aptidão física, qualquer pessoa pode praticar o treino, desde que sejam tomadas as devidas precauções e que se diferenciem o estilo de treino, os exercícios e as intensidades propostas.

Outros já recomendam a idosos, gestantes, hipertensos, indivíduos com problemas nas articulações ou outras doenças cardiovasculares que procurem um médico antes de iniciar um treino como o do HIIT. Além disso, é importante que esses indivíduos sigam as instruções quanto ao tipo de atividade física que é aconselhado praticar.

O mais importante é ter a consciência de que, para se realizar qualquer atividade física, é preciso passar primeiro por uma avaliação, lembrando que toda e qualquer modalidade só é verdadeiramente eficaz e benéfica quando orientada por um professor de educação física.

Então, se você se interessou pelo treino HIIT, não perca tempo e experimente essa novidade que está chamando tanto a atenção. E descubra você mesmo os benefícios de dar estímulos novos ao seu corpo!

[CONFIRA TAMBÉM: MUSCULAÇÃO E AERÓBICO]


Referências utilizadas neste conteúdo:

Treino intervalado de alta intensidade como você nunca viu antes. O guia definitivo do hiit. 7 motivos para você treinar menos e emagrecer mais.

Polêmico, HIIT promete resultados com 20 minutos de exercícios intensos. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/05/polemico-hiit-promete-resultados-com-20-minutos-de-exercicios-intensos.html>. Acessado em: 29 de nov de 2018.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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