Treino HIIT, Faça em Casa! – Como Fazer, Dicas e Cuidados

Exercícios de alta intensidade promovem em 8 semanas resultados de 1 ano de academia. Aprenda como eles funcionam e como é possível fazê-los em casa.

O treino HIIT foi desenvolvido nos Estados Unidos por especialistas da área. Originado da língua inglesa, HIIT é a abreviação de Hight Intensity Interval, traduzindo para o português são exercícios intervalados de alta intensidade. Ou seja, são pequenas séries que reúnem exercícios diferentes e promovem um emagrecimento rápido e eficaz. Estima-se que é possível ter resultados em apenas 8 semanas, que equivalem a um ano de academia.

O principal objetivo é promover o emagrecimento através de exercícios eficazes, em pouquíssimo tempo por dia. Em apenas 12 minutos diários, você realiza todas as séries de exercícios aeróbicos e de força.

O segredo é que você continua queimando calorias até 48 horas depois do treino, por isso os resultados são tão surpreendentes. Além de aumentar a queima de gordura e ganho de massa muscular, o HIIT melhora o sistema cardiorrespiratório e regula a taxa de glicose no sangue. Exercícios intervalados de alta intensidade são ótimos exercícios para perder a barriga e definir os músculos.

Da pra fazer em casa?

Sim! Os exercícios HITT na medida certa promovem vários benefícios e foram desenvolvidos para serem executados em qualquer lugar. Você pode dar continuidade neles até mesmo quando estiver viajando. Não é necessário utilizar equipamentos e você não precisa se locomover até academias distantes. Pratique exercícios HITT na medida certa, sem sair de casa.

Além de serem séries curtas, você não perde tempo no transito para chegar na academia. É um incentivo para perder peso mesmo nos dias chuvosos, quando da preguiça até de sair do sofá. É necessário um espaço de apenas 5 metros quadrados para poder realizá-los. Não é necessário pagar mensalidades e matrículas, o que é um alívio para o seu bolso.Porem, antes de iniciar esses exercícios sozinho , procure um educador físico para lhe dar as instruções corretas de como executar , aprenda certinho primeiro ,para depois se arriscar a fazer sem o educador .

Existem muitas pessoas que se sentem desconfortáveis fazendo exercícios rodeadas de desconhecidos, porém com o HITT timidez não vai ser mais problema. Você pratica sozinha, sem precisar de ninguém lhe acompanhando.

Como fazer?

Intercale exercícios de intensidade máxima por um período curto, já pré-determinado (1 à 2 minutos com exercícios de intensidade baixa (2 a 3 minutos). O exercício de baixa intensidade funciona como um descanso para o seu corpo. Nesse período será eliminado o ácido lático e você ficará pronto para a próxima série de alta intensidade, sem parar de se exercitar. Existem infinitas possibilidades de fazê-los, com poucos ou nenhum equipamento. Um exemplo é correr na sua velocidade máxima por 30 segundos e caminhar lentamente durante um minuto.

Dicas e cuidados

Ele não é uma fórmula mágica para quem o pratica. É apenas um cronograma com exercícios diários que não gastam tempo e nem dinheiro. Então a principal dica é fazê-los de maneira correta e regularmente, pois só assim você verá resultados. Torne o HIIT parte da sua rotina. O ideal é aliar à uma alimentação saudável e equilibrada.

Recomendamos incluir na sua dieta carboidratos e proteínas, porém sem exageros. Dê preferência as carboidratos complexos/integrais, principalmente se seu foco principal é praticar o HITT para emagrecer com rapidez.

Dê sempre o seu máximo nos treinos de alta intensidade e não pare até completar o tempo estipulado. Evite praticar o HIIT todos os dias, principalmente se não estiver acostumado. Treine 3 vezes na semana para não se esforçar demais.

Você pode fazer um aquecimento antes de começar a se exercitar. Também recomendamos que seja feito um alongamento de pelo menos 5 minutos no final, para que seus músculos possam relaxar.

Caso esteja em uma rotina sedentária, consulte um médico para avaliar suas condições de saúde, garantindo assim que o treino não vai exigir mais do que o seu corpo pode fornecer.

Clique aqui para informações completas sobre o HITT


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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