Principais Erros Cometidos no Treino de Costas – Como evitar?

O treino de costas proporciona bons resultados, já que essa região é composta de vários músculos, desde o pescoço até os glúteos, o problema é que qualquer erro pode causar lesões e dores frequentes. Confira aqui os principais erros feitos nos treinos de costas e como evitá-los!

Praticar exercícios é ótimo para a saúde física e mental! Cada corpo necessita de um treinamento diferente, porém todo treino precisa de seus cuidados específicos. Cometer alguns erros durante uma série pode ser prejudicial aos resultados e ao seu corpo. Ter cuidado na execução dos exercícios é parte essencial do treino.

O treino de costas proporciona bons resultados, já que essa região é composta de vários músculos, desde o pescoço até os glúteos. O treinamento adequado garante uma boa largura do tronco e dos ombros, o que colabora para a aparência da cintura fina. Porém, alguns erros cometidos nos treinos de costas são terríveis para gerar bons resultados! Conheça-os e saiba como evitá-los:

Principais erros cometidos nos treinos de costas

São vários os erros que sabotam o seu treino de costas. Veja alguns deles:

Usar um único tipo de pegada

Cada exercício favorece um músculo. Mas, o maior erro é criar uma série de exercícios que trabalhem as mesas áreas das costas. Ou seja, não adianta mudar O exercício se a pegada for a mesma. O ideal é intercalar o seu treinamento para que tenha várias pegadas diferentes em um mesmo treino, sem favorecer — ou desfavorecer — um músculo específico.

treino para costas movimentos

Não treinar a lombar

A lombar é essencial para o bom desenvolvimento do treino de costas. Porém, muitos cometem o terrível erro de não treinar a lombar como deveria. O correto é fazer um exercício específico para essa região e, só depois, partir para o restante do treino.

Há ainda outro erro envolvendo a lombar: a sobrecarga nessa região! O peso deve ser adequado para cada indivíduo. Tentar levantar mais do que pode causa danos graves na lombar, como hérnia de disco ou ainda o desgaste. Portanto, faça exercícios que fortaleçam a lombar e com a carga adequada.

treino de costas como fazer

Pouco exercício livre

A academia é repleta de máquinas com cabos e polias que ajudam no treino. Porém, esse conforto acaba causando a negligencia dos exercícios livres. As barras e alteres são essenciais para um bom treino de costas e devem fazer parte da sua ficha.

treinos de costas erros mais comuns

Posicionamento e movimento errado

Esse erro é clássico! E não acontece apenas no treino de costas. Posicionar o cotovelo errado, não realizar a pegada direito ou ainda balançar o corpo durante a execução prejudicam todo o treinamento. A postura deve ser a mesma da primeira à última repetição, portanto, faça a séria com uma carga que você realmente aguente as 12 repetições até o final.

Treino de costas perfeito

Antes de começar a se aventurar com barras e alteres, o treino de costas perfeito precisa de planejamento. Escolha uma boa academia com personal, pois, como você já viu, a pegada errada ou a falta de posicionamento acabam com os seus bons resultados.

O planejamento ajuda a cuidar do seu corpo e a garantir o bom rendimento dos treinos. O passo inicial é o aquecimento. Para o treino de costas, o aquecimento pode ser feito nos aparelhos para cardios ou, ainda, realizando todos os movimentos da sua sequência de exercícios — porém sem a carga.

A carga usada deve estar de acordo com o que você aguenta durante toda a série. Nunca treine com mais do que você pode. Se a carga for alta demais, vela a pena usar o cinturão e/ou a faixa de joelho para prevenir lesões.

O treino de costas exige muita atenção, afinal, é o maior conjunto de músculos do corpo. Há duas formas de treiná-lo: reservando um dia apenas para as costas, ou começando sempre por elas. O sinal claro de que o treino foi um sucesso é a sensação de costas estufadas. Se não sentir, significa que algum exercício foi mal realizado.

treino de costas erros

Exercícios para costas

Há vários exercícios e, como já citamos, o seu treino deve envolver atividades diferentes para cada músculo – não repetindo o exercício e/ou a pegada. Os mais conhecidos — e praticados — são:

  • Puxada Frente;
  • Remada Serrote/Aparelho;
  • Pull Down Corda.

Evite esses clássicos erros na hora de treinas as costas e alcance bons resultados. Não esqueça: todo treinamento precisa de disciplina, sem ela, você não atingirá os seus objetivos. Portanto, treine, tenha uma boa alimentação e não desista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário