Travesseiro anti refluxo – Funciona? Como usar? Dicas de uso

Você sobre com refluxo gastrico e não sabe o que fazer? Pois conhça, aqui no Quero viver Bem, o travesseiro anti refluxo, que vai sanar os seus incômodos!

O refluxo é uma afecção crônica que se caracteriza pelo retorno do alimento do estômago para o esôfago, podendo chegar até a boca e provocar diversos sintomas, como azia e regurgitação ácida.

Esse problema ocorre porque há uma redução da capacidade de fechamento do esfíncter, músculo que tem como função evitar o retorno de alimentos e suco gástrico.

Uma das formas de controle dessa afecção é o uso do travesseiro anti refluxo, item que sempre gera uma dúvida: será que funciona, mesmo? A seguir no Quero Viver Bem, confira se esse é um bom investimento.

Travesseiro anti refluxo

Travesseiro anti refluxo funciona?

Sim, porque mantém o corpo em uma posição que minimiza o risco de refluxo. Mas, é importante salientar que ele não trata essa doença, somente evita que haja o retorno do alimento e suco gástrico.

Para eliminar o problema de uma vez por todas, o recomendado é procurar um médico, como o clínico geral ou gastroenterologista, que indicará o tratamento/forma mais eficaz de curar a doença.

Como o travesseiro anti refluxo funciona?

Quem sofre com refluxo, geralmente, tem dificuldade de permanecer deitado, porque, quando o corpo é mantido na horizontal, há uma maior ocorrência de retorno do conteúdo estomacal.

E é aí que o travesseiro anti refluxo faz a diferença: ele é um bloco de espuma em formato diferenciado, apresentando leve inclinação que é capaz de manter o corpo entre 30 a 45 graus.

Essa sutil inclinação é suficiente para evitar que o suco gástrico e os alimentos escapem do estômago, especialmente em momentos de descanso, minimizando o risco de atrapalhar o sono.

Curiosamente, o travesseiro anti refluxo também evita outros sintomas associados à afecção, como tosse, ronco e problemas respiratórios noturnos, melhorando a qualidade do sono e o descanso.

Travesseiro anti refluxo

Tipos de travesseiro anti refluxo

Existem diferentes tipos de travesseiro anti refluxo, mas uma característica é comum a todos eles: o formato anguloso e levemente inclinado. De resto, a peça pode ser:

  • Inclinada a 30 ou 45 graus. Essa variedade permite encontrar um travesseiro que atenda perfeitamente as suas necessidades e entregue um melhor resultado de controle do refluxo;
  • Protegida por capa específica antiácaro, para garantir a maior durabilidade do travesseiro anti refluxo, fazendo o investimento valer, principalmente a longo prazo;
  • Dotada de benefícios extras, como gomos massageadores que ajudam a proporcionar melhor conforto físico e boas noites de sono e descanso;
  • Dobrável, o que significa que é possível levar o travesseiro anti refluxo consigo em viagens, sempre com total praticidade, tendo o acessório sempre às mãos.

[LEIA TAMBÉM: REMÉDIO CASEIRO PARA QUEM TEM REFLUXO]

Como usar o travesseiro anti refluxo

Por apresentar formato diferente, o travesseiro anti refluxo sempre gera dúvida sobre como utilizá-lo corretamente. Não há muitos segredos: a dica é manter todo o tronco sobre a peça.

Somente assim, é possível deixar o corpo levemente inclinado e evitar que o refluxo ocorra durante o descanso. É errado encostar somente a cabeça na parte mais baixa da peça, portanto, evite essa posição.

Dicas de uso

Utilize o suporte de travesseiros tradicionais ou almofadas

Uma das principais reclamações envolvendo o travesseiro anti refluxo é que nem sempre a pessoa consegue se adaptar com facilidade à peça, devido à sua inclinação.

Dá para suavizar esse problema e acelerar a adaptação de forma simples, colocando sobre o travesseiro anti refluxo uma versão tradicional ou almofadas, o que dará um suporte extra à cabeça e uma maior sensação de conforto.

Use o travesseiro para aliviar dores nas pernas e varizes

O travesseiro é bom para prevenir refluxo e também pode ser utilizado para aliviar dores nas pernas e varizes. O motivo é simples: ele mantém as pernas elevadas, o que facilita a circulação e ameniza o desconforto nos membros inferiores.

Para aproveitar esses benefícios, é só colocar as pernas sobre o travesseiro, encostando a parte mais baixa nas coxas e mantendo os pés elevados. É possível fazer isso somente durante alguns minutos ou toda a noite ao dormir.

Adote para amenizar obstruções nasais

As obstruções nasais, como desvio do septo, sinusite e sintomas de gripe, tendem a provocar dificuldade para dormir, sobretudo quando o corpo está totalmente na horizontal.

Uma das medidas recomendadas por médicos para aliviar os sintomas de obstruções nasais é manter o tronco sutilmente elevado durante a noite, o que é possível com o travesseiro anti refluxo.

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Dieta para quem tem refluxo – Alimentos permitidos e não permitidos!


Referências utilizadas neste conteúdo:

rel="noopener">https://www.einstein.br/Pages/Noticia.aspx?eid=1146


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário